📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“O pior campeão da década”? – Os números do FC Porto 2019/20

- Advertisement -

A época mais longa de que há memória acabou por coroar o FC Porto como novo campeão nacional. No entanto, desde que o primeiro lugar foi matematicamente assegurado pelos dragões, muito se tem questionado sobre se estávamos perante o pior campeão da década que findará este ano.

O demérito excessivo do Benfica, o elevado número de vitórias pela margem mínima de Sérgio Conceição, o pobre desempenho europeu do agora campeão nacional: tudo isto e muito mais surgiu, de certa forma, na tentativa de colocar um asterisco no troféu recém-conquistado.

De facto, houve uma perda de pontos anormal da equipa encarnada, assim como existiram várias e várias vitórias dos da Invicta por apenas um golo de diferença; a caminhada europeia também ficou algo aquém das expectativas. Mas farão estes fatores do FC Porto o pior campeão dos últimos dez anos? Neste artigo, trarei alguns números e dados que mostrarão um ponto de vista totalmente diferente.

Comecemos pelo início. “O título do FC Porto tem mais de demérito do Benfica do que de mérito do próprio FC Porto” – será verdade? Bom, é inegável que a segunda metade do campeonato não correu propriamente bem à turma então comandada por Bruno Lage: falamos, em boa verdade, da pior segunda volta do Benfica na década.

Todavia, há que olhar para a outra face da moeda: estamos a falar do mesmo Benfica que realizou a melhor primeira volta, em termos de aproveitamento pontual, dos últimos trinta e seis anos. Por falar em aproveitamento pontual, aliás, o emblema da Luz terminou a Liga com um aproveitamento de 75.5%, um registo superior, por exemplo, ao que o FC Porto apresentou em 16/17 (74.5%), época em que foi segundo colocado.

Estes mesmos 75.5% de aproveitamento pontual seriam suficientes para garantir o título em três das últimas dez edições de campeonato.

Conclusão? Independentemente de todos os problemas, o Benfica esteve longe de fazer a pior campanha de um segundo classificado na década. Portanto, parece-me algo exagerado colocar todo o peso desta conquista sobre os ombros das águias.

O Benfica, apesar de ficar aquém das expectativas na segunda metade do campeonato, fez a melhor primeira volta dos últimos trinta e seis anos
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Tudo isto leva-nos à segunda parte da questão: há ou não há mérito do FC Porto? Naturalmente, não haverá nenhum campeão que o seja sem a sua dose de mérito. Mas, para não entrarmos no campo subjetivo, vamos ver o que nos diz o registo dos dragões.

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: Kika Nazareth lesiona-se no Portugal x Países Baixos e sai em lágrimas

Kika Nazareth lesionou-se durante o Portugal x Países Baixos, jogo de cariz particular. Jogadora saiu em lágrimas.

Manuel Pellegrini prolonga ligação ao Real Betis até 2027

O Real Bétis garantiu a continuidade de Manuel Pellegrini por mais uma temporada. O treinador chileno, fica agora ligado ao clube até junho de 2027.

Jogadores do Benfica e José Mourinho perspectivam campeão do mundo de F1

A época de Fórmula 1 está quase a acabar e o GP do Catar, pode decidir tudo. No Benfica Campus, antes do treino desta sexta-feira, o tema atravessou o relvado e José Mourinho e o plantel arriscaram palpites sobre quem vai levantar o troféu.

Miralem Pjanic diz adeus aos relvados e já prepara nova vida fora das 4 linhas

Miralem Pjanic decidiu terminar a carreira aos 35 anos. O bósnio opta agora por seguir outro caminho, ainda dentro do futebol.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas deixa bicada: «Ainda vamos ver o dérbi de Lisboa terminar com 3 pontos para cada um»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, visa Sporting e Benfica ao abordar o tema calendário no editorial da revista Dragões.

Mateus Mide ganha prémio de MVP do Mundial Sub-17: Eis todos os vencedores da história

Mateus Mide venceu o prémio de Melhor Jogador do Mundial Sub-17. Fica com a lista de todos os MVP's da história da prova.

Nacional x Benfica no sábado: Quais são as previsões do IPMA para o final da tarde na Choupana?

O Benfica desloca-se este sábado à Choupana para enfrentar o Nacional. Ricardo Tavares, delegado regional do IPMA na Madeira, fez a previsão.