Galeno ainda a caminhar para o pretendido

- Advertisement -

Wenderson Galeno iniciou a época no banco de suplentes, mas as suas boas exibições no segundo tempo “obrigaram” Conceição a repensar esta opção.

Uma assistência para o golo da vitória frente ao FC Vizela e um golo, uma assistência e dois penáltis no clássico frente ao Sporting CP, foram os argumentos do brasileiro para reclamar o direito a algo mais.

Após a pesada derrota frente ao Rio Ave, o míster alterou algumas peças, o sistema de jogo e o extremo ganhou a titularidade em todos os jogos até hoje. Retribuiu a aposta logo no confronto frente ao Gil Vicente com um golo, mas nos jogos a seguir, a contar para a Champions League e Campeonato não voltou a ter qualquer influência direta no resultado final.

Galeno é um jogador rápido, com técnica, bom remate colocado de fora de área e consegue auxiliar o lateral do mesmo corredor, nas missões defensivas, muito por culpa da sua excelente evolução em Braga.

Contudo, ainda lhe faltam alguns pequenos pormenores a melhorar, um dos principais é a tomada de decisão no último terço do terreno. As suas mudanças de velocidade desmontam qualquer defesa adversária, mas quando chega a altura de rematar ou assistir um colega, 60% a 70% das vezes Galeno tende a optar pela opção errada.

O jogador precisa de treinar esse aspeto assim como ganhar mais confiança tanto nas decisões como na partida para o confronto de um para um com o adversário, necessita de arriscar mais vezes e só assim o poderemos ver a ser mais decisivo a favor dos Dragões.

Se recuarmos um pouco no passado recente azul e branco podemos encontrar uma comparação muito bem conseguida da parte de Sérgio Conceição, relativamente à primeira época de Luis Díaz, “Lembro-me do Luis Díaz, que quando chegou cá não era titular absoluto, mas aqui também ninguém tem selo de titular.

Os reforços que temos no banco não são suplentes, são reforços.” Ou seja, Galeno tem margem de progressão para se tornar tão decisivo quanto o colombiano foi, pois tanto um como outro nestes inícios apresentaram as mesmas debilidades que com o tempo podem ser aperfeiçoadas de forma a poderem dar o seu melhor contributo em prol do coletivo.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto deve ficar alarmado? Imprensa espanhola aponta equipa interessada em Diogo Costa

Diogo Costa ainda pode sair do FC Porto neste mercado de transferências. O Chelsea está interessado no guarda-redes.

Vitória SC: defesa com ordem de saída neste mercado

O Vitória SC não tem Orest Lebedenko nos seus planos para a presente época. O lateral vai sair de Guimarães neste mercado.

Sporting: defesa central volta aos planos em 2 semanas

Zeno Debast está a recuperar de uma lesão. O defesa central do Sporting deve voltar à ação nas próximas duas semanas.

Celtic com vitória curta frente ao Dundee FC no arranque da nova temporada na Liga Escocesa

Na jornada inaugural da Liga Escocesa, o Celtic abriu a nova campanha com um triunfo por uma bola a zero na receção ao Dundee FC.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: imprensa turca revela proposta dos dragões por ponta de lança

O FC Porto apresentou uma proposta para garantir Sidiki Chérif, ponta de lança que pertence aos quadros do Fenerbahçe.

Oficial: Gonzalo García e César Palacios deixam o Real Madrid e reencontram-se com Álvaro Arbeloa no Fulham

O Fulham confirmou as chegadas de Gonzalo García e César Palacios. Dupla espanhoal deixou o Real Madrid por um total de 52 milhões de euros.

Rúben Neves regressa à ação no empate do Al Hilal frente ao Al Ahli SC

O Al Hilal empatou a três golos frente ao Al Ahli SC em mais um jogo do estágio na Áustria. Rúben Neves marcou presença no onze titular.