📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogador da Semana: Tiquinho Soares, o Lutador

- Advertisement -

Com Soares em campo, o FC Porto perde um pouco ao nível da qualidade global do seu jogo (é incomparavelmente superior, por exemplo, o talento de Diogo Jota e a sua capacidade de progredir em velocidade com bola), mas ganha ao nível da finalização por ter um jogador competente nesse domínio. Adicionalmente, o trabalho de André Silva sem bola passa a ser também mais eficaz, na medida em que este sempre se desgastou de forma hercúlea a abrir espaços nas defesas adversárias mas depois, frequentemente, já não apresentava o discernimento necessário para conseguir finalizar com qualidade as jogadas que ele próprio ajudava a criar. Agora, o jovem avançado português fica com menos preocupações ao nível da finalização na medida em que Soares, que se envolve claramente menos na manobra ofensiva da equipa, assume a responsabilidade pela conclusão das jogadas.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Acima de tudo, aquilo que não parece justo é realizar discussões do tipo: Soares ou André Silva? O português é mais jovem, é mais competente sem bola, é tecnicamente mais evoluído, tem já 15 golos marcados na Liga NOS 2016/17 (e por vezes este “pormenor” parece ser esquecido) e, como tal, tem provavelmente um futuro brilhante à sua frente. Soares não é ponta de lança de equipa de topo, na medida em que apresenta deficiências técnicas significativas (basta olhar para as maiores equipas da Europa para que se perceba que nenhuma tem pontas de lança com caraterísticas semelhantes às de Soares). Porém, é um futebolista que surgiu no FC Porto num momento e num contexto de jogo específicos e que permitiu à equipa resolver alguns dos problemas que esta vinha a apresentar. Como tal, há que valorizá-lo, ajudá-lo a crescer enquanto futebolista (porque tem ainda muito a aprender) e, em troca, continuar a contar com golos que, sobretudo contra equipas de menor valia, permitam desbloquear alguns jogos.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Artigo revisto por: Diana Martins

 

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente da Federação do Curaçau e o apuramento histórico: «Já ganhámos o Mundial»

O Curaçau vai pela primeira vez ao Mundial. Gilberto Martina é o presidente da Federação e já reagiu ao apuramento.

Olheiro BnR | Álvaro Zamora

Os beirões já contam atualmente com cinco vitorias consecutivas, uma delas frente ao Gil Vicente e Zamora tem sido figura.

Luis Suárez analisa vitória da Colômbia e faz balanço: «Representar o país é um prémio pelo trabalho feito no Sporting»

Luis Suárez falou sobre a vitória da Colômbia sobre a Austrália. Avançado do Sporting fez ainda balanço dos últimos meses.

Portugal cai do top-5: Já há ranking FIFA atualizado

Portugal está fora do top-5 do ranking FIFA. Seleção Nacional vê Brasil a ultrapassar e está agora em 6.º lugar na lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Diretor executivo da Federação da Costa do Marfim: «Diomande não aproveitou as chances e tem de viver com isso»

Martial Gohourou, diretor executivo da Federação da Costa do Marfim, lançou dúvidas sobre Ousmane Diomande. Palavras após o primeiro jogo particular.

Carlos Vicens confirma interessados em jogador do Braga: «Também havia no Brasil»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga confirmou ter havido clubes interessados em Gabri Martínez.

Carlos Vicens e a Taça da Liga: «Seria um sonho ganhar a meia final ao Benfica e disputar uma final»

Carlos Vicens deu uma entrevista. Treinador do Braga falou sobre vários temas, tal como a presença nas várias competições.