Marcano | O jogador das sete vidas

- Advertisement -

Ivan Marcano, de 35 anos de idade, 8.º temporada ao serviço do FC Porto, motivo pela qual já se pode considerar como um dos jogadores mais consagrados do atual plantel pelos azuis e brancos.

São já conquistados, ao longo destes últimos oito anos, três ligas portuguesas, duas taças de Portugal e uma Supertaça, um palmarés difícil de imaginar, caso recuemos à sua 1.º passagem pelo relvado do Dragão, antes da sua saída para a AS Roma, uma vez que só tinha festejado um campeonato.

Conhecido pela sua personalidade recatada e reservada, o espanhol não alinha naquele tipo de centrais a que os adeptos portistas estão habituados, ou seja, jogadores carismáticos e emblemáticos, como Jorge Costa, Bruno Alves e Pepe, no entanto, sempre cumpriu, dentro das suas capacidades, o papel que lhe exigiam.

Porém, com Sérgio Conceição ganhou uma nova importância e foi, desde o início, um dos seus jogadores de confiança, algo que os números não mentem. Tão imprescindível que o próprio técnico lutou pelo seu regresso, após a sua saída amarga para o futebol italiano, algo que não caiu bem no gosto dos adeptos.

Talvez, por isso, sempre foi questionado aquando de alguma má exibição e após uma lesão grave foi tido como dispensável e em fase decrescente pelo “Tribunal do Dragão”: A sua saída foi quase dada como certa este verão, mas para surpresa de muitos, no início de temporada, é ele quem agarra o lugar natural de David Carmo.

No entanto, Marcano foi um dos sacrificados pelo desastre de Vila de Conde, uma vez que o jovem português agarrou a titularidade nos jogos subsequentes, contudo, por pressão da transferência, por questões de adaptação a uma nova realidade, o ex-SC Braga ainda não chegou a convencer na totalidade o tão temível, já foi mais, “os autos”do Dragão e quem voltou a aparecer…? Sim, é verdade, Marcano!

Marcano parece personificar na perfeição a frase “se cair x vezes, vou levantar-me y”, pois a sua história no FC Porto é um exemplo disso mesmo, de trabalho, de superação, de perseverança e a verdade é que tem sido decisivo, pois já conta com quatro golos.

Em suma, Marcano pode não ser o jogador que mais levanta a voz, que mais se impõe, que mais vezes bate no peito, mas em tudo o resto é azul e branco da cabeça aos pés. Senhoras e Senhores, apresento-vos, Ivan Marcano, o jogador das sete vidas.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Pinto antevê FC Porto depois da conquista da Taça da Liga: «Deu para festejar o que tinha de ser festejado»

Luís Pinto fez a antevisão do Vitória SC x FC Porto. Vimaranenses regressam aos relvados depois da conquista da Taça da Liga.

Palmeiras de Abel Ferreira continua só com vitórias em 2026 e Grémio de Luís Castro goleia no regresso aos sorrisos

Vitórias para os treinadores portugueses na última noite. O Palmeiras de Abel Ferreira e o Grémio de Luís Castro venceram os seus jogos.

Crystal Palace pondera despedir Oliver Glasner depois do que disse à imprensa

O Crystal Palace está a pensar despedir Oliver Glasner depois das declarações proferidas em conferência de imprensa.

Eis os onzes prováveis do Vitória SC x FC Porto da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o FC Porto na 18.ª jornada da Primeira Liga. Jogo abre a segunda volta para as duas equipas e chega depois de triunfos moralizantes.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica continua interessado em alvo prioritário do verão

O Benfica continua interessado em Anis Hadj Moussa. Extremo atua no Feyenoord e há mais clubes a acompanhar de perto.

NBA: Neemias Queta marca 14 pontos em vitória expressiva dos Boston Celtics

Os Boston Celtics venceram fora os Atlanta Hawks por 132-106 na NBA. Português Neemias Queta voltou estar em destaque.

Michael Carrick enaltece médio do Manchester United: «Estou ansioso para vê-lo prosperar»

Michael Carrick deixou vários elogios a Kobbie Mainoo, depois da vitória do Manchester United contra o Manchester City.