As saídas que são um zero à esquerda | FC Porto

- Advertisement -

A travessia financeira que o FC Porto tem atravessado, nos últimos anos, não tem sido surpresa para ninguém, já que a intervenção da UEFA nas contas portistas é do conhecimento geral. Após anos, nomeadamente com Lopetegui, de investimento alto, nem sempre nos “melhores cavalos”, o emblema da invicta entrou num período delicado, tanto a nível desportivo, como a nível financeiro.

Poderá pensar-se que estas dificuldades apenas influenciaram a participação externa do FC Porto no mercado, mas não, os efeitos também fizeram sentir-se no foro interno. Ou seja, a partir da segunda metade da década de 2010, os responsáveis azuis e brancos enfrentaram “n” problemas no que toca a renovações de ativos, isto é, de jogadores do plantel principal.

Podemos enumerar aqui vários exemplos, desde Brahimi a Marcano, de Diego Reyes a Herrera, que abandonaram o Estádio de Dragão a “custo zero”, sem qualquer benefício económico para o clube.

Alguns destes atletas, na altura certa, podiam ter dado algum retorno financeiro, já que foi público a oferta do Olympique de Lyon a Hector Herrera por 25 milhões de euros, assim como a oferta dos ingleses do West Ham FC por Marega, na casa dos 30 milhões de euros.

Neste tema, entra sempre a ótica do que é o melhor para o clube, a vertente desportiva ou a vertente financeira, pois um sucesso desportivo está sempre diretamente ligada à entrada na Liga dos Campeões, que dará sempre um encaixe de 40 milhões de euros para as contas da SAD, mas será sempre um facto condicional…

Contudo, o panorama atual parece estar a mudar, dado que, este ano, os portistas já conseguiram renovar vínculos laborais com Sérgio Oliveira e Otávio, jogadores que foram preponderantes na época desportiva do FC Porto e que muitos poucos davam como viáveis os seus processos de prorrogação de contrato.

Mas nem tudo está bem, basta relembrar a saída de Alex Telles, que podia ter rendido muito mais e também as situações atuais de Mbemba e Corona, que estão prestes a entrar no último ano de contacto. Além disso, temos que adicionar o assunto da semana, a renovação de Sérgio Conceição.

FC Porto
Muita tem sido a especulação sobre o futuro do treinador.
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Aqui, entra outro ponto de análise, será um problema financeiro ou de “timing”? Parece um misto de dois.. um problema que tem de ser combatido, pois de certa forma entramos em atos de gestão danosa, pois indiretamente há uma lapidação do património do clube.

Depois, também é de conhecimento geral, que dependendo da importância do jogador, o aproximar do término do seu contrato confere mais poder ao mesmo, já que as suas exigências serão maiores e com isso obrigará os responsáveis do FC Porto, ou de outro emblema qualquer. a “entrar no seu leilão ou não”.

Com isto, estas duas características são um dos dois pontos que tem justificado a dificuldade da estrutura nortenha em estender os contratos dos seus ativos.

Assim, apesar das recentes perspetivas de melhoria, a este ponto, a prova dos 9 vai ser com os casos que já foram especificados anteriormente, isto é, os casos de Corona e Mbemba. A única certeza é que os dragões têm de recuperar a reputação económica que perderam, de modo a tornarem-se competitivos no mercado.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Borges cai frente ao número um mundial em Wimbledon

Nuno Borges foi eliminado na segunda ronda de Wimbledon, ao perder frente a Jannik Sinner em três sets.

Mais um avançado na mira do FC Porto: Jovem ucraniano pode custar 25 milhões de euros

A par do interesse por Marcos Leonardo, ao FC Porto está atento à situação de Matvii Ponomarenko, avançado de 20 anos do Dínamo Kiev.

Imprensa inglesa: Oliver Glasner será o sucessor de Vítor Pereira no Nottingham Forest

Numa altura em que Vítor Pereira pode estar de saída do Nottingham Forest, o The Telegraph avança que o clube inglês já escolheu Oliver Glasner como sucessor.

Marcelo Bielsa deixa comando do Uruguai após desilusão no Mundial 2026: «Os jogadores não se sentiam à vontade comigo»

Marcelo Bielsa deixou o comando técnico da seleção do Uruguai após a eliminação na fase de grupos do Mundial 2026 e fez o balanço do seu trabalho.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea oficializa contratação de Marco Palestra por 60 milhões de euros

O Chelsea anunciou a contratação de Marco Palestra por 60 milhões de euros. O defesa italiano assinou um contrato até 2032.

Real Bétis e Rennes juntam-se ao FC Porto na corrida por Eliezer Mayenda

Gianluca Di Marzio avança que o FC Porto tem concorrência do Real Bétis e Rennes nas negociações por Eliezer Mayenda.

Joan Laporta responde a queixa do Atlético Madrid no caso Julián Álvarez: «O jogador já estava no nosso radar antes de se transferir para...

Joan Laporta respondeu à denúncia do Atlético Madrid contra o Barcelona, após alegações de que o clube catalão teria pressionado Julián Álvarez a forçar a saída do emblema colchonero.