Quarta-feira vai ser a ferro e fogo

- Advertisement -

portosentido

Antes de começar há que ressalvar um ponto fulcral no «Porto Sentido» de hoje: o jogo de ontem em Braga demonstra que Abdoulaye não tem capacidade para jogar no Porto.

Apesar da vitória por 3-1, o Porto esteve um furo abaixo daquilo que deve e tem de fazer. O resultado apenas ficou decidido no fim e o Braga esteve, em certos pontos do jogo, mais perto da vantagem frente a um Porto remodelado. Com ou sem gestão, o Porto tem de manter a forma e ganhar os jogos que faltam para, no mínimo dos mínimos, garantir o play-off da Champions League. Afinal de contas, o Estoril, grande revelação agora consumada na Liga Portuguesa, está a 9 pontos de distância com um jogo de atraso. É muito complicado passar para segundo lugar; vamos então garantir que não descemos para quarto.

Posto isto, percebo e apoio a rotação feita por Luís Castro, tendo em conta o embate com o Benfica na próxima quarta-feira. No Estádio da Luz está a luz ao fundo do túnel da época do Porto. É lá que os homens de Luís Castro vão tentar salvaguardar uma época bastante infeliz. O Porto vai com vantagem após o jogo da primeira mão, mas é uma vantagem mínima, que não garante nada. Basta ver o desaire que foi no Sánchez Pizjuán frente ao Sevilha. Mesmo assim, colocando os pratos na balança, o Porto tem, teoricamente, a vida mais facilitada do que o Benfica. Os encarnados têm de ir atrás do resultado, o que permite ao Porto controlar um pouco a ordem dos trabalhos.

O golo de Jackson na primeira mão dá vantagem ao Porto na eliminatória  Fonte: Zero Zero
O golo de Jackson na primeira mão dá vantagem ao Porto na eliminatória
Fonte: Zero Zero

No entanto, clássicos nunca são fáceis…. Na quarta-feira vão entrar em campo duas equipas com estados de espírito completamente diferentes. De um lado, o Benfica de Jesus, a um jogo da conquista do título, com lugar marcado na meia-final da Liga Europa frente à Juventus e com o apoio incondicional dos adeptos que começam a sentir a febre do Marquês. Do outro lado, o Porto de Luís Castro, confinado ao terceiro lugar do campeonato, sem forma de reagir perante o avanço de Sporting e Benfica, eliminado da pior maneira possível da Liga Europa (onde até podia ter dado cartas) e com a pressão de um jogo decisivo no estádio do maior rival. Ou seja, no que toca a ímpeto, a vantagem está totalmente do lado do Benfica.

Porém, há uma situação que nunca pode ser deixada de fora: a vontade portista. Nos últimos anos, o Porto tem vindo a conseguir resultados enormes no Estádio da Luz. Desde a conquista de campeonatos, onde foi necessário festejar às escuras, a reviravoltas na Taça de Portugal depois de uma desvantagem de dois golos para o Benfica. A Luz já foi, no passado, o “Carrossel da Luz” para o Porto.

Com a conquista de uma Taça de Portugal em cima da mesa, todos os adeptos azuis e brancos esperam que, mais uma vez, o Porto consiga ser feliz naquele relvado. Quarta-feira é, possivelmente, o jogo mais importante do Porto nos últimos tempos. Vai ser um jogo a ferro e fogo no inferno da Luz. Castro já venceu o Benfica, agora é esperar e ver se repete a graçola. Pinto da Costa agradece se o fizer.

José Rafael Lopes
José Rafael Lopes
O José rejeita a expressão “portista desde pequenino”, uma vez que até nem nasceu do Porto. Mas rapidamente entendeu que é no norte que se pratica bom futebol. E, como defensor dessa prática, afirma convictamente que o Porto é mesmo a melhor equipa em Portugal.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Anatoliy Trubin tenta encontrar solução para o guarda-redes que o Benfica avalia em 40 milhões de euros

A agente de Anatoliy Trubin procura uma solução para o guarda-redes. O Benfica ambiciona amealhar 40 milhões de euros com a transferência.

Dodi Lukebakio mais perto de deixar o Benfica e rumar ao Besiktas: eis os valores e estimativa de prazo para o fecho do negócio

Dodi Lukebakio está perto do Besiktas. Negócio na ordem dos 20 milhões de euros para ser fechado em breve pelo Benfica.

Lazio fecha avançado internacional italiano por negócio que pode atingir os 14 milhões de euros

Andrea Pinamonti vai ser emprestado pelo Sassuolo à Lazio neste verão. Negócio pode chegar aos 14 milhões de euros.

Adil Boulbina é mais um reforço confirmado para Bruno Lage no Al Diriyah

O Al Diriyah anunciou Adil Boulbina como reforço. O avançado de 23 anos assinou um contrato válido até 2029 e vai ser comandado por Bruno Lage.

PUB

Mais Artigos Populares

Está definida a data para o sorteio do Mundial Feminino de 2027

O sorteio do Mundial Feminino de 2027 já tem data confirmada. A FIFA anunciou que o evento irá acontecer no dia 11 de dezembro.

Filipe Coelho reage à derrota do Casa Pia e diz: «Estamos a construir o nosso caminho e senti que a equipa esteve em patamares...

O Casa Pia perdeu com o Gil Vicente por 2-0 na terceira jornada da Primeira Liga. Fica com a reação de Filipe Coelho.

Luís Pinto e o novo triunfo do Gil Vicente: «Foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte, principalmente até ao minuto 75»

O Gil Vicente venceu o Casa Pia por 2-0 na terceira jornada da Primeira Liga. Podes ler a reação do treinador Luís Pinto.