Publicidade

FC Porto é Campeão Nacional!

Nélson Mota · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A espera terminou, o FC Porto é Campeão Nacional! Depois de quatro longos anos de seca de títulos, Sérgio Conceição devolveu o clube às conquistas.

O empate no derby lisboeta deste sábado permitiu aos dragões serem campeões ainda antes do jogo de domingo frente ao CD Feirense e assim tornarem-se “campeões no sofá”.

O feito desta época dos dragões é notável. Pouco ou nada se investiu no inicio da temporada face à má gestão dos recursos financeiros em épocas anteriores e foi por isso necessária a adoção de uma postura mais low cost. Desde o aproveitamento de jogadores “caseiros” até ao regresso de jogadores emprestados, foi-se construindo assim o plantel campeão desta época.

No meio de todo este sucesso, há um nome transversal a esta conquista: Sérgio Conceição. O técnico azul e branco devolveu a mística, a entrega e a paixão não só aos jogadores mas também aos adeptos.

Sérgio Conceição foi o principal responsável pela conquista do Campeonato Nacional
Fonte: FC Porto

A caminhada do FC Porto para o sucesso foi dominada por momentos altos e quando surgiam os momentos baixos (principalmente na Liga dos Campeões), os dragões respondiam de imediato de forma muita positiva no jogo seguinte, tendo sido essa capacidade de resposta um dos principais trunfos da temporada.

Pelo caminho ficam jogos memoráveis, como a vitória frente ao GD Estoril Praia por 3-1, depois do famoso episódio da bancada, em que o FC Porto marcou três golos em apenas 45 minutos. As vitórias dos “Clássicos”, primeiro em casa por 2-1 frente ao Sporting CP e ainda o golo de Herrera na Luz aos 90 minutos na vitória por 1-0. E mais recentemente, a vitória no “Caldeirão” da Madeira na vitória por 1-0 frente ao CS Marítimo, com o golo solitário de Moussa Marega.

Também foram vários os jogadores que tiveram em grande destaque ao longo da temporada. Desde o percurso complicado de volta à titularidade de Iker Casillas, à afirmação de Ricardo Pereira, ao “rei das assistências” Alex Telles, ao renascimento de Herrera e à surpresa de Marega, foram estes, para mim, alguns dos futebolistas dos dragões mais decisivos ao longo da temporada.

Foi uma época de sonho para os adeptos dos dragões. Agora resta festejar o merecido título!

“FC Porto é uma nação! Eterno Campeão!

Azul e branco é o coração! FC Porto, FC Porto!”

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Nélson Mota

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Benfica

2 anjos e 2 diabos convertidos | Benfica

O mundo não é transparente, preto e branco ou qualquer outra singularidade imutável. Como diria Bruno Nogueira no Último a Sair, "O mundo é bué cenas". E, fazendo uso da expressão, é a evolução, a mutação e o desenvolvimento dessas cenas o motor para a passagem dos dias não ser apenas isso. A sucessão de acontecimentos do Benfica funciona desta maneira. Nos últimos anos, sucederam-se treinadores, mudanças estruturais e conjunturais e mercados de transferência que, na sua sequência, levaram a que, ao dia de hoje, Andreas Schjelerup e Gianluca Prestianni sejam os grandes dínamos do futebol encarnado. Quando foram contratados, o norueguês em janeiro de 2023, o argentino um ano depois, não era propriamente surpreendente vislumbrar na dupla criativa o futuro das águias. Os meses - mesmo anos - seguintes deixaram algumas dúvidas e hesitações sobre o assunto, quase sempre mais pertinentes pela qualidade da aposta do que pela qualidade dos intérpretes, mas 2026 tem ajudado nos esclarecimentos. Já não é só o futuro que passa pela dupla criativa. O presente também o é. 

Diogo Ribeiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.