📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogador da Semana: Tiquinho Soares, o Lutador

- Advertisement -

Com Soares em campo, o FC Porto perde um pouco ao nível da qualidade global do seu jogo (é incomparavelmente superior, por exemplo, o talento de Diogo Jota e a sua capacidade de progredir em velocidade com bola), mas ganha ao nível da finalização por ter um jogador competente nesse domínio. Adicionalmente, o trabalho de André Silva sem bola passa a ser também mais eficaz, na medida em que este sempre se desgastou de forma hercúlea a abrir espaços nas defesas adversárias mas depois, frequentemente, já não apresentava o discernimento necessário para conseguir finalizar com qualidade as jogadas que ele próprio ajudava a criar. Agora, o jovem avançado português fica com menos preocupações ao nível da finalização na medida em que Soares, que se envolve claramente menos na manobra ofensiva da equipa, assume a responsabilidade pela conclusão das jogadas.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Acima de tudo, aquilo que não parece justo é realizar discussões do tipo: Soares ou André Silva? O português é mais jovem, é mais competente sem bola, é tecnicamente mais evoluído, tem já 15 golos marcados na Liga NOS 2016/17 (e por vezes este “pormenor” parece ser esquecido) e, como tal, tem provavelmente um futuro brilhante à sua frente. Soares não é ponta de lança de equipa de topo, na medida em que apresenta deficiências técnicas significativas (basta olhar para as maiores equipas da Europa para que se perceba que nenhuma tem pontas de lança com caraterísticas semelhantes às de Soares). Porém, é um futebolista que surgiu no FC Porto num momento e num contexto de jogo específicos e que permitiu à equipa resolver alguns dos problemas que esta vinha a apresentar. Como tal, há que valorizá-lo, ajudá-lo a crescer enquanto futebolista (porque tem ainda muito a aprender) e, em troca, continuar a contar com golos que, sobretudo contra equipas de menor valia, permitam desbloquear alguns jogos.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Artigo revisto por: Diana Martins

 

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.