📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O dia inesquecível para toda a nação portista

- Advertisement -

26 de Maio de 2004, Gelsenkirchen. A data e o lugar que vão marcar para sempre os adeptos, os jogadores, e toda a nação portista. O auge do futebol, o principal palco europeu e o título mais importante de clubes foi conquistado pelos dragões há 14 anos. Um ano marcado pelo percurso fabuloso coroado com uma conquista incomparável a qualquer feito conquistado por outro clube português.

Com um plantel de excelência, e realce-se, sem grandes recursos financeiros, mas com harmonia, confiança, e espírito de grupo notório, num plantel que é por muitos considerado a melhor equipa de sempre dos azuis e brancos.

Grandes jogadores como Vítor Baía, Deco, Ricardo Carvalho, Costinha, Derlei, foram alguns dos principais responsáveis pela conquista conduzida por José Mourinho que derrotou o AS Mónaco de Morientes, Evra e Cissé, por 3-0 com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev.

A equipa que no ano anterior tinha também conquistado a taça UEFA, ganhou motivação extra após um dos momentos mais carismáticos do clube, com o golo de Costinha em Old Trafford já nos descontos, que permitiu aos dragões passarem aos quartos-de-final da prova europeia e posteriormente a passagem à final com a vitória frente ao Deportivo da Corunha no mítico Municipal de Riazor, equipa que até então não tinha sofrido qualquer golo em casa.

No final de tudo, o AS Mónaco foi o adversário improvável em Gelsenkirchen
Fonte: FC Porto

A noite mágica de Gelsenkirchen jamais será esquecida no espírito portista, não só pelas baixas probabilidades de um clube português conseguir este feito, como também a exibição fantástica que arrasou por completo as esperanças dos monegascos conquistarem o principal troféu europeu.

Passado mais de uma década, estará certamente no coração de todos os portistas uma noite mágica, com sentimentos inesquecíveis que levaram o FC Porto a um coroar de final de época que será certamente difícil de repetir. A Europa passou de sonho a realidade, Gelsenkirchen marcará sempre como o maior feito de um clube português até aos dias de hoje.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.

William Gomes e Diogo Costa: «Isto é ser Porto. Porto é sofrer também»

William Gomes fez a análise ao desfecho entre FC Porto e Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão. Dragões venceram por 1-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os destaques do FC Porto x Estoril Praia

O FC Porto recebeu o Estoril Praia no Estádio do Dragão, em jogo da 12.ª jornada da Primeira. Confere os destaques do encontro.

Astúcia do Estoril Praia não trava FC Porto que soma mais uma vitória e assume liderança isolada na Primeira Liga

O FC Porto derrotou o Estoril Praia por 1-0 no Estádio do Dragão e assumiu novamente a liderança isolada na Primeira Liga.

João Nuno responde ao Bola na Rede: «Senti que não estávamos nem a fechar, nem a pressionar, nem a fazer nada»

João Nuno analisou a derrota do Estrela da Amadora diante do Sporting. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.