Publicidade

Os 5 heróis do FC Porto na era moderna

Nélson Mota · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

No livro de memórias recheado de sucesso do FC Porto moram alguns dos nomes mais mediáticos do clube azul e branco. Se por um lado temos os flops e os vilões que não tiveram tanto sucesso de dragão ao peito, “manchando” as páginas douradas do clube, por outro temos os grandes heróis que levaram o clube à glória, seja através de uma campanha de sucesso ou até de um golo furtuito que tenha levado o clube à conquista de um título inesperado.

Numa altura em que caminhamos para a reta final do campeonato é importante relembrar os heróis do passado e considerar a hipótese de que algum jogador do plantel atual pode assumir esse estatuto nos restantes jogos, sentenciando de vez a conquista do campeonato.

Nesta lista, obviamente, não poderia faltar Kelvin. Mas, para além do herói de 2012/13, ainda temos quatro nomes emblemáticos. Esses quatro jogadores já foram campeões europeus e três deles ao serviço dos dragões. Consegues adivinhar quem são?

5.

Fonte: UEFA Champions League

Casillas – A escolha de Casillas pode ser considerada controversa. Dentro desta lista de cinco heróis, o guarda-redes mediático é o único que não conquistou títulos pelo FC Porto e é também o único deste lote que ainda defende as cores do clube atualmente.

Apesar da falta de títulos, Casillas protagonizou nas últimas épocas de dragão ao peito defesas verdadeiramente memoráveis e que permitiriam ao FC Porto continuar a sonhar com a conquista de títulos. Casillas é o guarda-redes dos jogos grandes! Quem se pode esquecer da exibição de Casillas há duas épocas na Luz? Ou ainda da defesa monumental frente ao Sporting CP, na época passada, em cima do minuto final, negando o empate?

O lendário guarda-redes espanhol conta assim com um vasto leque de defesas decisivas e merece uma menção nesta lista também por ser ainda um membro ativo no plantel atual.

4.

Fonte: FC Porto

Costinha – Esta imagem de Costinha a festejar de braços abertos em pleno Old Trafford é uma das primeiras memórias que tenho enquanto adepto do FC Porto.

Costinha foi, sem dúvida, um dos melhores trincos a alinhar com a camisola dos dragões, mas o seu principal momento de heroísmo aconteceu a 9 de março de 2004. O FC Porto perdia frente ao Manchester United FC, num resultado que colocava os dragões fora dos quartas de final da Liga dos Campeões. No entanto, o FC Porto lutou até ao final e Costinha conseguiu mesmo gelar Old Trafford aos 89 minutos, ao marcar na recarga depois de um livre apontado por McCarthy.

Este terá sido um dos golos decisivos para a conquista da Liga dos Campeões dessa época.

3.

Fonte: FC Porto

Falcão – “El Tigre” é um dos principais heróis da era moderna do FC Porto. O avançado colombiano jogou pelos dragões, entre 2009 e 2011, e era sinónimo de (muitos) golos, marcando 72 em apenas 85 jogos.

O auge do heroísmo de Falcão aconteceu em 2010/11, quando o avançado foi uma das peças-chave no plantel que conquistou a Liga Europa ao comando de André Villas-Boas. Falcão foi o melhor marcador da competição, marcando uns impressionantes 17 golos, e marcou ainda na final frente ao SC Braga. Nessa final portuguesa, em Dublin, o FC Porto venceu por 1-0 com um excelente cabeceamento de Falcão depois de um cruzamento milimétrico de Guarín.

Ainda hoje, Falcão é um dos jogadores que mais saudades deixou no FC Porto.

2.

Fonte: FC Porto

Derlei – O “Ninja” foi possivelmente o principal herói na geração de ouro de 2003 a 2004 liderada por José Mourinho. Derlei foi protagonista não só na conquista da Taça UEFA, em 2002/03, mas também na conquista da Liga dos Campeões, em 2003/04.

Na Taça UEFA, Derlei assumiu o estatuto de herói principalmente na final, em Sevilha, frente ao Celtic FC. Nessa difícil final para o FC Porto o “Ninja” bisou, marcando o golo decisivo no prolongamento e entregando o troféu aos dragões. Também na Liga dos Campeões Derlei foi herói nessa campanha de sucesso que culminou na conquista do troféu. O avançado brasileiro destacou-se na segunda mão da meia-final, em Corunha, ao converter a grande penalidade que colocaria os dragões na memorável final de Gelsenkirchen.

1.

Fonte: FC Porto

Kelvin – O golo de Kelvin frente ao SL Benfica, em 2012/13, é considerado por muitos adeptos como o melhor momento no Estádio do Dragão.

Apesar de Derlei ter sido o herói por detrás da conquista da Taça UEFA e da Liga dos Campeões, e de este estar a um nível muito superior ao do seu compatriota, o feito de Kelvin acaba por ser mais memorável pelo seu simbolismo. O golo da vitória, o eterno minuto 92’, Jorge Jesus de joelhos, um campeonato ganho e um herói improvável. Estão aqui reunidos os ingredientes necessários para uma epopeia memorável.

Todo o adepto portista se lembra onde estava aquando deste momento e todo o adepto portista se lembra de como se sentiu e festejou o golo inesperado e memorável.

Foto de Capa: FC Porto

Nélson Mota

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.