Novo santo popular na cidade do Porto: San Iker Casillas

Por onde começar quando se fala em Iker Casillas?

É sem sombra de dúvidas um dos melhores guarda-redes da história do futebol e ficará marcado como uma lenda do desporto-rei.

Iker tem mais de 1000 jogos na carreira, sendo que 725 deles foram pelo Real Madrid, tem o recorde de internacionalizações pela seleção espanhola e venceu basicamente tudo o que havia para ganhar.

Foi o terceiro capitão da história a levantar o Mundial, o Europeu e a Liga dos Campeões, quando o Real Madrid venceu a edição de 2014. O mais impressionante é que fez isto tudo num espaço de quatro anos. Iker venceu tudo ao serviço de clube e seleção e a realidade é que foi sempre titular e capitão durante esse período.

Tem um palmarés invejável, com 23 títulos conquistados e conta com outros distintivos como recorde de jogos sem sofrer golos na Liga dos Campeões, e o recorde de minutos (952) sem sofrer golos em Espanha.

No dia 1 de maio de 2019, o guardião espanhol sofreu um enfarte no treino do FC Porto e deixou o mundo perplexo. Apesar de ter recuperado e ficado estável até aos dias de hoje, é triste pensar na forma como esta figura abandonou a sua grande paixão. Depois de uma despedida desrespeitadora por parte do antigo clube, San Iker merecia muito mais… Sem o problema de saúde, Iker teria um estádio cheio a aplaudir e a cantar pelo seu nome no dia da despedida do FC Porto.

Por muito que houvesse a esperança de um regresso, a recuperação do estado de saúde é imperativa e felizmente Casillas encontra-se seguro atualmente. Desde fevereiro que o final de carreira de Casillas era garantido, como comunicou Jorge Nuno Pinto da Costa à comunicação social, no entanto, o contrato entre clube e jogador apenas teve ligação terminada na última semana, o que provocou uma onda de solidariedade para com o espanhol, na qual os adeptos puderam relembrar os melhores momentos da passagem pelo clube da invicta.

No geral, foi uma passagem brilhante de San Iker pelos azuis e brancos, à exceção de uma primeira época um pouco mais frágil, ainda em períodos de adaptação a uma nova liga e a estádios diferentes, mas esteve sempre ao nível e com uma postura exemplar, demonstrando-se um líder de balneário e um guarda-redes formidável já perto das quatro décadas de idade.

Para sempre na história do FC Porto, da Liga Portuguesa, do futebol internacional e mundial. Sem desrespeitar qualquer parada de San Iker nos clubes e país que representou, contudo, a melhor defesa da sua carreira foi há pouco mais de um ano atrás, no treino do FC Porto. Obrigado por tudo Iker.

O Bola na Rede selecionou abaixo alguns dos melhores momentos do guardião espanhol.  

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.