Publicidade

Saidy Janko é o segundo reforço azul e branco

Redação BnR · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalho

Tem nome de ponta de lança, mas é lateral-direito e vai ser o segundo reforço do FC Porto. Saidy Janko, suíço de 22 anos que representava a AS Saint-Étienne já está seguro pelos dragões por cinco anos. O jogador, que tem origens na Gâmbia, vai custar cerca de três milhões de euros à SAD do FC Porto, que nunca oficializará o negócio antes de 1 de julho. O internacional sub-21 pela Suíça estava referenciado há algum tempo e entrou na órbita logo após a saída de Ricardo Pereira e Diogo Dalot. O perfil é idêntico ao dos jogadores que partiram. Janko tem grande vocação ofensiva, já jogou e pode ser extremo em situações muito particulares. Além disso, é alto (quase 1,80 metros), forte fisicamente e muito veloz.

Maxi Pereira tem tudo acertado para renovar por mais uma época, mas os azuis e brancos aproveitaram esta oportunidade de negócio preparando já as épocas seguintes. Por isso os dragões avançaram com Janko, que por ter apenas 22 anos tem um futuro largo e a promessa de jogar no FC Porto durante alguns anos, sem pressa de que a afirmação tenha de ser imediata. Ou seja, a possibilidade de começar a época com três defesas direitos é real e depois cabe a Conceição optar. João Pedro e Janko são jovens promissores, mas vêm de contextos competitivos muito diferentes e precisam de algum tempo para se adaptarem a um novo futebol e a uma equipa que joga sempre para ganhar.

Janko na apresentação no Celtic FC
Fonte: Celtic FC

Quanto ao jogador, apesar dos 22 anos, tem muito a contar. Ainda com 18, e sem nunca ter jogado na primeira equipa, foi transferido do FC Zurique para o Manchester United por menos de um milhão de euros. Em Inglaterra não se chegou a impor, mas aproveitou um empréstimo ao Bolton Wanderers para chamar a atenção do Celtic FC, que o contratou aos ingleses. Em ano e meio fez apenas 12 jogos e seguiu novamente para o Championship, então emprestado ao Barnsley FC. A AS Saint-Étienne comprou-o depois por um milhão de euros. Na primeira metade da temporada, Janko foi indiscutível. Em janeiro chegou, do Arsenal, o internacional francês Debuchy. E o futuro portista não voltou a ser primeira escolha. Em Portugal vai procurar afirmar-se em definitivo e deixar de ser uma eterna promessa.

Estas duas movimentações de mercado feitas pela estrutura do FC Porto mostram que Luís Gonçalves veio trazer de volta o excelente scouting que sempre foi apanágio da estrutura azul e branca. Contratações de jovens com imenso potencial que asseguram qualidade desportiva e um possível retorno financeiro no futuro.

Foto de Capa: Twitter

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.