Os dissabores do sucesso

- Advertisement -

O excelente trabalho realizado por Sérgio Conceição não tem passado despercebido por essa Europa fora. Esta semana foi noticiado o possível interesse dos franceses do Paris Saint-Germain FC no técnico do FC Porto. O magnífico trabalho realizado em França, ao comando do FC Nantes, e a presença de Antero Henrique como homem forte dos parisienses não são alheios para que este rumor tenha fundamento.

Sérgio Conceição tem contrato com o FC Porto até 2019 e uma possível saída no final desta época só seria viável se o FC Porto fosse campeão. Num hipotético cenário de conquista da “dobradinha” que, neste momento, é o mais provável, é perfeitamente plausível que o técnico portista queira outros desafios para a sua carreira (ao estilo de André Villas-Boas).

O mercado italiano onde, como jogador, atingiu o estrelato e onde já confessou querer treinar (tem o desejo de treinar a SS Lazio) e o mercado francês, onde deixou uma excelente imagem, são os mais prováveis.

Como é evidente os sócios e adeptos azuis e brancos não gostariam de ver sair Sérgio Conceição mas, por outro lado, isso significaria uma época de grande sucesso e esse é o maior desejo de todos. Se se concretizar este cenário a pergunta que fica é: qual a melhor solução para o comando dos azuis e brancos na próxima época? Na minha cabeça surgem três nomes: António Folha, Luís Castro e Jorge Jesus.

Sérgio Conceição é cobiçado por clubes italianos e franceses
Fonte: FC Porto

António Folha seria uma aposta num treinador da casa, com ADN do FC Porto, que fez o seu percurso na formação do clube onde tem vindo a demonstrar uma tremenda qualidade no seu trabalho. Era uma aposta que se enquadrava na recente política do clube na aposta em jogadores vindos da formação. Juntando a isto seria sempre um treinador bem visto pelos adeptos do FC Porto e esse fator é sempre muito importante num clube com o contexto sociocultural dos portistas.

Luís Castro seria um regresso a casa. Um treinador que esteve ligado ao clube durante muitos anos em diversas funções e que tem demonstrado, nas últimas épocas, todo o seu valor. Com uma ideia de jogo muito aliciante, conhecedor do clube por dentro, o facto de potenciar e valorizar jovens jogadores e de apresentar uma enorme facilidade de comunicação, fazem de Luís Castro um treinador com todos os requisitos para orientar os dragões.

Jorge Jesus é o nome mais polémico. Porém, num centenário em que o FC Porto conquiste as duas provas que restam no plano interno e caso o Sporting CP não consiga conquistar a Liga Europa, as três épocas de Jorge Jesus no clube leonino ficam resumidas a uma Taça da Liga e a uma Supertaça e, com este cenário, acredito que a sua continuidade em Alvalade não acontecerá. Ficando livre no mercado, se Sérgio Conceição seguir outro caminho na sua carreira este será sempre um nome a ter em conta, sendo que teria de baixar significativamente o seu salário para poder ingressar no FC Porto.

Tudo isto são cenários hipotéticos que os resultados irão, ou não, confirmar. Mas o que já ninguém pode negar é o magnifico trabalho realizado por Sérgio Conceição no comando do FC Porto. Acredito que vamos ter um “verão quente” no que diz respeito aos treinadores e, se tivesse que apostar neste momento, apostaria que os “três grandes” vão mudar de treinador.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

74 minutos não foram suficientes | Benfica

Durante 74 minutos, o Benfica competiu e teve o jogo ao seu gosto, relativo claro, como não poderia deixar de ser diante de um adversário desta envergadura. Contra o Bayern Munique, uma das potências mundiais no futebol feminino.

José Barcala responde ao Bola na Rede: «O Benfica estava muitas vezes compactado num espaço muito pequeno»

José Barcala analisou o duelo entre o Benfica e o Bayern Munique, com vitória alemã por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Sinto que fomos praticamente perfeitos no momento de organização defensiva»

Ivan Baptista analisou o duelo entre o Benfica e o Bayern Munique, com vitória alemã por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Edu Aguirre garante: Jorge Jesus pediu desculpa a Cristiano Ronaldo e revela promessa do selecionador

Edu Aguirre, jornalista e amigo de Cristiano Ronaldo, revelou que Jorge Jesus pediu desculpas a Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

Toda a cronologia da polémica entre Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus que levou o capitão a abandonar a seleção

Perdido no meio da novela a envolver Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus? Fica com a cronologia detalhada e sucessão de acontecimentos.

Antigo árbitro português envaidece-se por expulsão a Jorge Jesus e ataca: «Este analfabruto pode até ganhar tudo na seleção, mas nunca passou de um...

Marco Ferreira, antigo árbitro, atacou Jorge Jesus numa publicação nas redes sociais. Em causa, o conflito com Cristiano Ronaldo.

Zlatan Ibrahimovic não perdoa e crítica Cristiano Ronaldo: «Não precisa de lutar por minutos como uma criança. Ficar no banco agora é para o...

Zlatan Ibrahimovic reagiu ao abandono do estágio da seleção de Portugal por parte de Cristiano Ronaldo, durante esta quarta-feira.