FC Porto x CS Marítimo: Campeão regressa de pé direito ao Dragão?

- Advertisement -

PRIMEIRA LIGA, JORNADA 1. SÁBADO, 20H30, 6 DE AGOSTO DE 2022.

A ANTEVISÃO: DRAGÕES QUEREM COMEÇAR O CAMPEONATO DE PÉ DIREITO. INSULARES PROCURAM REESCREVER HISTÓRIA

É o início da Primeira Liga 2022-23! Para FC Porto e CS Marítimo dá-se a disputa dos primeiros três pontos da época 22/23, da 1.ª jornada da Primeira Liga. Este será um confronto com clara vantagem para os Azuis e Brancos, cuja responsabilidade e foco é só a vitória, frente aos insulares.

O FC Porto é uma equipa motivada, após o 3-0 ao CD Tondela, e com a consequente conquista da Supertaça, da semana passada. A equipa apresentou-se bem em Aveiro mostrando sensações positivas, com harmonias táticas defensivas, construtivas e finalizadoras de jogo, bastante apuradas.

Para Vasco Seabra, este «é um FC Porto que perdeu alguns jogadores, como todas as equipas, mas mantém o “homem do leme”- O Sérgio Conceição é dos melhores treinadores portugueses da atualidade».

Os Portistas devem ter esperanças de uma boa época desportiva. O bom indicativo do plantel, com novas aquisições e também com os equilíbrios financeiros, com a promoção de atletas de potencial à equipa principal, promete dar que falar. Caso Sérgio Conceição consiga rentabilizar “tais ovos, para fazer omeletes”, o FC Porto promete ser um candidato muito forte, à conquista do Bicampeonato.

Esta semana, os Dragões asseguraram mais uma aquisição: a de André Franco (Ex-Estoril-Praia SAD), juntando-se a Veron e David Carmo, na lista de reforços portistas. O jovem português visa substituir Fábio Vieira, uma vez que as suas qualidades de jogo são vistas pelo treinador portista como necessárias para o meio-campo ofensivo da equipa. «Cada vez mais temos de olhar para jogadores jovens, com talento. Olhamos muito para o mercado interno. Desejo felicidades ao Franco. O nosso trabalho é fazer evoluir os jogadores para podermos ter um plantel competitivo», afirmou Conceição.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. FC Porto já não perde há 32 jornadas consecutivas, para a Primeira Liga, em casa;
  2. CS Marítimo, foi das poucas equipas a roubar pontos ao FC Porto na época passada (1-1), na Madeira;
  3. Taremi é o atual melhor marcador do FC Porto que vai a jogo;
  4. Do lado do CS Marítimo, Edgar Costa promete dar que falar. Marcou nos três últimos jogos do Marítimo, na Pré-Época;
  5. O FC Porto não consegue marcar quatro ou mais golos ao CS Marítimo desde 2012;
  6. CS Marítimo ganhou o último jogo com o FC Porto no Estádio do Dragão por 2-3; a 3 de outubro de 2020;
  7. Sérgio Conceição, como treinador do FC Porto, venceu sete encontrosempatou dois perdeu um frente ao CS Marítimo;
  8. Vasco Seabra defrontou seis vezes os dragões, tendo saído derrotado em quatro ocasiões e conquistou o empate em duas;
  9. Evanilson mostra-se apto para o 11 inicial, e deve mesmo ir a jogo:
  10. Este será o 102.º jogo entre FC Porto e CS Marítimo, em todas as competições.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Mehdi Taremi FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Mehdi Taremi (FC Porto) – Taremi tem rótulo de homem-golo. Conta com dois golos oficiais no início desta temporada oficial e o número, muito provavelmente, dilatará frente ao Marítimo. O ponta de lança está faminto por mais golos, e a sua qualidade finalizadora segue em crescendo.

Adel Taarabt Edgar Costa
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Edgar Costa (CS Marítimo) – O médio tem sido preponderante na pré-época, da equipa de Vasco Seabra. Nos últimos três jogos de pré-temporada, ao serviço dos madeirenses, leva três golos em três jogos. Um jogador com tanta experiência como é o seu caso, poderá ser eficaz à sua equipa, neste jogo.

 

 XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Pepe, Marcano, João Mário e Zaidu; Uribe, Grujic, Danny Damâso e Pepê; Taremi e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

🎙«Somos campeões nacionais e temos de defender o título que temos. As expectativas são as de sempre. Fazer um bom jogo e ter um resultado positivo, que passa pela vitória».

 

CS Marítimo (4x3x3): Miguel Silva; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine Júnior e Vítor Costa; Diogo Mendes, Pelágio e Xadas, André Vidigal; Edgar Costa e Joel.

Treinador: Vasco Seabra

«Aquilo que sentimos é que vamos ter um adversário altamente competitivo, à imagem do seu treinador. Não costumo ver o Sérgio [Conceição] a agarrar-se a desculpas, vejo as suas equipas sempre muito competitivas, altamente agressivas e intensas no jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-0 CS MARÍTIMO
Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.