Trancar as más dores a sete Chaves | FC Porto x GD Chaves

Primeira Liga Portuguesa, 6.ª jornada, sábado, 20:30h, 10 de setembro de 2022

ANTEVISÃO: DRAGÕES NECESSITAM DE TRÊS PONTOS PARA ESQUECER A ÚLTIMA ONDA DE DERROTAS

É a sexta jornada da Primeira Liga 2022-23. Após o último jogo, de quarta-feira, cuja derrota algo injusta e azarada, em Madrid parece ainda atormentar o FC Porto, Sérgio Conceição quer resposta imediata da sua equipa, que se lança a este duelo com as garras de fora na disputa dos três pontos da sexta jornada, de forma que se mitigue a derrota do jogo com o Atlético de Madrid. Uma vitória contra o Chaves fará com que a equipa ganhe ímpeto para a segunda jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, na próxima semana.

O FC Porto é uma equipa que vai perder um dos seus jogadores-chave, o baixinho Otávio, pelo menos até ao clássico com o Benfica. A lesão contraída na passada quarta-feira realça o “tal azar” que a noite de Champions trouxe, além do azar do desenlace do jogo. Otávio perderá cerca de oito jogos, com o repouso e recuperação que necessita realizar na sua recuperação.

Tal paragem implicará que Sérgio utilize uma peça de peso, que substitua o brasileiro. A solução que substituirá Otávio, será mesmo a do seu compatriota Pepê.

O FC Porto sem Otávio, mas o Desportivo de Chaves perdeu nas últimas horas, para o mercado russo, Kevin Pina. O médio defensivo reforçou o Krasnodar, equipa da Rússia. Sem a opção do cabo-verdiano, o treinador do GD Chaves Vítor Campelos deverá dar a titularidade a Nwankwo Obiora, internacional nigeriano.

O GD Chaves é uma equipa com critério, que pode vir ao Dragão e surpreender. Recorde-se que a equipa Chavense conseguiu um triunfo esta época, aos Leoninos de Amorim, em Alvalade por 0-2.

Sérgio Conceição sublinhou a qualidade adversária, tecendo qualidades ao plantel Chavense e ao seu treinador: «Este ano, a par do Casa Pia AC, o Chaves, que também subiu da Liga 2, tem feito um bom início de época, possui uma equipa técnica competente, com o Vítor Campelos que conheço bem, pois trabalhei com ele em Guimarães e é uma equipa com jogadores interessantes. Temos de olhar para eles, obviamente, mas sobretudo olhar para nós, para o que precisamos de fazer para os desmontar naquilo que será a estratégia deles a nível defensivo e, ao mesmo tempo, estarmos atentos, concentrados e equilibrados nos nossos momentos defensivos.

Do outro lado, Vítor Campelos devolveu os elogios, na conferência de imprensa de antevisão deste jogo: »Sabemos, como é óbvio, que vamos defrontar uma equipa extremamente forte como é o FC Porto. Sabemos aquilo que temos de fazer durante o jogo, a exigência e aquilo que o jogo nos vai pedir», garantiu Vítor Campelos.

Este será um dos duelos da jornada, onde veremos duas equipas que se prepararam com a ambição de conseguir os três pontos, através de processos táticos diferentes. O Porto tentará construir e tomar iniciativa do jogo, com o destaque pelo domínio da posse de bola, e estilo de ataque tentador, enquanto a equipa de Chaves procurará defender-se bem, assumindo um estilo de jogo transitivo de contra-ataque, apostando nas suas referências ofensivas para conseguir um resultado histórico, no Estádio Do Dragão.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. A única vitória do GD Chaves frente ao FC Porto foi em 1988/89: 2-0, na sua casa
  2. Vítor Campelos defronta o FC Porto pela primeira vez, no seu historial como técnico
  3. O GD Chaves venceu os dois jogos que realizou fora de casa, nesta temporada
  4. O GD Chaves não perdequatro jogos oficiais
  5. O FC Porto venceu os sete últimos jogos realizados no Estádio Do Dragão
  6. o FC Porto não perde na Primeira Liga há 35 jogos oficiais, no seu Estádio
  7. O FC Porto marcou sempre nos últimos sete jogos
  8. FC Porto e GD Chaves já se defrontaram por 38 vezes, com o FC Porto a apresentar vantagem no confronto direto: 34 vitórias para os Dragões, contra apenas um triunfo do GD Chaves em 88/89, e três empates
  9. Nos 25 últimos jogos entre as duas equipas na Liga Portugal Bwin, o FC Porto venceu 24
  10. No Estádio do Dragão, o FC Porto nunca perdeu frente ao GDC Chaves: em 18 jogos, soma 17 vitórias e um empate

JOGADORES A TER EM CONTA

Galeno FC Porto
Fonte: DIogo Cardoso/BnR

Galeno (FC Porto) – Este é um jogo que pode assentar, em destaque a Galeno. Um jogo que pede rutura, com desequilíbrios pujantes, e necessidade de mexer o jogo, pelas alas. Galeno tem mostrado serviço, é o homem de confiança de Sérgio Conceição para o desafio, e poderá mostrar-se importante para o desfecho deste encontro.

Héctor Hernandez (GD Chaves) – O ponta de lança é preponderante no estilo de jogo, da equipa de Vítor Campelos. O avançado leva dois golos, na presente edição do Campeonato. O Chaves se procura ter um desfecho histórico, no Dragão, poderá eventualmente conseguir a sua finalização, pelo seu típico número nove.

 

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Pepe, David Carmo, João Mário e Zaidu; Uribe, Eustáquio, Galeno e Pepê; Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Trabalhar em cima de derrotas nunca é bom, não só pelo resultado, mas pelo estado de espírito, que é diferente. Mas o nosso estado de espírito depois da derrota em Madrid é diferente do que sentíamos após o jogo com o Rio Ave (…) trabalhámos, preparámos este jogo com um sentimento de revolta, no bom sentido da palavra».

 

GD Chaves (4x3x3): Paulo Vitor; João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória e Bruno Langa; Obiora, João Teixeira e Ricardo Guima, Juninho Vieira; Jonny Arriba e Héctor Hernandez.

Treinador: Vítor Campelos

«Sabemos aquilo que podemos explorar, também sabemos, como é óbvio, aspetos que são muito fortes e bem trabalhados na equipa do FC Porto, mas estamos confiantes naquilo que vamos fazer. Sabemos que vamos encontrar um ambiente fantástico, o que também é ótimo para os nossos jogadores e eles também vão estar motivados por causa disso».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 GD CHAVES

Artigo revisto por Joana Mendes

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

André Villas-Boas define objetivo para Francesco Farioli

Francesco Farioli deverá ser apresentado em breve como o novo treinador do FC Porto, sucedendo a Martín Anselmi.