Última horaAinda agora renovou: William Gomes na lista de colosso da Premier League
Publicidade

O adeus do FC Porto a Fábio Silva

José Mário Fernandes · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

E está confirmada a primeira grande venda do FC Porto neste mercado de transferências. Por uma verba que rondará os quarenta milhões de euros, Fábio Silva trocará o Dragão pelo Molineux Stadium, casa do Wolverhamtpon Wanderers FC, clube comandado pelo técnico português Nuno Espírito Santo. Em terras de Sua Majestade, irá partilhar o balneário com os também portugueses Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Bruno Jordão, Diogo Jota, Daniel Podence e Pedro Neto.

Azul e branco desde 2010, Fábio Silva conta, no entanto, com uma passagem de duas épocas pelo maior rival dos da Invicta, o SL Benfica, entre os anos de 2015 e 2017. De águia ao peito, em trinta e oito partidas disputadas, é autor de vinte e nove golos. No entanto, não obstante os números extremamente positivos enquanto jogador encarnado, Fábio Silva haveria de recusar vários contratos de formação oferecidos pelo clube da Luz; tudo isto, antes de voltar a fazer as malas e regressar a casa, ao FC Porto.

Nas duas épocas que se seguiram, o antigo camisola quarenta e nove dos dragões continuou a somar números dignos de registo. Sessenta e quatro golos em pouco mais de setenta jogos e cada vez mais patente a ideia de que poderíamos estar perante um “caso sério”.

Contudo, não só de golos foi feito o percurso nos escalões de formação de Fábio Silva. Ao esticar das redes, o jovem atacante adicionou troféus, com destaque natural para a UEFA Youth League conquistada a vinte e nove de abril do ano passado.

Chamado por Sérgio Conceição, estreia-se na equipa principal num jogo de má memória para o clube azul e branco: a derrota em Barcelos, perante o Gil Vicente FC, por 2-1. Daí por diante, vai somando minutos no campeonato, na Liga Europa e na Taça da Liga, competição onde, frente ao CD Santa Clara, faz o primeiro jogo na condição de titular.

Em jogo a contar para a prova rainha, Fábio Silva esticaria as redes adversárias pela primeira vez enquanto integrante da equipa principal do FC Porto. Frente ao SC Coimbrões, o camisola quarenta e nove fecharia o resultado em 5-0 e estabelecia um novo record: o de mais jovem jogador da história azul e branca a marcar.

O primeiro golo perante o Tribunal do Dragão também não tardaria muito mais a chegar. Frente a um líder FC Famalicão, Fábio salta do banco para substituir Soares aos oitenta e seis minutos; dois minutos mais tarde, pressiona o guardião visitante, rouba-lhe o esférico e fecha o resultado na Invicta em 3-0.

O promissor futuro que se lhe adivinhava, em adição às boas réplicas que vinha dando dentro das quatro linhas, valeram ao recém-eleito Atleta Revelação o voto de confiança da estrutura portista, que o blindou com uma cláusula nunca antes vista no futebol português: cento e vinte e cinco milhões de euros.

Até final da temporada, Fábio Silva colocou o seu nome na lista dos marcadores uma vez mais num encontro da Taça de Portugal, na goleada perante o Vitória FC (4-0). O seu nome integra ainda a lista de sessenta candidatos para o prémio Golden Boy, juntamente com os também dragões Tomás Esteves e Vítor Ferreira.

Fonte: Diogo Cardoso/ Bola na Rede

A nível de seleções, o agora avançado dos Wolves soma dezassete golos desde os sub-15 até aos sub-19, escalão onde assinou um hat-trick frente à Itália em outubro de 2019. Com os lobos ingleses, o novo camisola dezassete Fábio Silva assina um contrato que será valido por cinco temporadas.

A nós, resta desejar-te a melhor das sortes, Fábio. Voa miúdo!

José Mário Fernandes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando os outsiders deixam de pedir licença | Premier League

Há uma altura em todas as épocas em que olhamos para a classificação da Premier League e procuramos os intrusos. Aqueles clubes que, por alguma razão, decidiram não respeitar a hierarquia habitual e instalaram-se em lugares que, à partida, pareciam reservados aos mesmos de sempre. Este ano, apenas cinco jornadas decorreram para dois nomes já começarem a desviar a atenção, o Brighton e o Leeds. O primeiro está em terceiro. O segundo, em quinto. Ambos invictos e separados por apenas um ponto. Mas talvez mais interessante do que a posição que ocupam seja a sensação de que nenhum dos dois parece estar ali por acaso... Mas analisemos com factos. O Brighton já marcou 16 golos em cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa do campeonato, e só perdeu um jogo. O Leeds sofreu apenas três golos e ainda não conheceu a derrota.

Francisca Marafona Graça · 4 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Cristiano Ronaldo: Obviamente, Finish

Existem momentos em que no espaço futebolístico e mediático não se fala noutro tema. Sendo esses momentos absolutamente inevitáveis, em muitos deve haver consciência por parte dos protagonistas, ações algo dignas e a capacidade de seguir em frente. Assim deve ser, não só pelo respeito por quem está a ver (o país e até o mundo), mas sobretudo pelo respeito por si próprios. Assim foi, tem sido e devia ser o recente escândalo em torno da seleção nacional, envolvendo Pedro Proença, Jorge Jesus e maioritariamente Cristiano Ronaldo.   Em vez de ir cronologicamente e ao pormenor a cada um dos acontecimentos que fizeram parte desta polémica, que já foram repetidos várias vezes pelos média ou tentar perceber, ponto por ponto, quem teve razão e quem não teve, que seria muito aborrecido e sinceramente já é algo enjoativo (pois há teorias e boatos sobre o que qualquer uma das partes terá dito ou feito), é mais necessário colocar um ponto final em todo este embaraço. Todo este imbróglio deixa fragilizado o prestígio da Federação Portuguesa de Futebol (mais que a do seu Presidente), a figura do Selecionador Nacional e ainda mais, o legado e a imagem de Cristiano Ronaldo.

Jorge Afonso · 12 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.