📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogador da Semana: Tiquinho Soares, o Lutador

- Advertisement -

Com Soares em campo, o FC Porto perde um pouco ao nível da qualidade global do seu jogo (é incomparavelmente superior, por exemplo, o talento de Diogo Jota e a sua capacidade de progredir em velocidade com bola), mas ganha ao nível da finalização por ter um jogador competente nesse domínio. Adicionalmente, o trabalho de André Silva sem bola passa a ser também mais eficaz, na medida em que este sempre se desgastou de forma hercúlea a abrir espaços nas defesas adversárias mas depois, frequentemente, já não apresentava o discernimento necessário para conseguir finalizar com qualidade as jogadas que ele próprio ajudava a criar. Agora, o jovem avançado português fica com menos preocupações ao nível da finalização na medida em que Soares, que se envolve claramente menos na manobra ofensiva da equipa, assume a responsabilidade pela conclusão das jogadas.

Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares
Fonte: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Acima de tudo, aquilo que não parece justo é realizar discussões do tipo: Soares ou André Silva? O português é mais jovem, é mais competente sem bola, é tecnicamente mais evoluído, tem já 15 golos marcados na Liga NOS 2016/17 (e por vezes este “pormenor” parece ser esquecido) e, como tal, tem provavelmente um futuro brilhante à sua frente. Soares não é ponta de lança de equipa de topo, na medida em que apresenta deficiências técnicas significativas (basta olhar para as maiores equipas da Europa para que se perceba que nenhuma tem pontas de lança com caraterísticas semelhantes às de Soares). Porém, é um futebolista que surgiu no FC Porto num momento e num contexto de jogo específicos e que permitiu à equipa resolver alguns dos problemas que esta vinha a apresentar. Como tal, há que valorizá-lo, ajudá-lo a crescer enquanto futebolista (porque tem ainda muito a aprender) e, em troca, continuar a contar com golos que, sobretudo contra equipas de menor valia, permitam desbloquear alguns jogos.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Tiquinho Soares

Artigo revisto por: Diana Martins

 

 

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.