Perdidos no tempo: Juan Quintero, o mágico indisciplinado

- Advertisement -

Numa viagem ao passado com destino aos dias de hoje, Juan Quintero é o jogador que vai ser recordado nesta rubrica. O médio de 27 anos, que chegou ao FC Porto como uma grande promessa, é hoje o jogador dos “ses”. Podia fazer mais – e ainda pode -, mas ter uns bons pés não chega, se faltarem outras coisas.

Juan Quintero estreou-se como profissional em 2012, na Colômbia, quando representou o CD Atlético Nacional. Nessa época de estreia, o colombiano marcou dois golos em 22 jogos. Uma boa campanha que lhe deu passaporte até à Europa, mais precisamente Itália, onde jogou pelo Pescara, na época seguinte. Apesar de não ter feito uma época brilhante, as habilidades com os pés fizeram com que o FC Porto tivesse interesse no médio.

Em 2013, e depois de ter sido campeão e ter perdido jogadores-chave, o FC Porto precisava de encontrar soluções para as ausências. Nessa altura, Juan Quintero juntou-se ao plantel e era uma espécie de substituto do compatriota James Rodriguez. Ainda assim, desde logo começou a ficar aquém por ser acusado de gostar de sair à noite e de perder o foco daquilo que era realmente importante.

Quando chegou ao Dragão, Quintero começou pela equipa B, numa espécie de ambientação. No entanto, só realizou um jogo e foi imediatamente chamado por Paulo Fonseca para assumir as rédeas do meio-campo portista. E em boa verdade, a nível individual, a temporada 2013/2014 até foi positiva para o colombiano, que realizou 34 jogos e marcou quatro golos, mas talvez a má exibição coletiva e a falta de conquistas tenha custado um bocadinho a boa imagem que o jogador tentou deixar.

Na época seguinte, a situação foi muito idêntica. A chegada de Lopetegui ao comando técnico do clube obrigou necessariamente a mexidas na equipa, com muitas saídas e entradas, mas Quintero ainda se manteve, fazendo três golos em 30 jogos. No entanto, mais uma vez, o fator coletivo falou mais alto.

Podia fazer mais, e ainda pode , mas ter só bons pés não chega, se faltarem outras coisas. Juan Quintero FC Porto Perdidos no Tempo
Juan Quintero esteve ligado ao FC Porto entre 2013 e 2018
Fonte: FC Porto

Depois de duas épocas em que não conseguiu afirmar-se, e com Lopetegui ainda no comando técnico, Quintero foi emprestado pelos portistas ao Rennes FC, de França, na época de 2015/2016, mas a temporada também saiu aquém do expectável. E apesar de já ser Nuno Espírito Santo o treinador do FC Porto na época seguinte, o colombiano acabou novamente a ser emprestado, mas desta vez ao CD Independente Medellín, da Colômbia,  equipa na qual revelou ter uma veia goleadora, ao marcar 16 golos em 33 jogos: o melhor que fez até ao momento na carreira. E talvez tenham sido esses mesmos números a despertar o interesse do CA River Plate, que o chamou para representar a equipa nesse mesmo ano, ainda sob empréstimo do FC Porto.

Em 2018, e depois de ter feito uma boa campanha no Mundial pela Colômbia, o médio também foi decisivo pelo CA River Plate ao marcar o golo da conquista da Taça dos Libertadores. Essa ascensão na carreira permitiu a Quintero ser adquirido em definitivo pelo clube argentino, onde está neste momento, deixando assim de fazer parte do plantel portista.

Acusado de ter perdido o interesse pelo futebol na altura em que ainda era jogador do FC Porto, o médio parece estar a viver uma segunda oportunidade no mundo do futebol e a mostrar ter a qualidade que muitos acreditavam que tinha.

Quintero tem magia, tem um bom toque de bola, tem uma boa leitura de jogo e, apesar de ser médio ofensivo, também é bom a defender, conseguindo pôr o pé nos momentos certos, mas falta-lhe alguma velocidade. Nada que ainda não possa conseguir, se assim o quiser.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agora é a valer – Diário do Mundial 2026 #18

O Canadá é a primeira seleção nos 16 avos de final do Mundial 2026. Stephen Eustáquio foi a figura da vitória diante da África do Sul.

Nicolás Otamendi deixa elogios a Lionel Messi e lança encontro com Cabo Verde: «Temos de continuar com a mesma mentalidade»

Após tornar-se o defesa com mais jogos em Mundiais pela Argentina, Nicolás Otamendi destacou o papel de Lionel Messi.

Sergi Altimira aterra em Lisboa para reforçar o Sporting: «Quero ganhar todos os títulos possíveis»

Sergi Altimira aterrou no Aeroporto de Lisboa durante a noite deste domingo, preparando-se para assinar oficialmente pelo Sporting.

Cassiano Klein reage à conquista do Bicampenato Nacional: «Marca uma geração que está a fechar um ciclo»

Cassiano Klein abordou o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio quebra monotonia nos descontos e mete Canadá nos oitavos de final do Mundial 2026

O Canadá venceu a África do Sul nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canadianos são a primeira seleção na próxima ronda.

Eis os 4 destaques do Benfica 4-3 Sporting

Benfica e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste domingo, no jogo número 5 da final da Primeira Liga de Futsal.

Benfica derrota do Sporting e é bicampeão da Primeira Liga de Futsal

Benfica e Sporting definiram durante este domingo o vencedor da Primeira Liga de Futsal num encontro realizado na Luz.