FC Porto 2020/21: O possível 11 e composição do plantel

- Advertisement -

Pois, é certo que este 4-3-3 ou 4-2-3-1 do FC Porto, como lhe queiram chamar, poderá causar controvérsia pelo facto de Sérgio Conceição dificilmente abdicar dos dois avançados na frente, no entanto, a colocação de apenas um é uma realidade totalmente aceitável por mais do que uma razão.

Primeiro, porque o FC Porto alinhou dessa forma nos quatro encontros finais da última temporada. Depois, pelo facto de Díaz, Otávio e Corona serem os desequilibradores da equipa e os principais responsáveis pela criação de jogadas para golo, ou seja, se os três estiverem em forma dificilmente sairão do onze. Juntamente a esse fator, adivinha-se o ano de explosão total de Luis Díaz, logo, poderá tornar-se um intocável no onze, contrariando a alternância ao longo da época, provocada por alguma inconsistência – o que não vai contra a época formidável realizada. Além dos pontos referidos anteriormente, a mais recente contratação do clube – Mehdi Taremi – pode ser beneficiado neste sistema e dar conta do recado “sozinho” na frente.

Por outro lado, Sérgio Conceição pode sempre variar e surpreender os adversários de um momento para o outro e a alteração para um sistema de 4-4-2 é perfeitamente natural, e com a chegada de mais um reforço para o ataque ou com a permanência de Marega esse cenário ganha ainda mais força. Essa tática pode também ser facilmente desdobrada com a presença de Otávio no onze, por ser um vagabundo sem posição definida e preencher tanto a linha como a zona central com rigor, privilegiando a subida do lateral desse lado ou as movimentações de um dos avançados para o corredor.

De qualquer das formas, o mais certo é Sérgio começar esta época como terminou a transata, e dar preferência ao sistema 4-2-3-1, que poderá ser facilmente alterado durante a partida, de acordo com as dinâmicas apresentadas pelos azuis e brancos. A dúvida recai ainda para o que resta do mercado, porque o clube tem ainda de vender e já assinaram quatro reforços (Carraça, Claúdio Ramos, Zaidu e Taremi), perspetivando-se a chegada de mais.

Vejamos então por posições, uma a uma, quais são as opções de Sérgio Conceição para 2020/2021 e os cenários mais possíveis a nível de entradas e saídas.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente vence Famalicão por 5-0 na 20ª jornada da Primeira Liga

O Gil Vicente venceu o Famalicão por 5-0 na 20.ª jornada da Primeira Liga. Vitória gorda da equipa da casa.

AC Milan fecha contratação de mais um avançado por 30 milhões de euros

O AC Milan garantiu a contratação de Jean-Philippe Mateta. Avançado do Crystal Palace já faz exames médicos pelos rossoneri.

Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futsal após golear a Bélgica

Portugal está entre as quatro seleções restantes no Europeu de Futsal, depois da goleada por 8-2 frente à Bélgica nos quartos-de-final.

Já é conhecido o motivo da ausência de Morten Hjulmand do Sporting x CD Nacional

Morten Hjulmand é baixa confirmada do Sporting x CD Nacional. Questões pessoais motivam ausência do capitão dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.