Saidy Janko é o segundo reforço azul e branco

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Tem nome de ponta de lança, mas é lateral-direito e vai ser o segundo reforço do FC Porto. Saidy Janko, suíço de 22 anos que representava a AS Saint-Étienne já está seguro pelos dragões por cinco anos. O jogador, que tem origens na Gâmbia, vai custar cerca de três milhões de euros à SAD do FC Porto, que nunca oficializará o negócio antes de 1 de julho. O internacional sub-21 pela Suíça estava referenciado há algum tempo e entrou na órbita logo após a saída de Ricardo Pereira e Diogo Dalot. O perfil é idêntico ao dos jogadores que partiram. Janko tem grande vocação ofensiva, já jogou e pode ser extremo em situações muito particulares. Além disso, é alto (quase 1,80 metros), forte fisicamente e muito veloz.

Maxi Pereira tem tudo acertado para renovar por mais uma época, mas os azuis e brancos aproveitaram esta oportunidade de negócio preparando já as épocas seguintes. Por isso os dragões avançaram com Janko, que por ter apenas 22 anos tem um futuro largo e a promessa de jogar no FC Porto durante alguns anos, sem pressa de que a afirmação tenha de ser imediata. Ou seja, a possibilidade de começar a época com três defesas direitos é real e depois cabe a Conceição optar. João Pedro e Janko são jovens promissores, mas vêm de contextos competitivos muito diferentes e precisam de algum tempo para se adaptarem a um novo futebol e a uma equipa que joga sempre para ganhar.

Janko na apresentação no Celtic FC
Fonte: Celtic FC

Quanto ao jogador, apesar dos 22 anos, tem muito a contar. Ainda com 18, e sem nunca ter jogado na primeira equipa, foi transferido do FC Zurique para o Manchester United por menos de um milhão de euros. Em Inglaterra não se chegou a impor, mas aproveitou um empréstimo ao Bolton Wanderers para chamar a atenção do Celtic FC, que o contratou aos ingleses. Em ano e meio fez apenas 12 jogos e seguiu novamente para o Championship, então emprestado ao Barnsley FC. A AS Saint-Étienne comprou-o depois por um milhão de euros. Na primeira metade da temporada, Janko foi indiscutível. Em janeiro chegou, do Arsenal, o internacional francês Debuchy. E o futuro portista não voltou a ser primeira escolha. Em Portugal vai procurar afirmar-se em definitivo e deixar de ser uma eterna promessa.

Estas duas movimentações de mercado feitas pela estrutura do FC Porto mostram que Luís Gonçalves veio trazer de volta o excelente scouting que sempre foi apanágio da estrutura azul e branca. Contratações de jovens com imenso potencial que asseguram qualidade desportiva e um possível retorno financeiro no futuro.

Foto de Capa: Twitter

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Alisson Santos deixa-se seduzir pelo Nápoles: os milhões que os italianos ponderam oferecer para convencer o Sporting

O Nápoles está a tentar o empréstimo de Alisson Santos ao Sporting, podendo colocar uma cláusula de opção de compra de 20 milhões de euros.

A Odisseia de José Mourinho: ainda é possível?

Há noites que não são apenas vitórias; são afirmações. Na quarta-feira à noite, na Luz, o Benfica viveu uma dessas raras ocasiões em que a história se escreve a vermelho e branco, com emoção, coragem e ambição

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.

PUB

Mais Artigos Populares

Pesadelo para os Países Baixos, sonho para Portugal: só há uma equipa neerlandesa nas competições europeias

Portugal ultrapassou recentemente os Países Baixos no Ranking UEFA. Os neerlandeses contam somente com uma equipa nas provas europeias.

Casa Pia emite comunicado em relação à partida frente ao FC Porto

O Casa Pia emitiu um comunicado a referir que o Estádio de Rio Maior vai ser alvo de uma vistoria, depois da passagem da tempestade Kristin.

João Gonçalves rescinde contrato com AVS SAD

O AVS SAD oficializou a rescisão de contrato com João Gonçalves. O guarda-redes de 25 anos deixa o clube com o qual tinha vínculo até junho de 2028.