📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Três possíveis sucessores de Vítor Bruno no FC Porto

- Advertisement -

Têm sido dias difíceis para os adeptos do FC Porto. Depois de terminado o clássico estava a espera que André Villas-Boas se chegasse à frente e colocasse um ponto final na caminhada de Vítor Bruno no comando técnico dos Dragões.

Apesar de manter a confiança da estrutura, o treinador portista perdeu, claramente, o apoio da massa associativa e foi mesmo alvo de lenços brancos no estádio e insultos na chegada à cidade Invicta após o jogo.

A vida não vai ser fácil para o ex-adjunto de Sérgio Conceição e, se a equipa já se sentia pressionada com assobios e com o descontentamento dos adeptos, a pressão vai ser mais elevada e não acho que o atual treinador tenha capacidade para aguentar a pressão.

Em primeiro lugar, nota saber que os Dragões não estão a realizar uma época má. Com a vitória na Supertaça, os portistas também estão em jogo em todas as competições. Apesar disso, e tirando o milagre do jogo em Aveiro, os azuis e brancos não ganharam um único encontro contra adversários teoricamente mais equilibrados.

Derrota na Noruega mesmo a jogar com vários minutos com +1 jogador, derrota previsível e sem contestação em Alvalade, empate no Estádio do Dragão contra o Manchester United também com +1 jogador e, mais recente, a derrota mais pesada do FC Porto contra o Benfica nos últimos 60 anos.

Para mim, enquanto sócio e adepto do FC Porto, esta “amostra” contra equipas equilibradas significaria o fim da linha para o treinador. Contudo, não é assim que pensa a SAD portista.

Deixo alguns nomes livres no mercado, acessíveis para os cofres portista e que aceitariam de bom grado assumir a liderança da equipa principal do FC Porto.

Daniel Sousa
Daniel Sousa Braga jogadores
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

É o primeiro nome que me ocorre quando penso em sucessores. Trabalhou com André Villas-Boas durante mais de dez anos, sobretudo no papel de treinador-adjunto.

Conhece bem o clube depois da grande época em 2010/2011, é nortenho à semelhança de alguns treinadores bem-sucedidos no FC Porto, é um treinador jovem, bastante promissor, com um modelo de jogo vincado e, curiosamente, adepto da abordagem tática atual dos Dragões (4-2-3-1) mas com dinâmicas diferentes.

Teve bastante sucesso em Arouca o que fez com que António Salvador o recrutasse para SC Braga. Contudo, o arranque mediano da equipa bracarense e o amor de António Salvador por Carlos Carvalhal, deixou Daniel Sousa livre no mercado.

Luís Castro
Luís Castro Al Nassr
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Outro nome disponível no mercado e conhecedor profundo do futebol português e do FC Porto é.

Depois da experiência menos conseguida na Arábia e das passagens bem-sucedidas pelo Brasil, Ucrânia e Portugal, acredito que Luís Castro visse com bons olhos o regresso aos azuis e brancos para se singrar campeão no clube que lhe “abriu” as portas.

É um líder conhecido por apostar na formação e por saber desenvolver jovens jogadores. Tem a vantagem de conhecer muito bem o campeonato português e o clube, sem precisar de grande período de adaptação.

Álvaro Pacheco
Álvaro Pacheco
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

É a minha sugestão “à Sérgio Conceição”. Um homem do Norte, com pouco filtro no discurso e que vive de forma muito intensa o futebol, passando essas características para as equipas que por ele são treinadas.

Colocou Vizela no mapa do futebol português e implementou um futebol bastante atrativo no Vitória, em Guimarães. Tudo isto antes da passagem desastrosa pelo Vasco da Gama no Brasil.

Outros possíveis nomes
Marco Silva Fulham
Fonte: Fulham

Nomes como Vítor Pereira, Leonardo Jardim, Marco Silva e até mesmo Abel Ferreira também seriam excelentes opções a serem equacionadas.

Contudo, acredito que nenhum dos quatro estejam disponíveis para regressar a Portugal, sobretudo por questões monetárias ou por já serem “maiores” que o futebol português. Já para não falar em nomes estrangeiros como Gallardo, Sampaoli ou Gasperini.

Tirando Bobby Robson, não é muito comum o FC Porto apostar em treinadores estrangeiros com créditos firmados. Acredito que o próximo sucessor de Vítor Bruno, a acontecer no final da época, é um dos três primeiros nomes mencionados no artigo.

É só uma questão de tempo.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica homenageia atletas encarnados que conquistaram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica homenageou os atletas Sub-17 das águias que se sagraram campeões do mundo. Rui Costa rasgou elogios aos 9 jovens, junto do plantel principal.

Sporting treinou nesta quarta-feira com apenas 4 baixas na sessão orientada por Rui Borges

O Sporting realizou mais um treino nesta quarta-feira de preparação para o dérbi frente ao Benfica. Fotis Ioannidis, Zeno Debast, Daniel Bragança e Nuno Santos foram as ausências.

FC Porto define planos para o futuro de Deniz Gul

A saída de Deniz Gul não está a ser equacionada pelo FC Porto. O avançado de 21 anos faz parte dos planos imediatos da equipa azul e branca.

Liga Portugal reage e lamenta a ameaça de greve por parte da APAF: «Incompreensível e provoca alarme social»

A Liga Portugal já reagiu à ameaça de greve por parte da APAF. Em seis pontos, a entidade lamentou a posição da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol:

PUB

Mais Artigos Populares

Boas notícias: Portugal vai organizar o Europeu Feminino de Sub-19

Portugal vai ser o organizar do Europeu de Sub-19 de Futebol Feminino. A confirmação foi dada pela UEFA nesta quarta-feira.

José Mourinho e Rui Borges: as horas das conferências de antevisão para o Benfica x Sporting já estão marcadas

José Mourinho e Rui Borges fazem as antevisões do jogo entre o Benfica e o Sporting já nesta quinta-feira. O técnico dos leões fala primeiro do que o treinador das águias.

Nuno Espírito Santo antevê encontro com o Manchester United de Ruben Amorim: «Esperamos um adversário difícil, cheio de jogadores talentosos»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão ao jogo da Premier League entre o West Ham e o Manchester United na próxima quinta-feira.