Perdidos no tempo: Juan Quintero, o mágico indisciplinado

- Advertisement -

Numa viagem ao passado com destino aos dias de hoje, Juan Quintero é o jogador que vai ser recordado nesta rubrica. O médio de 27 anos, que chegou ao FC Porto como uma grande promessa, é hoje o jogador dos “ses”. Podia fazer mais – e ainda pode -, mas ter uns bons pés não chega, se faltarem outras coisas.

Juan Quintero estreou-se como profissional em 2012, na Colômbia, quando representou o CD Atlético Nacional. Nessa época de estreia, o colombiano marcou dois golos em 22 jogos. Uma boa campanha que lhe deu passaporte até à Europa, mais precisamente Itália, onde jogou pelo Pescara, na época seguinte. Apesar de não ter feito uma época brilhante, as habilidades com os pés fizeram com que o FC Porto tivesse interesse no médio.

Em 2013, e depois de ter sido campeão e ter perdido jogadores-chave, o FC Porto precisava de encontrar soluções para as ausências. Nessa altura, Juan Quintero juntou-se ao plantel e era uma espécie de substituto do compatriota James Rodriguez. Ainda assim, desde logo começou a ficar aquém por ser acusado de gostar de sair à noite e de perder o foco daquilo que era realmente importante.

Quando chegou ao Dragão, Quintero começou pela equipa B, numa espécie de ambientação. No entanto, só realizou um jogo e foi imediatamente chamado por Paulo Fonseca para assumir as rédeas do meio-campo portista. E em boa verdade, a nível individual, a temporada 2013/2014 até foi positiva para o colombiano, que realizou 34 jogos e marcou quatro golos, mas talvez a má exibição coletiva e a falta de conquistas tenha custado um bocadinho a boa imagem que o jogador tentou deixar.

Na época seguinte, a situação foi muito idêntica. A chegada de Lopetegui ao comando técnico do clube obrigou necessariamente a mexidas na equipa, com muitas saídas e entradas, mas Quintero ainda se manteve, fazendo três golos em 30 jogos. No entanto, mais uma vez, o fator coletivo falou mais alto.

Podia fazer mais, e ainda pode , mas ter só bons pés não chega, se faltarem outras coisas. Juan Quintero FC Porto Perdidos no Tempo
Juan Quintero esteve ligado ao FC Porto entre 2013 e 2018
Fonte: FC Porto

Depois de duas épocas em que não conseguiu afirmar-se, e com Lopetegui ainda no comando técnico, Quintero foi emprestado pelos portistas ao Rennes FC, de França, na época de 2015/2016, mas a temporada também saiu aquém do expectável. E apesar de já ser Nuno Espírito Santo o treinador do FC Porto na época seguinte, o colombiano acabou novamente a ser emprestado, mas desta vez ao CD Independente Medellín, da Colômbia,  equipa na qual revelou ter uma veia goleadora, ao marcar 16 golos em 33 jogos: o melhor que fez até ao momento na carreira. E talvez tenham sido esses mesmos números a despertar o interesse do CA River Plate, que o chamou para representar a equipa nesse mesmo ano, ainda sob empréstimo do FC Porto.

Em 2018, e depois de ter feito uma boa campanha no Mundial pela Colômbia, o médio também foi decisivo pelo CA River Plate ao marcar o golo da conquista da Taça dos Libertadores. Essa ascensão na carreira permitiu a Quintero ser adquirido em definitivo pelo clube argentino, onde está neste momento, deixando assim de fazer parte do plantel portista.

Acusado de ter perdido o interesse pelo futebol na altura em que ainda era jogador do FC Porto, o médio parece estar a viver uma segunda oportunidade no mundo do futebol e a mostrar ter a qualidade que muitos acreditavam que tinha.

Quintero tem magia, tem um bom toque de bola, tem uma boa leitura de jogo e, apesar de ser médio ofensivo, também é bom a defender, conseguindo pôr o pé nos momentos certos, mas falta-lhe alguma velocidade. Nada que ainda não possa conseguir, se assim o quiser.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lando Norris vence a qualificação e parte de primeiro nos Países Baixos

Lando Norris venceu a pole position no Grande Prémio da Holanda. O piloto britânico fez a volta mais rápida em Zandvoort.

Tiago Margarido na antevisão frente ao Nacional: «É um jogo especial»

Tiago Margarido faz a antevisão ao jogo com o Nacional. O treinador do Vitória SC espera um jogo difícil, mas especial.

Voleibol: Sakis Psarras é o novo treinador do Benfica

Sakis Psarras foi anunciado como novo treinador do Benfica. O treinador grego chega do AONS Mílon e assina por duas épocas.

Moreirense perto de contratar promessa zambiana

Moreirense perto de contratar Chipyoka Songa. Extremo do Hapoel Petah Tikva vai assinar um contrato de longa duração.

PUB

Mais Artigos Populares

Emiliano Molino é reforço do Sporting

Sporting anunciou a contratação de Emiliano Molino. O central de 21 anos representou o Leixões na temporada passada.

Axel Witsel assina pelo Nice

O Nice anunciou a contratação de Axel Witsel. O internacional belga de 37 anos assinou um contrato válido até 2027.

Malcom rescinde contrato com o Al Hilal

Al Hilal anunciou a renovação de contrato de Malcom. A equipa saudita tem o objetivo de contratar o português Pedro Neto.