FC Porto: As previsões para 2018

- Advertisement -

fc porto cabeçalho 2Prestes a terminar o ano civil de 2017, chega a altura de olhar para aquilo que foi o ano que passou e, mais do que fazer uma retrospetiva desse ano, importa, resultante dessa retrospetiva, projetar o ano que se segue e prever o que de bom e menos bom poderá vir a acontecer.

O ano que agora termina foi para o FC Porto um ano agridoce. Felizmente para a família portista, a parte “doce” guardou-se para o final, e é essa parte que leva os portistas a olhar com bastante otimismo para um 2018 que se espera que venha a ser um ano de sucesso pintado de azul e branco.

A equipa agora comandada por Sérgio Conceição chega ao final de dezembro no primeiro lugar do campeonato, nos quartos de final da Taça da Portugal, apurado para a final-four da Taça da Liga, prova que nunca conquistou, e nos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde defrontará o Liverpool, por isso, até ao momento, as aspirações do FC Porto a conquistar tudo o que existe para conquistar nesta época seguem intactas para 2018.

E é isso mesmo que todos os portistas prevêem para o ano que se avizinha – títulos.

Como já referido, o FC Porto é líder do campeonato, a par do Sporting, e o futebol praticado pelos seus jogadores tem entusiasmado tudo e todos e, apesar de algumas condicionantes que possam ser apontadas, como o número talvez um pouco reduzido de jogadores no plantel, face a possíveis expulsões e lesões futuras, que podem ser colmatadas no mercado de janeiro, a união que se verifica no seio da equipa entre atletas, equipa técnica e adeptos é cada vez maior, por isso, nem o mais pessimista dos adeptos azuis e brancos pode duvidar que, no final da época, o FC Porto estará, pelo menos, a lutar pelo título de campeão nacional. O que não chega, pois a ambição de todos e o que todos esperamos é ver toda a família azul e branca, em maio, a celebrar a conquista do 28º campeonato, nos Aliados, depois de quatro épocas em “jejum” …

Vencer continua a ser o destino do FC Porto para 2018, e o principal objetivo é reconquistar o título de campeão nacional, o que já não acontece desde 2012/2013
Fonte: FC Porto

Olhando às outras provas internas, as previsões apontam para que o FC Porto tenha boas possibilidades de chegar ao título em todas elas. Na Taça de Portugal, a equipa está nos quartos de final da prova, onde defrontará o Moreirense. O único entrave que pode ser colocado às aspirações ao título final é, se tudo correr como se espera, o possível embate com o Sporting nas meias-finais, que poderá ser um osso duro de roer. Apesar disso, ninguém pode impedir-nos de sonhar já com a presença no Jamor, e esse sonho segue também bem vivo para 2018. Na Taça da Liga, a situação é muito semelhante. O jogo, já confirmado, com o mesmo Sporting na final-four da competição será, sem dúvida, muito complicado, mas todos esperamos mais uma vitória da nossa equipa e que esta esteja também presente na final, frente à Oliveirense ou ao Vitória Futebol Clube, que não deverão causar grandes dificuldades aos nossos jogadores, em teoria. Claro que a Taça da Liga continua a não ser um dos objetivos prioritários da época, mas a seriedade e a vontade de vencer com que a equipa encarou cada jogo da fase de grupos fazem acreditar que esta é uma competição para vencer, mais do que em qualquer outra época.

Se cá dentro, em Portugal, as previsões realistas apontam para um domínio azul e branco, na Liga dos Campeões não será bem assim. O sorteio dos oitavos de final da prova ditou um confronto com o poderoso Liverpool, uma equipa que tem estado em muito boa forma. Tal como o FC Porto! Neste jogo entre duas equipas em excelente forma, pelo menos agora, visto que o jogo só se realizará em fevereiro, as chances portistas de vitória não serão tão grandes, mas temos a certeza que esta eliminatória será encarada para vencer.

As odds não estarão do nosso lado, mas o FC Porto já nos provou muitas vezes que isso não decide nada, por isso seguiremos sempre com ambição e crença numa vitória, que, se confirmada, deverá lançar o FC Porto para uma campanha europeia no mínimo memorável. O título final será quase impossível, mas estando na nossa melhor forma e motivados, poderemos, como adeptos, empurrar a nossa equipa para fases mais adiantadas da competição.

2018 não termina em maio, mas só até aí podemos com alguma fidelidade prever algo. No FC Porto prevêem-se sempre títulos, e o mesmo acontece para o ano que aí vem, e para a época que também se inicia no próximo ano. Caso os títulos cheguem, a direção deverá manter a equipa técnica e o núcleo duro deste plantel para a época 2018/2019, ou até melhorá-lo, mas isso deixamos para o final da época. Até lá há ainda muita bola para rolar.

A equipa segue motivada, com os adeptos a apoiá-la do inicio ao fim de cada jogo, e até mais, e isso faz parecer que ninguém poderá evitar que o FC Porto consiga atingir os seus objetivos para esta época e para o próximo ano. Venha 2018!

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto tem concorrência por jovem promessa do Flamengo: Eis o ponto de situação

O FC Porto fez uma proposta pelo jovem lateral do Flamengo, Daniel Sales. Os dragões têm concirencia do Gotzepe, da Turquia.

Árbitro neerlandês afastado do Mundial 2026 morre aos 38 anos

Rob Dieperink, árbitro neerlandês e oficial internacional de VAR, morreu aos 38 anos. O árbitro foi afastado do Mundial 2026 após investigações.

Barcelona vai ter de voltar a sair do Camp Nou: eis a razão

O Barcelona pediu para atuar na primeira metade de 2027/28 fora do Camp Nou, regressando por alguns meses ao Montjuic.

Hamburgo não desiste de Fábio Vieira: «Tem uma qualidade completamente diferente. Temos mais um lugar livre»

O Hamburgo quer contratar Fábio Vieira ao Arsenal. O médio esteve emprestado aos alemães na temporada passada.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre a controvérsia e o reconhecimento: João Pinheiro nos 13 eleitos para o fecho do Mundial 2026

João Pinheiro consta na lista de 13 árbitros que vão dirigir os encontros finais do Mundial 2026. O árbitro português sonha com a final da competição.

Óscar revela que esteve perto de assinar pelo Barcelona: «Tentaram-me contratar para que eu jogasse de graça»

Óscar revelou que esteve muito perto de reforçar o Barcelona em 2022, mas a transferência acabou por falhar devido à permanência de Smauel Umtiti.

Vasco Matos leva 28 jogadores para estágio do Estoril Praia no Algarve: eis os convocados

Vasco Matos chamou 28 jogadores para o estágio de pré-temporada do Estoril Praia, que decorre no Algarve até ao próximo sábado.