Três possíveis sucessores de Vítor Bruno no FC Porto

Têm sido dias difíceis para os adeptos do FC Porto. Depois de terminado o clássico estava a espera que André Villas-Boas se chegasse à frente e colocasse um ponto final na caminhada de Vítor Bruno no comando técnico dos Dragões.

Apesar de manter a confiança da estrutura, o treinador portista perdeu, claramente, o apoio da massa associativa e foi mesmo alvo de lenços brancos no estádio e insultos na chegada à cidade Invicta após o jogo.

A vida não vai ser fácil para o ex-adjunto de Sérgio Conceição e, se a equipa já se sentia pressionada com assobios e com o descontentamento dos adeptos, a pressão vai ser mais elevada e não acho que o atual treinador tenha capacidade para aguentar a pressão.

Em primeiro lugar, nota saber que os Dragões não estão a realizar uma época má. Com a vitória na Supertaça, os portistas também estão em jogo em todas as competições. Apesar disso, e tirando o milagre do jogo em Aveiro, os azuis e brancos não ganharam um único encontro contra adversários teoricamente mais equilibrados.

Derrota na Noruega mesmo a jogar com vários minutos com +1 jogador, derrota previsível e sem contestação em Alvalade, empate no Estádio do Dragão contra o Manchester United também com +1 jogador e, mais recente, a derrota mais pesada do FC Porto contra o Benfica nos últimos 60 anos.

Para mim, enquanto sócio e adepto do FC Porto, esta “amostra” contra equipas equilibradas significaria o fim da linha para o treinador. Contudo, não é assim que pensa a SAD portista.

Deixo alguns nomes livres no mercado, acessíveis para os cofres portista e que aceitariam de bom grado assumir a liderança da equipa principal do FC Porto.

Daniel Sousa
Daniel Sousa Braga jogadores
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

É o primeiro nome que me ocorre quando penso em sucessores. Trabalhou com André Villas-Boas durante mais de dez anos, sobretudo no papel de treinador-adjunto.

Conhece bem o clube depois da grande época em 2010/2011, é nortenho à semelhança de alguns treinadores bem-sucedidos no FC Porto, é um treinador jovem, bastante promissor, com um modelo de jogo vincado e, curiosamente, adepto da abordagem tática atual dos Dragões (4-2-3-1) mas com dinâmicas diferentes.

Teve bastante sucesso em Arouca o que fez com que António Salvador o recrutasse para SC Braga. Contudo, o arranque mediano da equipa bracarense e o amor de António Salvador por Carlos Carvalhal, deixou Daniel Sousa livre no mercado.

Luís Castro
Luís Castro Al Nassr
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Outro nome disponível no mercado e conhecedor profundo do futebol português e do FC Porto é.

Depois da experiência menos conseguida na Arábia e das passagens bem-sucedidas pelo Brasil, Ucrânia e Portugal, acredito que Luís Castro visse com bons olhos o regresso aos azuis e brancos para se singrar campeão no clube que lhe “abriu” as portas.

É um líder conhecido por apostar na formação e por saber desenvolver jovens jogadores. Tem a vantagem de conhecer muito bem o campeonato português e o clube, sem precisar de grande período de adaptação.

Álvaro Pacheco
Álvaro Pacheco
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

É a minha sugestão “à Sérgio Conceição”. Um homem do Norte, com pouco filtro no discurso e que vive de forma muito intensa o futebol, passando essas características para as equipas que por ele são treinadas.

Colocou Vizela no mapa do futebol português e implementou um futebol bastante atrativo no Vitória, em Guimarães. Tudo isto antes da passagem desastrosa pelo Vasco da Gama no Brasil.

Outros possíveis nomes
Marco Silva Fulham
Fonte: Fulham

Nomes como Vítor Pereira, Leonardo Jardim, Marco Silva e até mesmo Abel Ferreira também seriam excelentes opções a serem equacionadas.

Contudo, acredito que nenhum dos quatro estejam disponíveis para regressar a Portugal, sobretudo por questões monetárias ou por já serem “maiores” que o futebol português. Já para não falar em nomes estrangeiros como Gallardo, Sampaoli ou Gasperini.

Tirando Bobby Robson, não é muito comum o FC Porto apostar em treinadores estrangeiros com créditos firmados. Acredito que o próximo sucessor de Vítor Bruno, a acontecer no final da época, é um dos três primeiros nomes mencionados no artigo.

É só uma questão de tempo.

Rafael Velho
Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

Franco Israel explica a saída do Sporting: «Tinha que sair da minha zona de conforto»

Franco Israel deixou o Sporting para rumar ao Torino e explicou que sentia necessidade de voltar a sentir-se desafiado.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.

Levski Sofia tenta contratar André Clóvis ao Académico de Viseu

O Levski Sofia está interessado em garantir a contratação de André Clóvis e já apresentou uma proposta pelo avançado.