FC Porto 2-1 Juventus FC: Vitória no marcador e na tática

- Advertisement -

A CRÓNICA: ENTRADAS  DE ROMPANTE VALEM VITÓRIA EUROPEIA

Noite de gala no Dragão. FC Porto e Juventus FC entraram em campo na primeira de duas intensas batalhas nesta campanha em busca do sonho europeu. Os portistas entraram, praticamente, a vencer, já que, no primeiro minuto de jogo, a pressão alta portista levou a que Bentancur errasse o passe para Szczesny e Taremi intercetou o esférico, chutando e cortando ao mesmo tempo, para o fundo da baliza bianconeri.

Numa primeira parte de grande tensão, mas de pouca emoção em termos de lances perigosos criados, foi o FC Porto que criou novamente sobressalto na defesa italiana pela mesma arma letal de Conceição para este jogo: a pressão para recuperar em zonas altas e visar logo a baliza adversária. Sérgio Oliveira rematou, mas não conseguiu alargar a vantagem portista no marcador. A melhor oportunidade da Vecchia Signora surgiu através de um pontapé de bicicleta de Rabiot, depois de um livre lateral, a que Marchesín respondeu afirmativamente, mesmo vindo, depois, a ser assinalado fora de jogo. Nota ainda para a lesão de Chiellini, aos 34′, tendo o experiente central sido substituído por Demiral.

O segundo tempo começou de forma idêntica ao primeiro: com o FC Porto a marcar. À direita, triangularam Corona, Manafá e Marega, e o maliano recebeu na área e atirou para ampliar a vantagem portista no marcador. A confirmar a grande entrada dos azuis e brancos após o intervalo, Sérgio Oliveira, numa transição ofensiva, sem oposição, conduziu e atirou, mas Szczesny agarrou.

Aos 67′, em mais uma saída rápida dos homens da casa, Corona atirou de bicicleta para uma defesa atenta do guardião polaco da Juventus e três minutos depois, os italianos responderam por Chiesa, testando a atenção de Marchesín.

Depois de ameaçar, Chiesa marcou mesmo. Aos 82′, apareceu solto ao segundo poste e finalizou com frieza. Depois do golo italiano, o FC Porto teve dificuldade em parar os bianconeri, que poderiam ter empatado no minuto seguinte por Morata, não fosse Marchesín a fazer a mancha.

O jogo terminou com uma vitória portista, numa partida marcada pela supremacia tática de Conceição.

 

A FIGURA

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Sérgio Conceição – O treinador portista parece talhado para grandes jogos e venceu, através da tática, esta partida. Destaque, dentro do campo, para Uribe, que foi incansável no meio-campo.

O FORA DE JOGO

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto apresentou-se no 4-4-2 habitual, mas como nuances diferentes, já que era certo e sabido que a defesa era o aspeto essencial à entrada para este jogo. Os azuis e brancos revelaram-se bem sucedidos com a pressão alta sobre a saída de bola italiana, a arma secreta de Conceição para este jogo, que resultou em golo no primeiro minuto de jogo.

Em termos ofensivos, os dragões privilegiaram a troca rápida e o jogo longo, muito por causa da pressão, com Marega e Taremi a tentarem fugir à defesa do conjunto de Turim.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Marchesín (7)

Manafá (7)

Pepe (6)

Mbemba (6)

Zaidu (6)

Uribe (8)

Sérgio Oliveira (7)

Otávio (6)

Corona (5)

Marega (7)

Taremi (7)

SUBS UTILIZADOS

Luis Díaz (6)
Grujic (6)
Francisco Conceição (-)
Loum (-)

ANÁLISE TÁTICA – JUVENTUS FC

A Juventus FC apresentou-se no seu 4-4-2 habitual. Os bianconeri utilizaram o lateral contrário ao lado da bola para sair a jogar a três na defesa, com os médios, alternadamente, a virem buscar bola ao setor mais recuado. Na frente, com Cristiano Ronaldo a ser um autêntico vagabundo dentro de campo, viu-se uma frente italiana muito móvel, com os extremos a aparecerem por dentro também, por vezes até a trocarem com os tipificados avançados.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES 

Szczesny (6)
Danilo (6)
De Ligt (6)
Chiellini (5)
Alex Sandro (6)
Mckennie (5)
Bentancur (4)
Rabiot (5)
Chiesa (6)
Cristiano Ronaldo (6)

SUBS UTILIZADOS

Demiral (6)
Morata (6)
Ramsey (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

FC Porto

Bola na Rede: Durante todo o jogo, o FC Porto conseguiu fechar os espaços à Juventus, principalmente pelo meio. Nos momentos certos, conseguiu também pressionar a Juventus e obrigá-los a errar. Apesar de ser um trabalho de toda a equipa, e vimos que o processo defensivo começou logo na frente, pergunto-lhe: considera que foi o melhor jogo de Uribe e Sérgio Oliveira no meio-campo portista?

Sérgio Conceição: Fizeram um belíssimo jogo. Tiveram a ajuda dos avançados, havia sempre um avançado próximo da zona de criação da Juventus e isso permitiu aos médios chegarem aos corredores laterais. Eles deixavam sempre gente larga, havia que evitar situações de um para um. Foi muito importante o trabalho deles, mas falo do trabalho da equipa, fizeram um grande jogo, queria realçar a equipa, que fez um grande jogo.

Juventus FC 

Não foi possível estar presente na Conferência de Imprensa de Andrea Pirlo

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo frente ao Alavés: «Não estou preocupado com o ambiente no estádio»

Álvaro Arbeloa em antevisão ao jogo do Real Madrid frente ao Alavès, falou sobre a falta de títulos dos merengues, a sua relação com os jogadores e o ambiente no estádio.

Ararat-Armenia de Manuel Tulipa venceu o Shirak e isolou-se na liderança do campeonato

O Ararat-Armenia venceu o Shirak por 4-0. A equipa orientada por Manuel Tulipa isolou-se assim na liderança do campeonato da Arménia.

Benfica é a única equipa invicta na Europa agora a par do Ki Klaksvik

O Benfica e o Ki Klaksvik são agora os únicos clubes invictos nas ligas europeias na temporada. O Slavia Praga perdeu a sua primeira partida na liga.

Neymar deixa o campo a coçar os ouvidos, é insultado e revolta-se: «Não há ser humano que aguente»

Na derrota do Santos frente ao Fluminense, Neymar deixou o campo a coçar as orelhas e foi insultado pelo gesto ter sido interpretado de outra forma.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting tem direito a 20% de uma futura mais valia de um dos jogadores em destaque na Europa em 2025/26

Afonso Moreira trocou o Sporting pelo Lyon no mercado de verão, por dois milhões de euros e 20% de uma mais valia.

Sporting e Benfica empatam para a Liga de Hóquei em Patins

O Sporting e o Benfica empataram a duas bolas durante esta segunda-feira, num encontro da 24.ª jornada da Liga de Hóquei em Patins.

João Cancelo pronto para ficar no Barcelona: lateral disposto a fazer esforço importante

João Cancelo quer ficar no Barcelona e está mesmo disposto a baixar consideravelmente o seu salário para manter-se no Camp Nou.