Enfim, Campeões! | FC Porto

- Advertisement -

Dois anos depois, o FC Porto recupera o título de campeão nacional!

O título do FC Porto é consumado com mérito, com competência, e com algum brilho. Apesar de não se conseguir um campeonato invicto, assim se pensou ser possível até à derrota em Braga, acaba por ser uma época, a nível nacional, bem conseguida.

No campeonato, os dragões até nem começaram muito bem, a nível exibicional. O Sporting CP, motivado pelo título e quebra de longo jejum, começa a época com claros sinais de querer o bicampeonato.

Aliás, o primeiro Sporting CP — FC Porto da temporada, na quinta jornada, o FC Porto passou muito mal e, nessa altura, não esperava que a equipa estivesse ao alcance deste Sporting CP. A verdade é que o jogo resultou num empate, valeu o golo de Luís Díaz, o segundo empate da época para os dragões.

À terceira jornada, o FC Porto tropeçou na Madeira, com o CS Marítimo. O Estádio dos Barreiros é tradicionalmente difícil para os azuis e brancos, ainda assim, um empate sabia a pouco, e começava a cheirar que ia ser uma época complicada e com resultados muito aquém.

Mas a equipa soube reagir, mudar, responder e começou a dominar. Um meio-campo fresco com Vitinha e Fábio Vieira veio revolucionar como joga o FC Porto com Sérgio Conceição. Já não se usa tanto a profundidade, que Marega dava à equipa. Agora usa-se a bola, posse, jogo interior, combinações, trocas rápidas.

Depois, Luis Díaz simplesmente explodiu. Exibições absolutamente estrondosas, golos, assistências, carregou o FC Porto em muitos jogos quando o resultado estava apertado, como frente ao Estoril Praia Futebol SAD.

O jogo no Estoril é relevante, um jogo de caráter, de não desistir, de perceber que não se estava a jogar bem, mas era preciso dar a volta e puxar dos galões. Com Luís Díaz essa tarefa ficava mais fácil.

Em janeiro saiu, para o Liverpool FC, e sentiu-se, e sente-se, a falta. Foi brilhar para outro campeonato. Saiu Luis Díaz e sobressaiu-se, ainda mais, Vitinha. O maestro do meio-campo, lê o jogo como ninguém.

E muito pouco se fala de Taremi. A verdade é que o iraniano já leva mais de 30 ações diretas em golos dos dragões, entre golos e assistências. Um avançado completo que, a juntar-se à revelação e crescimento de Evanilson, assumiu uma dupla goleadora que vale, assim, um campeonato.

A nível interno cumpriu-se com os objetivos. Campeonato na mão, mais uma presença na Liga dos Campeões, final da Taça de Portugal. Continuo a achar que se podia ter almejado mais na Europa, a eliminação aos pés de um modesto Olympique Lyonnais vai-me ficar sempre atravessado.

No geral, um bom trabalho de Sérgio Conceição, que teve à disposição a melhor equipa e plantel desde que chegou ao clube e, de longe, a que joga melhor futebol. E quando o futebol é bom, os bons resultados ficam mais perto de chegar. Agora é tentar manter os melhores, se possível reforçar onde é mais preciso, nas laterais, e seguir para mais um campeonato. O habitual, no FC Porto.

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Má notícia para Ruben Amorim no regresso aos treinos do AC Milan: Eis os detalhes

Ruben Amorim comandou o regresso aos treinos do AC Milan. Alexis Saelemaekers deixou a sessão com queixas num tornozelo.

Francisco Cabral sem dúvidas depois da vitória em Hangzhou: «Fomos a melhor equipa do torneio»

Francisco Cabral sagrou-se bicampeão de pares no ATP 250 de Hangzhou, na China. Tenista partilhou court com JJ Tracy e já reagiu.

Iván Fresneda desperta o interesse do Barcelona: Defesa-lateral também é seguido na Serie A

O Barcelona já seguia Iván Fresneda antes de assinar pelo Sporting. Espanhol volta a despertar o interesse dos cupés, após a chamada à seleção.

Rui Borges presente no treino antes do jogo decisivo do Sporting: «É sinal que está do nosso lado e está a acompanhar o que...

Rui Borges acompanhou os primeiros minutos do treino da equipa feminina do Sporting. Leoas preparam jogo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting já pensa no mercado e define posição a reforçar em janeiro ou no próximo verão

O Sporting volta à cena por um novo extremo esquerdo. Em janeiro ou no próximo verão, objetivo dos leões é reforçar a posição.

Bruno Fernandes tem preço de venda definido pelo Manchester United e 6 interessados de peso enquanto aumenta incerteza quanto ao futuro

Bruno Fernandes está aberto a um novo contrato com o Manchester United, mas a situação não é tão simples. Médio tem seis interessados.

Imprensa italiana reage ao escândalo na seleção de Portugal: «Retumbante Ronaldo»

A polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus atravessou fronteiras. Em Itália, também dão conta dos detalhes do conflito.