Olheiro BnR | Gonçalo Borges

- Advertisement -

Lisboeta de origem, Gonçalo Borges tem vindo passo a passo a ganhar mais minutos no plantel principal do FC Porto. No clube desde os juvenis, o extremo é uma das caras de aposta portista no Olival. Contudo, foi no rival Benfica que começou o seu percurso no futebol até 2015 quando embarcou para a cidade Invicta.

O percurso de Gonçalo

Gonçalo Borges tem 21 anos e tem perto de 200 jogos entre camadas jovens e equipa B. O avançado pertence à geração de ouro dos Dragões que conquistou a Youth League. Em julho de 2022, o clube assumiu a aposta no jovem jogador que terminava contrato no final da presente época com uma renovação de longa duração.

O internacional em todos os escalões desde os sub-16 até aos sub-21 está na sua primeira época completamente integrado na equipa principal. No entanto, na temporada transata já tinha somado os primeiros minutos tanto no Campeonato como na Taça da Liga onde se estreou de forma absoluta no jogo contra o Rio Ave. O jovem esteve ainda em mais jogos como suplente não utilizado, inclusivamente nas competições europeias.

Esta época só em 2022, o avançado foi utilizado em 12 jogos com minutos em todas as competições, incluindo Liga dos Campeões. Para que não perca o ritmo competitivo, intermitente António Folha vai levando o jogador para as partidas da equipa B. Na equipa secundária dos Dragões, Gonçalo Borges já passou a fase de maturação com duas épocas com grande utilização na Segunda Liga.

O que pode oferecer?

Gonçalo Borges é um extremo que pode jogar nos dois corredores, mas com maior predisposição pelo lado direito. As suas maiores virtudes são o sprint e a precisão dos seus cruzamentos, mostrando visão de jogo e bom controlo do esférico para colocar a bola nos seus colegas na grande área. Também no 1×1 o avançado se destaca, ganhando posição ao lateral adversário no corredor.

O problema de Gonçalo é a concorrência que é forte. Entre Galeno, Pepê e Veron, o avançado tem somado muitas convocatórias sem que acabe por ser utilizado. Coloca-se a questão: um empréstimo não seria a melhor solução para continuar a evoluir?

Para o Porto e para Sérgio Conceição é útil ter um jogador com o seu talento no plantel principal pronto a pressionar os habituais utilizados nos corredores. Contudo, aos 21 anos e já com dezenas de jogos nas pernas de II Liga, Gonçalo Borges necessitaria de jogar regularmente a um nível mais elevado, nomeadamente no escalão principal. O jogador parece estar em ponto de rebuçado para ter maior utilização sob pena de estagnar o seu desenvolvimento.

Veremos que oportunidades terá o galardoado como atleta revelação nos Dragões de Ouro 2022 no resto da época e se o coletivo acabará por limitar a explosão de mais um talento.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Jovem talento brasileiro desperta interesse do Benfica

O Benfica está atento ao desenvolvimento do jovem extremo de 18 anos, Pablo Neri. O brasileiro alinha pelo Cruzeiro na 'Copinha'.

Estrela da Amadora fecha reforço para o ataque proveniente da Ligue 1

O Estrela da Amadora chegou a acordo com o Toulouse para fechar a contratação do avançado bósnio Said Hamulic.

Estrela da Amadora tem 2 baixas de peso confirmadas para o jogo com o Benfica na próxima jornada

O Estrela da Amadora não vai poder contar com Abraham Marcus e Jovane Cabral na próxima jornada. O avançado nigeriano de 26 anos foi expulso, já o avançado cabo-verdiano viu o quinto cartão amarelo.

Estoril Praia tem noite de gala e goleia Estrela da Amadora por 5-0 na Reboleira

O Estoril Praia aplicou uma goleada de 5-0 no Estrela da Amadora, no encerramento da jornada 18 da Primeira Liga. Yanis Begraoui fez um hat-trick.

PUB

Mais Artigos Populares

Encaixes individuais, profundidade e a irreverência de Oskar Pietuszewski: Análise tática do Vitória SC x FC Porto

Vitória SC e FC Porto protagonizaram um jogo de fortes encaixes individuais, decidido pela ousadia do estreante Oskar Pietuszewski.

Elche e Sevilha empatam e prolongam mau momento na La Liga

O Elche empatou em casa a dois golos frente ao Sevilha, na jornada 20 da La Liga. Martim Neto foi o único português utilizado na partida.

Nico Paz volta a brilhar na vitória do Como 1907 no terreno da Lazio: Eis os resultados do dia na Serie A

Na 21.ª jornada da Serie A, o Como 1907 venceu por 3-0 na visita à Lazio com um bis de Nico Paz, e o Cremonese empatou a zero frente ao Hellas Verona.