Na próxima quarta-feira o FC Porto recebe o Sporting no Estádio do Dragão, naquele que muito possivelmente será o jogo de consagração do título de campeão nacional. Os dragões necessitam apenas de um empate para fazer a festa, que até pode ser feita nesta terça-feira, em caso de empate ou derrota do Benfica contra o Vitória de Guimarães. Em qualquer um dos cenários, o conjunto de Sérgio Conceição estará motivado para fechar as contas do título, e jogará para levar os três pontos.
O Sporting CP está bem diferente da primeira volta e está em processo de evolução desde a chegada do técnico Rúben Amorim. Se houvesse uma classificação da pós-retoma, os leões estariam em primeiro lugar com 17 pontos – mais um que o FC Porto.
A equipa lisboeta está igualmente concentrada em vencer a partida, tendo em conta que tem apenas mais três pontos que o Sporting de Braga e quer segurar o terceiro lugar, que dá acesso ao play-off de qualificação para a Liga dos Campeões.
Apesar de ser um clássico e o resultado ser dificilmente previsível, os resultados falam por si e os números estão a favor dos azuis e brancos.
O Bola na Rede reuniu alguns dados relativos ao encontro, disponíveis nas páginas seguintes.
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.
O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.
Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.