Enfim, Campeões! | FC Porto

- Advertisement -

Dois anos depois, o FC Porto recupera o título de campeão nacional!

O título do FC Porto é consumado com mérito, com competência, e com algum brilho. Apesar de não se conseguir um campeonato invicto, assim se pensou ser possível até à derrota em Braga, acaba por ser uma época, a nível nacional, bem conseguida.

No campeonato, os dragões até nem começaram muito bem, a nível exibicional. O Sporting CP, motivado pelo título e quebra de longo jejum, começa a época com claros sinais de querer o bicampeonato.

Aliás, o primeiro Sporting CP — FC Porto da temporada, na quinta jornada, o FC Porto passou muito mal e, nessa altura, não esperava que a equipa estivesse ao alcance deste Sporting CP. A verdade é que o jogo resultou num empate, valeu o golo de Luís Díaz, o segundo empate da época para os dragões.

À terceira jornada, o FC Porto tropeçou na Madeira, com o CS Marítimo. O Estádio dos Barreiros é tradicionalmente difícil para os azuis e brancos, ainda assim, um empate sabia a pouco, e começava a cheirar que ia ser uma época complicada e com resultados muito aquém.

Mas a equipa soube reagir, mudar, responder e começou a dominar. Um meio-campo fresco com Vitinha e Fábio Vieira veio revolucionar como joga o FC Porto com Sérgio Conceição. Já não se usa tanto a profundidade, que Marega dava à equipa. Agora usa-se a bola, posse, jogo interior, combinações, trocas rápidas.

Depois, Luis Díaz simplesmente explodiu. Exibições absolutamente estrondosas, golos, assistências, carregou o FC Porto em muitos jogos quando o resultado estava apertado, como frente ao Estoril Praia Futebol SAD.

O jogo no Estoril é relevante, um jogo de caráter, de não desistir, de perceber que não se estava a jogar bem, mas era preciso dar a volta e puxar dos galões. Com Luís Díaz essa tarefa ficava mais fácil.

Em janeiro saiu, para o Liverpool FC, e sentiu-se, e sente-se, a falta. Foi brilhar para outro campeonato. Saiu Luis Díaz e sobressaiu-se, ainda mais, Vitinha. O maestro do meio-campo, lê o jogo como ninguém.

E muito pouco se fala de Taremi. A verdade é que o iraniano já leva mais de 30 ações diretas em golos dos dragões, entre golos e assistências. Um avançado completo que, a juntar-se à revelação e crescimento de Evanilson, assumiu uma dupla goleadora que vale, assim, um campeonato.

A nível interno cumpriu-se com os objetivos. Campeonato na mão, mais uma presença na Liga dos Campeões, final da Taça de Portugal. Continuo a achar que se podia ter almejado mais na Europa, a eliminação aos pés de um modesto Olympique Lyonnais vai-me ficar sempre atravessado.

No geral, um bom trabalho de Sérgio Conceição, que teve à disposição a melhor equipa e plantel desde que chegou ao clube e, de longe, a que joga melhor futebol. E quando o futebol é bom, os bons resultados ficam mais perto de chegar. Agora é tentar manter os melhores, se possível reforçar onde é mais preciso, nas laterais, e seguir para mais um campeonato. O habitual, no FC Porto.

Francisco Macedo Amaral
Francisco Macedo Amaralhttp://www.bolanarede.pt
O Francisco é recém licenciado em Jornalismo e Comunicação e tem a paixão do jornalismo desportivo. Fim de semana perfeito é estar no sofá a ver tardadas de futebol. Gosta ainda de jogar e ver cinema.

Subscreve!

Artigos Populares

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

Sporting acerta empréstimo de jovem para o Club Brugge

Chris Grombahi será emprestado ao Club Brugge até ao final da temporada, com uma opção de compra que se pode tornar obrigatória, consoante objetivos.

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez revela onde Portugal vai instalar-se no Mundial 2026

Roberto Martínez revelou esta sexta-feira que a seleção nacional quer instalar-se na Florida durante o Mundial 2026.

Atalanta define preço de jogador: 45 milhões de euros

A Atalanta está disponível para vender Ademola Lookman. O nigeriano pode render ao conjunto de Bérgamo uma verba de 45 milhões de euros.

Gustavo Puerta foi apontado a Braga e FC Porto mas tem destino definido

Gustavo Puerta foi recentemente apontado ao Braga e ao FC Porto, mas prepara-se para se manter no Racing Santander.