Três possíveis sucessores de Vítor Bruno no FC Porto

- Advertisement -

Têm sido dias difíceis para os adeptos do FC Porto. Depois de terminado o clássico estava a espera que André Villas-Boas se chegasse à frente e colocasse um ponto final na caminhada de Vítor Bruno no comando técnico dos Dragões.

Apesar de manter a confiança da estrutura, o treinador portista perdeu, claramente, o apoio da massa associativa e foi mesmo alvo de lenços brancos no estádio e insultos na chegada à cidade Invicta após o jogo.

A vida não vai ser fácil para o ex-adjunto de Sérgio Conceição e, se a equipa já se sentia pressionada com assobios e com o descontentamento dos adeptos, a pressão vai ser mais elevada e não acho que o atual treinador tenha capacidade para aguentar a pressão.

Em primeiro lugar, nota saber que os Dragões não estão a realizar uma época má. Com a vitória na Supertaça, os portistas também estão em jogo em todas as competições. Apesar disso, e tirando o milagre do jogo em Aveiro, os azuis e brancos não ganharam um único encontro contra adversários teoricamente mais equilibrados.

Derrota na Noruega mesmo a jogar com vários minutos com +1 jogador, derrota previsível e sem contestação em Alvalade, empate no Estádio do Dragão contra o Manchester United também com +1 jogador e, mais recente, a derrota mais pesada do FC Porto contra o Benfica nos últimos 60 anos.

Para mim, enquanto sócio e adepto do FC Porto, esta “amostra” contra equipas equilibradas significaria o fim da linha para o treinador. Contudo, não é assim que pensa a SAD portista.

Deixo alguns nomes livres no mercado, acessíveis para os cofres portista e que aceitariam de bom grado assumir a liderança da equipa principal do FC Porto.

Daniel Sousa
Daniel Sousa Braga jogadores
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

É o primeiro nome que me ocorre quando penso em sucessores. Trabalhou com André Villas-Boas durante mais de dez anos, sobretudo no papel de treinador-adjunto.

Conhece bem o clube depois da grande época em 2010/2011, é nortenho à semelhança de alguns treinadores bem-sucedidos no FC Porto, é um treinador jovem, bastante promissor, com um modelo de jogo vincado e, curiosamente, adepto da abordagem tática atual dos Dragões (4-2-3-1) mas com dinâmicas diferentes.

Teve bastante sucesso em Arouca o que fez com que António Salvador o recrutasse para SC Braga. Contudo, o arranque mediano da equipa bracarense e o amor de António Salvador por Carlos Carvalhal, deixou Daniel Sousa livre no mercado.

Luís Castro
Luís Castro Al Nassr
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Outro nome disponível no mercado e conhecedor profundo do futebol português e do FC Porto é.

Depois da experiência menos conseguida na Arábia e das passagens bem-sucedidas pelo Brasil, Ucrânia e Portugal, acredito que Luís Castro visse com bons olhos o regresso aos azuis e brancos para se singrar campeão no clube que lhe “abriu” as portas.

É um líder conhecido por apostar na formação e por saber desenvolver jovens jogadores. Tem a vantagem de conhecer muito bem o campeonato português e o clube, sem precisar de grande período de adaptação.

Álvaro Pacheco
Álvaro Pacheco
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

É a minha sugestão “à Sérgio Conceição”. Um homem do Norte, com pouco filtro no discurso e que vive de forma muito intensa o futebol, passando essas características para as equipas que por ele são treinadas.

Colocou Vizela no mapa do futebol português e implementou um futebol bastante atrativo no Vitória, em Guimarães. Tudo isto antes da passagem desastrosa pelo Vasco da Gama no Brasil.

Outros possíveis nomes
Marco Silva Fulham
Fonte: Fulham

Nomes como Vítor Pereira, Leonardo Jardim, Marco Silva e até mesmo Abel Ferreira também seriam excelentes opções a serem equacionadas.

Contudo, acredito que nenhum dos quatro estejam disponíveis para regressar a Portugal, sobretudo por questões monetárias ou por já serem “maiores” que o futebol português. Já para não falar em nomes estrangeiros como Gallardo, Sampaoli ou Gasperini.

Tirando Bobby Robson, não é muito comum o FC Porto apostar em treinadores estrangeiros com créditos firmados. Acredito que o próximo sucessor de Vítor Bruno, a acontecer no final da época, é um dos três primeiros nomes mencionados no artigo.

É só uma questão de tempo.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Manchester United define plano com Bruno Fernandes para a próxima temporada

Bruno Fernandes é uma das peças fundamentais do Manchester United, porém pode estar de saída se os red devils receberem uma proposta aliciante.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.