Marcano | O jogador das sete vidas

- Advertisement -

Ivan Marcano, de 35 anos de idade, 8.º temporada ao serviço do FC Porto, motivo pela qual já se pode considerar como um dos jogadores mais consagrados do atual plantel pelos azuis e brancos.

São já conquistados, ao longo destes últimos oito anos, três ligas portuguesas, duas taças de Portugal e uma Supertaça, um palmarés difícil de imaginar, caso recuemos à sua 1.º passagem pelo relvado do Dragão, antes da sua saída para a AS Roma, uma vez que só tinha festejado um campeonato.

Conhecido pela sua personalidade recatada e reservada, o espanhol não alinha naquele tipo de centrais a que os adeptos portistas estão habituados, ou seja, jogadores carismáticos e emblemáticos, como Jorge Costa, Bruno Alves e Pepe, no entanto, sempre cumpriu, dentro das suas capacidades, o papel que lhe exigiam.

Porém, com Sérgio Conceição ganhou uma nova importância e foi, desde o início, um dos seus jogadores de confiança, algo que os números não mentem. Tão imprescindível que o próprio técnico lutou pelo seu regresso, após a sua saída amarga para o futebol italiano, algo que não caiu bem no gosto dos adeptos.

Talvez, por isso, sempre foi questionado aquando de alguma má exibição e após uma lesão grave foi tido como dispensável e em fase decrescente pelo “Tribunal do Dragão”: A sua saída foi quase dada como certa este verão, mas para surpresa de muitos, no início de temporada, é ele quem agarra o lugar natural de David Carmo.

No entanto, Marcano foi um dos sacrificados pelo desastre de Vila de Conde, uma vez que o jovem português agarrou a titularidade nos jogos subsequentes, contudo, por pressão da transferência, por questões de adaptação a uma nova realidade, o ex-SC Braga ainda não chegou a convencer na totalidade o tão temível, já foi mais, “os autos”do Dragão e quem voltou a aparecer…? Sim, é verdade, Marcano!

Marcano parece personificar na perfeição a frase “se cair x vezes, vou levantar-me y”, pois a sua história no FC Porto é um exemplo disso mesmo, de trabalho, de superação, de perseverança e a verdade é que tem sido decisivo, pois já conta com quatro golos.

Em suma, Marcano pode não ser o jogador que mais levanta a voz, que mais se impõe, que mais vezes bate no peito, mas em tudo o resto é azul e branco da cabeça aos pés. Senhoras e Senhores, apresento-vos, Ivan Marcano, o jogador das sete vidas.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Helton recorda André Villas-Boas como treinador: «Controlava o balneário como ninguém»

Helton, antigo guarda-redes do FC Porto, comparou André Villas-Boas e Vítor Pereira, em antevisão ao embate entre os dragões e o Nottingham Forest.

Aaron Ramsey deixa o Pumas e retira-se do futebol

Aaron Ramsey anunciou a reforma no futebol. O médio galês escreveu um texto emotivo nas redes sociais onde se despediu dos adeptos.

Taça da Liga terá novo formato a partir 2027/28: Eis os detalhes

O diretor executivo da Liga Portugal, Paulo Costa, revelou que a Taça da Liga será alvo de várias mudanças a partir da temporada 2027/28.

Vizela perde frente ao Benfica B e escorrega na corrida à subida

O Vizela recebeu e perdeu com o Benfica B por 2-1. Os vizelenses ficam agora mais longe dos lugares de subida à Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges antes do Sporting x Arsenal: «Vamos ter momentos para tudo e temos de ser maduros»

Rui Borges falou com a imprensa antes do apito inicial do Sporting x Arsenal. O técnico explicou a escolha de João Simões e abordou as bolas paradas.

Manuel Pellegrini antevê duelo com o Braga: «Dão mais importância à construção do que à destruição»

O técnico do Real Bétis Manuel Pellegrini e o médio Marc Roca fizeram a antevisão à visita a Braga nos quartos-de-final da Europa League.

Viktor Gyokeres recebe salva de palmas à entrada para o relvado de Alvalade

Na entrada para o aquecimento do Sporting x Arsenal, Viktor Gyokeres foi aplaudido no regresso ao relvado de Alvalade.