Galeno ainda a caminhar para o pretendido

- Advertisement -

Wenderson Galeno iniciou a época no banco de suplentes, mas as suas boas exibições no segundo tempo “obrigaram” Conceição a repensar esta opção.

Uma assistência para o golo da vitória frente ao FC Vizela e um golo, uma assistência e dois penáltis no clássico frente ao Sporting CP, foram os argumentos do brasileiro para reclamar o direito a algo mais.

Após a pesada derrota frente ao Rio Ave, o míster alterou algumas peças, o sistema de jogo e o extremo ganhou a titularidade em todos os jogos até hoje. Retribuiu a aposta logo no confronto frente ao Gil Vicente com um golo, mas nos jogos a seguir, a contar para a Champions League e Campeonato não voltou a ter qualquer influência direta no resultado final.

Galeno é um jogador rápido, com técnica, bom remate colocado de fora de área e consegue auxiliar o lateral do mesmo corredor, nas missões defensivas, muito por culpa da sua excelente evolução em Braga.

Contudo, ainda lhe faltam alguns pequenos pormenores a melhorar, um dos principais é a tomada de decisão no último terço do terreno. As suas mudanças de velocidade desmontam qualquer defesa adversária, mas quando chega a altura de rematar ou assistir um colega, 60% a 70% das vezes Galeno tende a optar pela opção errada.

O jogador precisa de treinar esse aspeto assim como ganhar mais confiança tanto nas decisões como na partida para o confronto de um para um com o adversário, necessita de arriscar mais vezes e só assim o poderemos ver a ser mais decisivo a favor dos Dragões.

Se recuarmos um pouco no passado recente azul e branco podemos encontrar uma comparação muito bem conseguida da parte de Sérgio Conceição, relativamente à primeira época de Luis Díaz, “Lembro-me do Luis Díaz, que quando chegou cá não era titular absoluto, mas aqui também ninguém tem selo de titular.

Os reforços que temos no banco não são suplentes, são reforços.” Ou seja, Galeno tem margem de progressão para se tornar tão decisivo quanto o colombiano foi, pois tanto um como outro nestes inícios apresentaram as mesmas debilidades que com o tempo podem ser aperfeiçoadas de forma a poderem dar o seu melhor contributo em prol do coletivo.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Maxi Araújo aborda futuro: «Ficar? Espero que sim. É um sonho estar no Sporting»

Maxi Araújo falou sobre o futuro. Ala do Sporting marcou o golo do empate do Uruguai com a Arábia Saudita no Mundial 2026.

Nova era em Bérgamo: Atalanta anuncia Maurizio Sarri como novo treinador

Maurizio Sarri embarca num novo desafio na Serie A, tornando-se o novo treinador da Atalanta. Técnico italiano deixou a Lazio ao fim de quatro temporadas.

Marc Cucurella junta-se ao Real Madrid de José Mourinho: eis os motivos que o levou à mudança

Marc Cucurella é reforço confirmado do Real Madrid. Lateral espanhol quis regressar a Espanha por motivos pessoais e familiares.

Atenção, Ruben Amorim: Médio que conhece bem oferecido ao AC Milan

Manuel Ugarte foi oferecido ao AC Milan. Ruben Amorim vai ser o próximo treinador dos Rossoneri e já conhece bem o médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisca Castro assina primeiro contrato profissional com o Braga

Francisca Castro, formada no Braga é premiada com o primeiro vínculo profissional, após uma temporada onde disputou 22 jogos.

Chelsea pode avançar por destaque do Sporting após investida do Real Madrid

O Chelsea pode ir ao mercado por um lateral-esquerdo e avançar por Maxi Araújo. Marc Cucurella rumou ao Real Madrid.

Moreirense contrata Michael Dacosta ao Bournemouth

O Moreirense reforçou o setor ofensivo com a contratação de Michael Dacosta até 2029. O avançado espanhol chega proveniente do Bournemouth.