Olheiro BnR | Gonçalo Borges

- Advertisement -

Lisboeta de origem, Gonçalo Borges tem vindo passo a passo a ganhar mais minutos no plantel principal do FC Porto. No clube desde os juvenis, o extremo é uma das caras de aposta portista no Olival. Contudo, foi no rival Benfica que começou o seu percurso no futebol até 2015 quando embarcou para a cidade Invicta.

O percurso de Gonçalo

Gonçalo Borges tem 21 anos e tem perto de 200 jogos entre camadas jovens e equipa B. O avançado pertence à geração de ouro dos Dragões que conquistou a Youth League. Em julho de 2022, o clube assumiu a aposta no jovem jogador que terminava contrato no final da presente época com uma renovação de longa duração.

O internacional em todos os escalões desde os sub-16 até aos sub-21 está na sua primeira época completamente integrado na equipa principal. No entanto, na temporada transata já tinha somado os primeiros minutos tanto no Campeonato como na Taça da Liga onde se estreou de forma absoluta no jogo contra o Rio Ave. O jovem esteve ainda em mais jogos como suplente não utilizado, inclusivamente nas competições europeias.

Esta época só em 2022, o avançado foi utilizado em 12 jogos com minutos em todas as competições, incluindo Liga dos Campeões. Para que não perca o ritmo competitivo, intermitente António Folha vai levando o jogador para as partidas da equipa B. Na equipa secundária dos Dragões, Gonçalo Borges já passou a fase de maturação com duas épocas com grande utilização na Segunda Liga.

O que pode oferecer?

Gonçalo Borges é um extremo que pode jogar nos dois corredores, mas com maior predisposição pelo lado direito. As suas maiores virtudes são o sprint e a precisão dos seus cruzamentos, mostrando visão de jogo e bom controlo do esférico para colocar a bola nos seus colegas na grande área. Também no 1×1 o avançado se destaca, ganhando posição ao lateral adversário no corredor.

O problema de Gonçalo é a concorrência que é forte. Entre Galeno, Pepê e Veron, o avançado tem somado muitas convocatórias sem que acabe por ser utilizado. Coloca-se a questão: um empréstimo não seria a melhor solução para continuar a evoluir?

Para o Porto e para Sérgio Conceição é útil ter um jogador com o seu talento no plantel principal pronto a pressionar os habituais utilizados nos corredores. Contudo, aos 21 anos e já com dezenas de jogos nas pernas de II Liga, Gonçalo Borges necessitaria de jogar regularmente a um nível mais elevado, nomeadamente no escalão principal. O jogador parece estar em ponto de rebuçado para ter maior utilização sob pena de estagnar o seu desenvolvimento.

Veremos que oportunidades terá o galardoado como atleta revelação nos Dragões de Ouro 2022 no resto da época e se o coletivo acabará por limitar a explosão de mais um talento.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora.

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.