Mehdi Taremi: Um ponta-de-lança de classe (nacional)

    Esta semana, decidi trazer o nome de Mehdi Taremi a este espaço de opinião e dedicar-lhe algumas linhas, prestando-lhe o meu reconhecimento. Trata-se de um jogador em relação ao qual, nos últimos tempos, tenho vindo a alternar alguns ténues elogios com críticas mais ou menos contundentes. Creio estar na hora de lhe fazer justiça.

    O FC Porto foi-se habituando a ter, ao longo da sua história, avançados de nomeada e craveira internacional. Sem ter que recorrer a um passado muito distante, lembro-me, assim de repente, por exemplo, de Falcao ou Jackson Martínez, que, embora diferentes, brilharam de forma cintilante na sua passagem pelo futebol português.

    Todavia, se não estiver a ser atraiçoado pela memória, devo dizer que não me recordo de ver um jogador da posição mais adiantada no terreno de jogo tão inteligente como Taremi. O iraniano é dotado de enorme qualidade no jogo associativo e é exímio a ler e interpretar os diferentes momentos do jogo.

    Mehdi Taremi
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    É um jogador que percebe com exatidão os momentos em que deve baixar no terreno para jogar em apoio e colar os setores ou quando deve forçar movimentos de ataque à profundidade com o intuito de esticar a equipa no campo. Acrescente-se, também, que é capaz de discernir quase sempre, eficazmente, os momentos de pausa e aceleração e tem uma qualidade de passe acima da média.

    A sua capacidade de compreensão da exigência dos jogos e dos seus diferentes momentos é um garante de bom desempenho individual em qualquer um dos espaços do ataque que ocupe. Veja-se e analise-se os últimos jogos do FC Porto.

    É Mehdi Taremi quem permite à equipa, mesmo dentro do próprio jogo e sem trocar de peças, alternar vários sistemas e soluções de ataque à baliza contrária. Taremi surge, não raras vezes, a fechar (ou abrir) no corredor esquerdo, permitindo que Otávio se junte a Vitinha e Uribe no meio ou aparece, até, regularmente, nas costas de Evanilson a fazer o papel de segundo avançado e terceiro médio.

    Isto, para além da apetência natural para ocupar a posição mais adiantada do ataque (papel que mais vezes foi desempenhando ao longo da carreira) na qual, para além das inatas qualidades ofensivas, apresenta argumentos defensivos sólidos, tornando-se, quando necessário, no primeiro defesa da equipa por via de uma pressão eficaz e inteligente.

    Não é por acaso que Taremi tem vindo a alcançar, sistematicamente, nestas épocas de FC Porto, o “duplo-duplo” (se me é permitido o uso de vocabulário do basquetebol). Ultrapassa, invariavelmente, a dezena de golos e a dezena de assistências e tal sucede, de facto, como consequência da inteligência de jogo que o internacional iraniano demonstra na interpretação de cada momento do mesmo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.