Gil Vicente 1-5 FC Porto: Dragão “vestido de galo”

a minha eternidade

O Futebol Clube do Porto deslocou-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente, numa partida em que acabou por vencer folgadamente, por 1-5, ainda que tenha tido bastantes dificuldades, mais concretamente no primeiro terço do jogo. Os portuenses explanaram-se no seu 4x3x3 de sempre, com Fabiano na baliza, Alex Sandro, Martins Indi, Maicon e Danilo no quarteto defensivo, Casemiro, Óliver e Herrera no miolo e Brahimi, Tello e Jackson no tridente ofensivo.

Os primeiros vinte minutos foram muito complicados para os azuis e brancos, com o Gil Vicente a criar quatro situações de finalização perigosas, sem que os forasteiros ameaçassem a baliza contrária. Os gilistas foram muito ameaçadores nas bolas paradas, jogaram bem subidos, pressionando a saída de bola do Porto, nomeadamente o pivot brasileiro Casemiro (denota dificuldades na saída de bola desde a posição 6), ganharam inúmeros lances divididos e segundas bolas e conseguiram também aproveitar os momentos de contra-ataque de que dispuseram. Pela desenvoltura no seu jogo e superioridade demonstradas na fase inicial, e não fosse uma nula eficácia, a vantagem não ficaria mal à equipa de Barcelos nesse período.

Ultrapassados esses primeiros vinte minutos de jogo, o Porto cresceu, subiu linhas, conquistou o meio campo e dominou territorialmente o Gil até final do desafio. Com o trio de médios portuense mais alto, a pressão zonal dos da casa diminuiu de perímetro, cingindo-se apenas aos seus últimos 30 metros. Acantonados junto à sua área, os da casa deixaram de pressionar médio/alto, os centrais portistas passaram a sair a jogar à vontade, os laterais tiveram espaço para a projecção ofensiva, Casemiro avançou e veio pisar terrenos mais subidos e Herrera e Óliver surgiram bem a combinar com os avançados para a finalização. Esse adiantamento do meio-campo explica o primeiro golo, com o brasileiro e antigo jogador do Real Madrid, Casemiro, a aparecer em zona de remate (102 km/h) para fazer o primeiro golo do encontro. A vantagem dos azuis e brancos já se justificava e tudo ficou mais fácil quando Jander viu o segundo cartão amarelo por entrada imprudente sobre Yacine Brahimi. Quando o Gil Vicente ficou reduzido a dez, o Futebol Clube do Porto passou a controlar com muito mais facilidade a partida, fazendo o seu tradicional jogo de posse, conseguindo-o com muito sucesso, visto que não vislumbrava oposição relevante.

1
Casemiro deveria jogar mais adiantado, como médio interior, e não como médio defensivo
Fonte: Twitter do FC Porto

Na segunda parte os visitantes consumaram o seu domínio em golos e demonstraram, com mais desenvoltura, toda a capacidade técnica que ostentam. Martins Indi fez um brilhante golo de calcanhar, Brahimi finalizou com categoria uma bela jogada colectiva, Óliver, numa excepcional finta de corpo sem tocar na bola (a fazer lembrar Pelé no Mundial 1970), logrou ficar na cara do guarda-redes e finalizar com um subtil chapéu. Por fim, Jackson Martínez fez um belo golo a coroar uma inteligente jogada individual. Jogadores com esta qualidade, com uma concentração competitiva adequada, engalanam qualquer estádio onde forem jogar.

Julen Lopetegui fez três substituições na segunda parte, apenas para refrescar física e mentalmente os seus jogadores – a superioridade do Porto era de tal ordem que não existiu necessidade de nenhuma mudança estratégica. Tello (algo desinspirado) saiu para o lugar de Quaresma (também não muito consistente nas suas acções) e, no último quarto de hora, o técnico empreendeu uma dupla alteração, com as saídas de Herrera e Brahimi para as entradas de Quintero e Ádrian López, jogadores que não conseguiram brilhar no pouco tempo em campo.

 

A Figura

Casemiro – Não o considero o melhor jogador em campo, mas sim o atleta mais marcante em Barcelos no jogo de hoje. Estava a ser o pior elemento da sua equipa nos primeiros vinte minutos, com vários passes falhados e poucas recuperações. Passada essa fase nefasta, subiu no terreno, ganhou muitas bolas em zonas adiantadas e marcou um golaço que permitiu o desbloqueio anímico dos seus companheiros para um jogo controlado. Reitero que devia jogar a 8 e não a 6. É só ver a zona onde o seu melhor futebol se expressa. Bela reacção a uma fase inicial mal conseguia. É craque, só lhe falta mais consistência exibicional.

O Fora-de-Jogo

Alex Sandro – Apesar de ter apoiado bem o ataque, deixou fugir nas suas costas o gilista Vítor Gonçalves para o único golo dos visitados. No espaço de sete minutos viu dois cartões amarelos completamente despropositados, provocando uma expulsão infantil e injustificada.

Foto de capa: fcporto.pt

 

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

David Guimarães
David Guimarães
O David tem uma paixão exacerbada pelo Futebol Clube do Porto. Esse sentimento de pertença apertado com a comunidade de afectos portuense não lhe tolhe a razão, activa-a, aprimorando-a em forma de artigo.                                                                                                                                                 O David não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Giorgos Kyriakopoulos é reforço do Panathinaikos de Rui Vitória

Rui Vitória recebeu um reforço de peso no Panathinaikos. Giorgos Kyriakopoulos chega ao clube proveniente do Monza.

Inter Milão sondou José Mourinho e decidiu não avançar para o regresso do português devido aos milhões de euros

O Inter Milão já encontrou o sucessor de Simone Inzaghi, mas teve vários treinadores referenciados. José Mourinho esteve na lista nerazzurri.

El Chadaille Bitshiabu renova com o RB Leipzig até 2029

El Chadaille Bitshiabu prolongou a sua ligação ao RB Leipzig. Defesa central fica nos alemães até 2029.

Alisson Safira deixa Santa Clara por empréstimo e é reforço do Cuiabá

Alisson Safira fez as malas e rumou ao Brasil. Avançado deixa o Santa Clara por empréstimo e é reforço do Cuiabá.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão apresenta equipamento principal para 2025/26

O Inter Milão oficializou o equipamento principal para a temporada 2025/26. O clube italiano é vice-campeão europeu.

Botafogo de Renato Paiva tem acordo com mais um avançado e aguarda por Arthur Cabral

Joaquín Correa pode regressar à América do Sul. O avançado argentino tem acordo salarial com o Botafogo de Renato Paiva.

A obra perfeita de Luis Enrique

Numa final de contornos épicos, o PSG realizou uma exibição perfeita e colocou a cereja no topo do bolo de uma época inesquecível.