É a sétima jornada da Primeira Liga 2022-23. Após o último jogo, de terça-feira, cuja derrota surpreendente e arrasadora do FC Porto contra os Belgas do Club Brugge KV, ainda paira sobre os Dragões, Sérgio Conceição pretende uma resposta imediata, eficaz e vitoriosa da sua equipa, que se lança a este duelo no maior momento de dificuldade na era “Conceição”.
A forma surpreendente como os campeões nacionais foram goleados por 0-4 no seu forte, no jogo a contar para a 2.ª jornada da UEFA Champions League, elevou uma pressão em toda a estrutura do clube.
Após os tumultos do pós-jogo, Sérgio Conceição acabou mesmo por poupar-se nas palavras, cancelando a sua antevisão para este jogo. É igualmente esperado que o treinador evite a conferência de imprensa após o encontro frente ao Estoril.
O episódio da semana abalou com o técnico sendo esperado que, no limite, e se a equipa não corresponder à exigência pretendida, sejam tomadas medidas consideradas necessárias, pelo treinador.
O FC Porto é uma equipa que vai definitivamente perder um dos seus jogadores-chave, até ao Clássico com o Sport Lisboa e Benfica. Otávio, pelo que se pode apurar, sofreu uma recaída no seu boletim médico. A lesão contraída na passada terça-feira, após o jogo, caraterizou exatamente a noite de Champions do FC Porto “a de uma nódoa negra”. O pneumotórax diagnosticado vai mesmo encostar com o jogador.
Tal paragem implicará que Sérgio utilize Pepê de volta, sobre a posição de Otávio, pelo menos para este jogo.
O treinador do Estoril Praia, Nelson Veríssimo, considerou na antevisão que será uma “dificuldade acrescida” receber os dragões após a goleada sofrida pelos ‘dragões’ na Liga dos Campeões.
“Será um jogo difícil contra uma equipa que certamente vem procurar a vitória, como em todos os jogos o faz, e sabemos de antemão que temos de estar com o nível de concentração muito elevado. Temos de ser muito intensos na forma de jogar e acima de tudo desfrutar do jogo”, disse Veríssimo, em declarações reproduzidas nas redes sociais do clube canarinho.
10 DADOS RÁPIDOS
O Estoril Praiaganhou em casa ao FC Porto pela última vez para o campeonato, em 1977/78 (2-0)
A última vitória do Estoril Praia em casa, frente ao FC Porto foi em 1978/79: 3-0, para a Taça de Portugal
A última vez que o Estoril Praia não perdeu para o FC Porto foi em 2014/15,um empate a dois golos no Estádio António Coimbra da Mota
Os azuis e brancos venceram as quatroúltimas deslocações, em casa do Estoril
Nas 10 últimas deslocações ao Estádio António Coimbra da Mota, o FC Porto marcou sempre, dois golos, no mínimo.
Na Liga Portugal, realizaram-se 54 jogos entre as duas equipas, com 9 vitórias para o Estoril Praia, 12 empates registados e 33 ganhos do FC Porto
O FC Porto perdeudois dos trêsúltimosjogos disputados;
A equipa de Sérgio Conceição nãosofreuqualquergolo nos doisúltimosencontros, na Liga Portugal
Na Liga Portugal, o FC Porto soma duas vitórias consecutivas
Nélson Veríssimoperdeu os três jogos disputados, frente ao FC Porto
JOGADORES A TER EM CONTA
Taremi (FC Porto) – Este é um jogo que precisa de Taremi. A falta de Taremi na equipa também se sentiu no último jogo, para a Champions. Os dragões não finalizaram, apesar das oportunidades. A capacidade goleadora, e produtiva de jogo do iraniano, é sentida na equipa. O Iraniano regressa, após o castigo e estará disponível para resolver e chutar a debilidade portista, para dentro das redes do Estoril Praia.
Erison (Estoril Praia) – O ponta de lança foi importante no triunfo por 0-1, frente ao Vizela. O jogador emprestado pelo Botafogo FR foi decisivo na jornada passada, pois deu os três pontos, ao Estoril. Recebeu nesta antevisão tecidos elogios, do seu técnico. É o homem elegido. É o jogador que se espera que seja titular, e que faça a diferença contra o FC Porto, e nele se deposita a confiança, do tal tanto.
XI´S PROVÁVEIS
FC Porto (4x4x2): Diogo Costa; Pepe, David Carmo, João Mário e Zaidu; Uribe, Eustáquio, Galeno e Pepê; Taremi e Toni Martínez.
Treinador: Sérgio Conceição
Não houve Conferência de Imprensa para lançamento do jogo.
Estoril Praia (4x3x3): Daniel Figueira; Tiago Santos; Joãozinho: Pedro Álvaro e Bernardo Vital; Rosier; Ndiaye e Francisco Geraldes; Rodrigo Martins; Erison e Tiago Gouveia
Treinador: Nelson Veríssimo
«Sabemos que vai ser um jogo extremamente difícil e, se calhar, naturalmente com uma dificuldade acrescida pelo facto de virem de um resultado negativo. Independentemente disso, não estamos à espera de um FC Porto com nenhum tipo de fragilidade, temos de preparar-nos dentro do que é a forma de jogar do FC Porto e prepararmo-nos para um jogo difícil…Sabemos que será um jogo difícil, mas acreditamos que poderemos fazer um bom resultado».
PREVISÃO DO RESULTADO: GD Estoril Praia 0-2 FC Porto
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.
O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.
Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.
Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.
Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.