📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Saidy Janko é o segundo reforço azul e branco

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Tem nome de ponta de lança, mas é lateral-direito e vai ser o segundo reforço do FC Porto. Saidy Janko, suíço de 22 anos que representava a AS Saint-Étienne já está seguro pelos dragões por cinco anos. O jogador, que tem origens na Gâmbia, vai custar cerca de três milhões de euros à SAD do FC Porto, que nunca oficializará o negócio antes de 1 de julho. O internacional sub-21 pela Suíça estava referenciado há algum tempo e entrou na órbita logo após a saída de Ricardo Pereira e Diogo Dalot. O perfil é idêntico ao dos jogadores que partiram. Janko tem grande vocação ofensiva, já jogou e pode ser extremo em situações muito particulares. Além disso, é alto (quase 1,80 metros), forte fisicamente e muito veloz.

Maxi Pereira tem tudo acertado para renovar por mais uma época, mas os azuis e brancos aproveitaram esta oportunidade de negócio preparando já as épocas seguintes. Por isso os dragões avançaram com Janko, que por ter apenas 22 anos tem um futuro largo e a promessa de jogar no FC Porto durante alguns anos, sem pressa de que a afirmação tenha de ser imediata. Ou seja, a possibilidade de começar a época com três defesas direitos é real e depois cabe a Conceição optar. João Pedro e Janko são jovens promissores, mas vêm de contextos competitivos muito diferentes e precisam de algum tempo para se adaptarem a um novo futebol e a uma equipa que joga sempre para ganhar.

Janko na apresentação no Celtic FC
Fonte: Celtic FC

Quanto ao jogador, apesar dos 22 anos, tem muito a contar. Ainda com 18, e sem nunca ter jogado na primeira equipa, foi transferido do FC Zurique para o Manchester United por menos de um milhão de euros. Em Inglaterra não se chegou a impor, mas aproveitou um empréstimo ao Bolton Wanderers para chamar a atenção do Celtic FC, que o contratou aos ingleses. Em ano e meio fez apenas 12 jogos e seguiu novamente para o Championship, então emprestado ao Barnsley FC. A AS Saint-Étienne comprou-o depois por um milhão de euros. Na primeira metade da temporada, Janko foi indiscutível. Em janeiro chegou, do Arsenal, o internacional francês Debuchy. E o futuro portista não voltou a ser primeira escolha. Em Portugal vai procurar afirmar-se em definitivo e deixar de ser uma eterna promessa.

Estas duas movimentações de mercado feitas pela estrutura do FC Porto mostram que Luís Gonçalves veio trazer de volta o excelente scouting que sempre foi apanágio da estrutura azul e branca. Contratações de jovens com imenso potencial que asseguram qualidade desportiva e um possível retorno financeiro no futuro.

Foto de Capa: Twitter

Artigo revisto por: Jorge Neves

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no boxing day à conquista do treble: O United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

Primeira Liga: eis os árbitros da 17.ª jornada

Já foram reveladas as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 17.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica oficializa contratação de Sidny Lopes Cabral até junho de 2030

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano assinou contrato até junho de 2030 com as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe notícia: jogador emprestado pelas águias deve trocar de clube e há interessados

David Jurásek deve deixar o Besiktas no mercado de transferências de inverno. O jogador encontra-se cedido pelo Benfica.

«O que mais me orgulha é ter 35 anos e conseguir manter o nível físico, ser consistente» | Entrevista Bola na Rede a Ivo...

Ivo Pinto chegou ao mundo do futebol com apenas sete anos, de mão dada com o irmão mais velho. Ainda que tenha iniciado a sua formação como médio, acabou por se destacar na lateral direita, acabando por dar os primeiros passos como profissional no FC Porto. Transformou-se em modelo a seguir nos Balcãs, onde deixou saudades em Cluj e Dínamo Zagreb, chegando à Premier League, o sonho de qualquer jogador. Pelo meio, fica a chamada à seleção, quando atuava na Croácia. Aos 35 anos, continua a ser uma referência no Fortuna Sittard, encarando o dia a dia como um desafio, mantendo uma forma física que provoca elogios nos seus adversários. O seu próximo passo? Só o futuro o dirá. Mas será seguramente no mundo do futebol. É o mais recente convidado do Entrevista Bola na Rede.

Atenção, Ruben Amorim: Manchester United deve receber oferta por ex-Sporting

O Manchester United pode perder Manuel Ugarte no mercado de transferências de inverno. O jogador interessa ao Galatasaray.