Olheiro BnR | Gonçalo Borges

- Advertisement -

Lisboeta de origem, Gonçalo Borges tem vindo passo a passo a ganhar mais minutos no plantel principal do FC Porto. No clube desde os juvenis, o extremo é uma das caras de aposta portista no Olival. Contudo, foi no rival Benfica que começou o seu percurso no futebol até 2015 quando embarcou para a cidade Invicta.

O percurso de Gonçalo

Gonçalo Borges tem 21 anos e tem perto de 200 jogos entre camadas jovens e equipa B. O avançado pertence à geração de ouro dos Dragões que conquistou a Youth League. Em julho de 2022, o clube assumiu a aposta no jovem jogador que terminava contrato no final da presente época com uma renovação de longa duração.

O internacional em todos os escalões desde os sub-16 até aos sub-21 está na sua primeira época completamente integrado na equipa principal. No entanto, na temporada transata já tinha somado os primeiros minutos tanto no Campeonato como na Taça da Liga onde se estreou de forma absoluta no jogo contra o Rio Ave. O jovem esteve ainda em mais jogos como suplente não utilizado, inclusivamente nas competições europeias.

Esta época só em 2022, o avançado foi utilizado em 12 jogos com minutos em todas as competições, incluindo Liga dos Campeões. Para que não perca o ritmo competitivo, intermitente António Folha vai levando o jogador para as partidas da equipa B. Na equipa secundária dos Dragões, Gonçalo Borges já passou a fase de maturação com duas épocas com grande utilização na Segunda Liga.

O que pode oferecer?

Gonçalo Borges é um extremo que pode jogar nos dois corredores, mas com maior predisposição pelo lado direito. As suas maiores virtudes são o sprint e a precisão dos seus cruzamentos, mostrando visão de jogo e bom controlo do esférico para colocar a bola nos seus colegas na grande área. Também no 1×1 o avançado se destaca, ganhando posição ao lateral adversário no corredor.

O problema de Gonçalo é a concorrência que é forte. Entre Galeno, Pepê e Veron, o avançado tem somado muitas convocatórias sem que acabe por ser utilizado. Coloca-se a questão: um empréstimo não seria a melhor solução para continuar a evoluir?

Para o Porto e para Sérgio Conceição é útil ter um jogador com o seu talento no plantel principal pronto a pressionar os habituais utilizados nos corredores. Contudo, aos 21 anos e já com dezenas de jogos nas pernas de II Liga, Gonçalo Borges necessitaria de jogar regularmente a um nível mais elevado, nomeadamente no escalão principal. O jogador parece estar em ponto de rebuçado para ter maior utilização sob pena de estagnar o seu desenvolvimento.

Veremos que oportunidades terá o galardoado como atleta revelação nos Dragões de Ouro 2022 no resto da época e se o coletivo acabará por limitar a explosão de mais um talento.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

Damac de Armando Evangelista empata a zero e Al Qadsiah aproxima-se do pódio: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 20.ª jornada da Liga Saudita, o Damac empatou a zero na receção ao Al Kholood e o Al Qadsiah bateu o Al Khaleej por uma bola a zero.

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.

Youth League: eis os resultados desta terça-feira

Realizaram-se alguns jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Youth League durante esta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

EHF EURO 2026: Não há limite para os Heróis do Mar | Andebol

Há campanhas que se avaliam por resultados. Outras mudam...

A Ilusão do Semáforo: a Fórmula 1 começa muito antes de Melbourne

A Fórmula 1 gosta de vender a ideia de...