Novo santo popular na cidade do Porto: San Iker Casillas

- Advertisement -

Por onde começar quando se fala em Iker Casillas?

É sem sombra de dúvidas um dos melhores guarda-redes da história do futebol e ficará marcado como uma lenda do desporto-rei.

Iker tem mais de 1000 jogos na carreira, sendo que 725 deles foram pelo Real Madrid, tem o recorde de internacionalizações pela seleção espanhola e venceu basicamente tudo o que havia para ganhar.

Foi o terceiro capitão da história a levantar o Mundial, o Europeu e a Liga dos Campeões, quando o Real Madrid venceu a edição de 2014. O mais impressionante é que fez isto tudo num espaço de quatro anos. Iker venceu tudo ao serviço de clube e seleção e a realidade é que foi sempre titular e capitão durante esse período.

Tem um palmarés invejável, com 23 títulos conquistados e conta com outros distintivos como recorde de jogos sem sofrer golos na Liga dos Campeões, e o recorde de minutos (952) sem sofrer golos em Espanha.

No dia 1 de maio de 2019, o guardião espanhol sofreu um enfarte no treino do FC Porto e deixou o mundo perplexo. Apesar de ter recuperado e ficado estável até aos dias de hoje, é triste pensar na forma como esta figura abandonou a sua grande paixão. Depois de uma despedida desrespeitadora por parte do antigo clube, San Iker merecia muito mais… Sem o problema de saúde, Iker teria um estádio cheio a aplaudir e a cantar pelo seu nome no dia da despedida do FC Porto.

Por muito que houvesse a esperança de um regresso, a recuperação do estado de saúde é imperativa e felizmente Casillas encontra-se seguro atualmente. Desde fevereiro que o final de carreira de Casillas era garantido, como comunicou Jorge Nuno Pinto da Costa à comunicação social, no entanto, o contrato entre clube e jogador apenas teve ligação terminada na última semana, o que provocou uma onda de solidariedade para com o espanhol, na qual os adeptos puderam relembrar os melhores momentos da passagem pelo clube da invicta.

No geral, foi uma passagem brilhante de San Iker pelos azuis e brancos, à exceção de uma primeira época um pouco mais frágil, ainda em períodos de adaptação a uma nova liga e a estádios diferentes, mas esteve sempre ao nível e com uma postura exemplar, demonstrando-se um líder de balneário e um guarda-redes formidável já perto das quatro décadas de idade.

Para sempre na história do FC Porto, da Liga Portuguesa, do futebol internacional e mundial. Sem desrespeitar qualquer parada de San Iker nos clubes e país que representou, contudo, a melhor defesa da sua carreira foi há pouco mais de um ano atrás, no treino do FC Porto. Obrigado por tudo Iker.

O Bola na Rede selecionou abaixo alguns dos melhores momentos do guardião espanhol.  

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vai sair do Barcelona? Bayern Munique pensa em médio ofensivo dos catalães

O Bayern Munique pode avançar com uma proposta para garantir a contratação de Dani Olmo, médio ofensivo do Barcelona.

Ruben Amorim atento: Chelsea está de olho em jovem do AC Milan

O Chelsea é um dos emblemas que está a observar com mais atenção Francesco Camarda, ponta de lança do AC Milan.

Já há novidades sobre Jakub Kaminski: «Acho que o perdemos»

Jakub Kaminski saiu lesionado do último jogo da Polónia e deve regressar a Lisboa nas próximas horas.

Real Madrid de José Mourinho pode avançar por defesa: espanhóis contam com cláusula de opção de recompra

O Real Madrid está a ponderar avançar com uma proposta por Jacobo Ramón, defesa central que pertence ao Como 1907.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica toma decisão: jogador vai ser despromovido à equipa B

Anísio Cabral passará a atuar mais vezes os trabalhos do Benfica B. O ponta de lança quer somar mais minutos em 2026/27.

Atenção, Benfica: Gianluca Prestianni interessa a 3 históricos europeus

Gianluca Prestianni conta com três interessados nos seus serviços: Tottenham, Aston Villa e Atlético Madrid.

Argentina em choque: ex-FC Porto internado nos cuidados intensivos

Daniel Osvaldo, antigo avançado que passou pelo FC Porto, foi internado nos cuidados intensivos devido a um problema grave.