Quarta-feira vai ser a ferro e fogo

- Advertisement -

portosentido

Antes de começar há que ressalvar um ponto fulcral no «Porto Sentido» de hoje: o jogo de ontem em Braga demonstra que Abdoulaye não tem capacidade para jogar no Porto.

Apesar da vitória por 3-1, o Porto esteve um furo abaixo daquilo que deve e tem de fazer. O resultado apenas ficou decidido no fim e o Braga esteve, em certos pontos do jogo, mais perto da vantagem frente a um Porto remodelado. Com ou sem gestão, o Porto tem de manter a forma e ganhar os jogos que faltam para, no mínimo dos mínimos, garantir o play-off da Champions League. Afinal de contas, o Estoril, grande revelação agora consumada na Liga Portuguesa, está a 9 pontos de distância com um jogo de atraso. É muito complicado passar para segundo lugar; vamos então garantir que não descemos para quarto.

Posto isto, percebo e apoio a rotação feita por Luís Castro, tendo em conta o embate com o Benfica na próxima quarta-feira. No Estádio da Luz está a luz ao fundo do túnel da época do Porto. É lá que os homens de Luís Castro vão tentar salvaguardar uma época bastante infeliz. O Porto vai com vantagem após o jogo da primeira mão, mas é uma vantagem mínima, que não garante nada. Basta ver o desaire que foi no Sánchez Pizjuán frente ao Sevilha. Mesmo assim, colocando os pratos na balança, o Porto tem, teoricamente, a vida mais facilitada do que o Benfica. Os encarnados têm de ir atrás do resultado, o que permite ao Porto controlar um pouco a ordem dos trabalhos.

O golo de Jackson na primeira mão dá vantagem ao Porto na eliminatória  Fonte: Zero Zero
O golo de Jackson na primeira mão dá vantagem ao Porto na eliminatória
Fonte: Zero Zero

No entanto, clássicos nunca são fáceis…. Na quarta-feira vão entrar em campo duas equipas com estados de espírito completamente diferentes. De um lado, o Benfica de Jesus, a um jogo da conquista do título, com lugar marcado na meia-final da Liga Europa frente à Juventus e com o apoio incondicional dos adeptos que começam a sentir a febre do Marquês. Do outro lado, o Porto de Luís Castro, confinado ao terceiro lugar do campeonato, sem forma de reagir perante o avanço de Sporting e Benfica, eliminado da pior maneira possível da Liga Europa (onde até podia ter dado cartas) e com a pressão de um jogo decisivo no estádio do maior rival. Ou seja, no que toca a ímpeto, a vantagem está totalmente do lado do Benfica.

Porém, há uma situação que nunca pode ser deixada de fora: a vontade portista. Nos últimos anos, o Porto tem vindo a conseguir resultados enormes no Estádio da Luz. Desde a conquista de campeonatos, onde foi necessário festejar às escuras, a reviravoltas na Taça de Portugal depois de uma desvantagem de dois golos para o Benfica. A Luz já foi, no passado, o “Carrossel da Luz” para o Porto.

Com a conquista de uma Taça de Portugal em cima da mesa, todos os adeptos azuis e brancos esperam que, mais uma vez, o Porto consiga ser feliz naquele relvado. Quarta-feira é, possivelmente, o jogo mais importante do Porto nos últimos tempos. Vai ser um jogo a ferro e fogo no inferno da Luz. Castro já venceu o Benfica, agora é esperar e ver se repete a graçola. Pinto da Costa agradece se o fizer.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

E x-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

Primeira paragem para seleções no ar: Como está a tabela da Primeira Liga?

A primeira paragem para as seleções já começou. Olhamos para tabela classificativa da Primeira Liga e como é que se está a organizar.

PUB

Mais Artigos Populares

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.

Bayern Munique atento à situação de médio do Liverpool

Florian Wirtz não tem conseguido afirmar-se no Liverpool e poderá sair do clube, com o Bayern Munique a estar atento à situação do médio-ofensivo.