Marcano | O jogador das sete vidas

- Advertisement -

Ivan Marcano, de 35 anos de idade, 8.º temporada ao serviço do FC Porto, motivo pela qual já se pode considerar como um dos jogadores mais consagrados do atual plantel pelos azuis e brancos.

São já conquistados, ao longo destes últimos oito anos, três ligas portuguesas, duas taças de Portugal e uma Supertaça, um palmarés difícil de imaginar, caso recuemos à sua 1.º passagem pelo relvado do Dragão, antes da sua saída para a AS Roma, uma vez que só tinha festejado um campeonato.

Conhecido pela sua personalidade recatada e reservada, o espanhol não alinha naquele tipo de centrais a que os adeptos portistas estão habituados, ou seja, jogadores carismáticos e emblemáticos, como Jorge Costa, Bruno Alves e Pepe, no entanto, sempre cumpriu, dentro das suas capacidades, o papel que lhe exigiam.

Porém, com Sérgio Conceição ganhou uma nova importância e foi, desde o início, um dos seus jogadores de confiança, algo que os números não mentem. Tão imprescindível que o próprio técnico lutou pelo seu regresso, após a sua saída amarga para o futebol italiano, algo que não caiu bem no gosto dos adeptos.

Talvez, por isso, sempre foi questionado aquando de alguma má exibição e após uma lesão grave foi tido como dispensável e em fase decrescente pelo “Tribunal do Dragão”: A sua saída foi quase dada como certa este verão, mas para surpresa de muitos, no início de temporada, é ele quem agarra o lugar natural de David Carmo.

No entanto, Marcano foi um dos sacrificados pelo desastre de Vila de Conde, uma vez que o jovem português agarrou a titularidade nos jogos subsequentes, contudo, por pressão da transferência, por questões de adaptação a uma nova realidade, o ex-SC Braga ainda não chegou a convencer na totalidade o tão temível, já foi mais, “os autos”do Dragão e quem voltou a aparecer…? Sim, é verdade, Marcano!

Marcano parece personificar na perfeição a frase “se cair x vezes, vou levantar-me y”, pois a sua história no FC Porto é um exemplo disso mesmo, de trabalho, de superação, de perseverança e a verdade é que tem sido decisivo, pois já conta com quatro golos.

Em suma, Marcano pode não ser o jogador que mais levanta a voz, que mais se impõe, que mais vezes bate no peito, mas em tudo o resto é azul e branco da cabeça aos pés. Senhoras e Senhores, apresento-vos, Ivan Marcano, o jogador das sete vidas.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grátis e em canal aberto: Onde ver o jogo de abertura do Mundial 2026 entre México e África do Sul?

O México e a África do Sul abrem o Mundial 2026 nesta quinta-feira, dia 11 de julho. O encontro vai ter transmissão gratuita e vai dar em canal aberto.

Inglaterra bate Costa Rica por 3-0 antes de começar o Mundial 2026

A Inglaterra bateu a Costa Rica por 3-0, no último particular realizado pela equipa de Thomas Tuchel antes do Mundial 2026. O encontro começou com uma hora de atraso.

Manchester United oficializa saídas de Casemiro, Jadon Sancho e Tyrell Malacia

O Manchester United oficializou três saídas do plantel principal. Casemiro, Jadon Sancho e Tyrell Malacia despedem-se de Old Trafford com o fim dos respetivos contratos.

Botafogo ainda deve 11 milhões ao Benfica pela transferência de Arthur Cabral

Um ano depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo, o Benfica continua à espera de receber grande parte do valor da transferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Geny Catamo faz balanço da época no Sporting «O objetivo é evitar recaídas»

Geny Catamo refletiu sobre a última temporada e reconheceu que problemas físicos limitaram o seu rendimento no Sporting.

Atenção, Real Madrid: Manchester City em negociações com Josko Gvardiol

O Manchester City está a preparar uma proposta de renovação contratual para Josko Gvardiol. José Mourinho tem interesse no croata.

Beto Severo acredita em Portugal no Mundial 2026: «As expetativas são elevadíssimas»

Beto Severo acredita que Portugal tem condições para lutar pelo Mundial 2026 e coloca a Seleção Nacional entre as favoritas.