O dia inesquecível para toda a nação portista

- Advertisement -

26 de Maio de 2004, Gelsenkirchen. A data e o lugar que vão marcar para sempre os adeptos, os jogadores, e toda a nação portista. O auge do futebol, o principal palco europeu e o título mais importante de clubes foi conquistado pelos dragões há 14 anos. Um ano marcado pelo percurso fabuloso coroado com uma conquista incomparável a qualquer feito conquistado por outro clube português.

Com um plantel de excelência, e realce-se, sem grandes recursos financeiros, mas com harmonia, confiança, e espírito de grupo notório, num plantel que é por muitos considerado a melhor equipa de sempre dos azuis e brancos.

Grandes jogadores como Vítor Baía, Deco, Ricardo Carvalho, Costinha, Derlei, foram alguns dos principais responsáveis pela conquista conduzida por José Mourinho que derrotou o AS Mónaco de Morientes, Evra e Cissé, por 3-0 com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev.

A equipa que no ano anterior tinha também conquistado a taça UEFA, ganhou motivação extra após um dos momentos mais carismáticos do clube, com o golo de Costinha em Old Trafford já nos descontos, que permitiu aos dragões passarem aos quartos-de-final da prova europeia e posteriormente a passagem à final com a vitória frente ao Deportivo da Corunha no mítico Municipal de Riazor, equipa que até então não tinha sofrido qualquer golo em casa.

No final de tudo, o AS Mónaco foi o adversário improvável em Gelsenkirchen
Fonte: FC Porto

A noite mágica de Gelsenkirchen jamais será esquecida no espírito portista, não só pelas baixas probabilidades de um clube português conseguir este feito, como também a exibição fantástica que arrasou por completo as esperanças dos monegascos conquistarem o principal troféu europeu.

Passado mais de uma década, estará certamente no coração de todos os portistas uma noite mágica, com sentimentos inesquecíveis que levaram o FC Porto a um coroar de final de época que será certamente difícil de repetir. A Europa passou de sonho a realidade, Gelsenkirchen marcará sempre como o maior feito de um clube português até aos dias de hoje.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado de inverno vai mexer: Viktor Gyokeres está descontente e conta com 4 interessados

Viktor Gyokeres não está contente com o seu papel no Arsenal e pode sair do emblema inglês no próximo mercado.

João Palhinha deixa reação ao FC Porto 3-1 Benfica

João Palhinha já reagiu ao encontro entre o FC Porto e o Benfica, partida que terminou com uma vitória dos dragões por 3-1.

André Villas-Boas descarta regresso aos bancos e explica cláusula de Francesco Farioli: «É um pouco mais caro do que eu era quando fui para...

André Villas-Boas não tem nos seus planos voltar a ser treinador, afirmando que está concentrado na liderança do FC Porto.

Continuidade de Rui Borges apoiada por ex-capitão: «Entendo que há margem para continuar»

Tonel apoia a continuidade de Rui Borges enquanto treinador do Sporting. O técnico tem sido questionado nos últimos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: médio tem 3 semanas para recuperar estatuto nas ideias de Rui Borges

João Simões não foi convocado para nenhuma seleção jovem e estará assim às ordens de Rui Borges nas próximas semanas.

Manchester United já estuda o mercado e tem alvo para a posição de ponta de lança

O Manchester United não começou da melhor maneira a temporada e deve reforçar o seu plantel. Serhou Guirassy é alvo dos ingleses.

Iván Fresneda convocado à Seleção A de Espanha: «Um sonho realizado»

Iván Fresneda mostra-se feliz pela convocatória à Seleção A de Espanha e deseja as melhoras ao compatriota Pedro Porro.