A beleza da Taça | Académico de Viseu FC x FC Porto

    Taça de Portugal, Quartos de final: quarta, 20h45, 8 de fevereiro de 2023

    ANTEVISÃO: UM ACADÉMICO DE VISEU SEM MEDO

    Quando ouvimos falar da Taça de Portugal, os olhos brilham, a imprevisibilidade que um jogo desta causa é motivo para todos os adeptos roem as unhas enquanto se joga mais uma partida. Desta vez, a disputar os quartos de final da competição temos uma partida entre o Académico de Viseu FC e o FC Porto.

    Os viriatos são uma das equipas sensação da Segunda Liga portuguesa, estão até, em posição de lutar pelo segundo lugar da competição, que permite sonhar com a subida ao escalão principal do futebol em Portugal. São, possivelmente, a equipa sensação em Portugal, com uma lenda portista ao leme, o elenco conseguiu chegar à final four da Taça da Liga, 18 jogos sem perder e chegar à festa da Taça para defrontar o FC Porto.

    Para enfrentar esta equipa bem organizada e cheia de talento temos o FC Porto que segue com o objetivo de revalidar o título que conquistou na época transata. Com algumas debilidades no meio campo, a equipa é forçada a forçar soluções e manter o nível alto de critério e disciplina em todos os momentos do jogo.

    Como foi evidente no jogo da final four, o “bicho” coloca a equipa a jogar para vencer e complicar a vida ao, teoricamente, favorito FC Porto. Teremos jogo!

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Académico de Viseu nunca conseguiu vencer o FC Porto;
    2. Em 14 jogos disputados entre os conjuntos o AC Viseu só conseguiu empatar em duas ocasiões, em 1988 e em 2020;
    3. Sempre que o Académico de Viseu conseguiu o empate foi no seu estádio;
    4. Nestes confrontos o FC Porto marcou 42 golos e os viriatos apenas cinco tentos;
    5. Desde que Jorge Costa assumiu a posição de treinador, o conjunto não perdia desde setembro do ano transato, perdeu pela primeira vez na deslocação ao primeiro colocado o Moreirense FC;
    6. O último jogo que os dragões perderam na competição foi em fevereiro de 2021 frente ao SC Braga;
    7. Os azuis e brancos marcaram golos em 88% das partidas disputadas na Taça de Portugal;
    8. Com Sérgio Conceição ao volante, o FC Porto só perder em duas ocasiões para a competição;
    9. Para a Taça os portistas venceram 60% dos jogos realizados fora de casa;
    10. O Académico de Viseu nunca venceu a competição, já o FC Porto é a equipa mais titulada da mesma.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    André Clóvis Académico Viseu FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    André Clóvis O brasileiro tem sido uma autêntica máquina de golos para este Académico de Viseu, conta com uns estrondoso 16 golos na Segunda Liga, fazendo dele o melhor marcador da competição, foi considerado o melhor avançado dos meses outubro e novembro e vem somando presenças no melhor onze da jornada.

    Wenderson Galeno
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Wanderson Galeno – O número 13 do FC Porto é, possivelmente, o jogador que mais evoluiu desde a época passada. À velocidade e técnica juntou, finalmente, um faro de golo. É um jogador que vemos muitas vezes a apoiar o lateral e a sprintar pela ala esquerda do FC Porto, está a viver o seu auge com a camisola azul e branca.

    XI´s PROVÁVEIS

    Académico de Viseu FC – Domen Gril; Bandeira, André Almeida, Milioransa, Arthur Chaves; Quizera, Nduwarugira, Messeguem, Gauthier Ott; André Clóvis, Jonathan Toro.

    Treinador: Jorge Costa

    «É um jogo desafiante para nós. O segundo da época frente ao FC Porto e no qual espero que tenhamos aprendido com aquilo que fizemos de menos bom na Taça da Liga».

    FC Porto – Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Marcano, João Mário; Galeno, Uribe, Grujic, Pepe; Toni Martinez, Evanilson.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Temos de estar preparados para ser uma equipa forte em todos os momentos do jogo. Se não for assim, vamos ter dificuldades».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Académico de Viseu FC 0-2 FC Porto
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Rafael Silva
    Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.