Jogador da Semana: Tiquinho Soares, o Lutador

- Advertisement -

Com Soares em campo, o FC Porto perde um pouco ao nível da qualidade global do seu jogo (é incomparavelmente superior, por exemplo, o talento de Diogo Jota e a sua capacidade de progredir em velocidade com bola), mas ganha ao nível da finalização por ter um jogador competente nesse domínio. Adicionalmente, o trabalho de André Silva sem bola passa a ser também mais eficaz, na medida em que este sempre se desgastou de forma hercúlea a abrir espaços nas defesas adversárias mas depois, frequentemente, já não apresentava o discernimento necessário para conseguir finalizar com qualidade as jogadas que ele próprio ajudava a criar. Agora, o jovem avançado português fica com menos preocupações ao nível da finalização na medida em que Soares, que se envolve claramente menos na manobra ofensiva da equipa, assume a responsabilidade pela conclusão das jogadas.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Acima de tudo, aquilo que não parece justo é realizar discussões do tipo: Soares ou André Silva? O português é mais jovem, é mais competente sem bola, é tecnicamente mais evoluído, tem já 15 golos marcados na Liga NOS 2016/17 (e por vezes este “pormenor” parece ser esquecido) e, como tal, tem provavelmente um futuro brilhante à sua frente. Soares não é ponta de lança de equipa de topo, na medida em que apresenta deficiências técnicas significativas (basta olhar para as maiores equipas da Europa para que se perceba que nenhuma tem pontas de lança com caraterísticas semelhantes às de Soares). Porém, é um futebolista que surgiu no FC Porto num momento e num contexto de jogo específicos e que permitiu à equipa resolver alguns dos problemas que esta vinha a apresentar. Como tal, há que valorizá-lo, ajudá-lo a crescer enquanto futebolista (porque tem ainda muito a aprender) e, em troca, continuar a contar com golos que, sobretudo contra equipas de menor valia, permitam desbloquear alguns jogos.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Artigo revisto por: Diana Martins

 

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pai de Rafael Leão lança música dedicada a Cristiano Ronaldo

No dia em que Cristiano Ronaldo celebra 41 anos, Frank Leão, nome artístico de António Leão e pai de Rafael Leão, lança uma música em sua homenagem.

Nuno Santos deixa mensagem após o regresso aos relvados pelo Sporting: «Muito feliz por voltar a fazer o que mais amo»

Nuno Santos deixou uma mensagem nas redes sociais. O avançado do Sporting voltou aos relvados no encontro da Taça de Portugal, frente ao AVS SAD.

Sérgio Conceição analisa derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr e ataca arbitragem: «São duas más decisões»

Sérgio Conceição analisou a derrota do Al Ittihad frente ao Al Nassr, na Liga da Arábia Saudita. O técnico apontou o dedo à arbitragem.

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

António Conceição sem saudades da Arábia Saudita: «Jogadores ricos que já tinham bastante dinheiro e levavam aquilo como um hobby»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Técnico falou da experiência na Arábia Saudita em 2014/15.