📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os jogadores que mais vezes vestiram azul e branco: Hernâni

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Hoje estreamos uma nova rubrica na Secção FC Porto do Bola na Rede. Começamos a apresentar os dez jogadores que mais vezes vestiram a azul, branca, indomável e imortal camisola do FC Porto.

O décimo jogador da lista é Hernâni. Provavelmente desconhecido do público em geral e dos mais jovens em particular, o Furacão de Águeda, como era conhecido, representou o clube durante 13 temporadas, entre 1950 e 1964 (na época 52/53 alinhou pelo Estoril Praia para poder cumprir o serviço militar obrigatório), tendo realizado um total de 335 jogos. A estes números juntou uns incríveis 183 golos, que fazem dele o segundo melhor marcador da história do clube, apenas suplantado pelo eterno Fernando Gomes. Numa altura em que a lealdade ainda era um valor a ter em conta no futebol, Hernâni sempre demonstrou enorme apreço pelo clube e defendeu afincadamente as suas cores.

“Sabe, até Eusébio tinha grande admiração por mim. Tratava-me por Sr. Hernâni”

São palavras do próprio que atestam bem a qualidade que tinha como futebolista. Versátil e polivalente cumpria com mestria qualquer posição do meio campo ou ataque.

Fonte: Memoriaportista
Fonte: Memoriaporto.blogspot.com

Nascido a 1 de Setembro de 1931 em Águeda, estreou-se pelo FC Porto a 28 de Janeiro de 1951, no Campo da Tapadinha, numa derrota por 4-1 frente ao Atlético CP.

O resto é história. Conhecido pelos mais estonteantes e incisivos dribles, possuía uma qualidade inata a finalizar. Numa altura em que o FC Porto estava num patamar substancialmente inferior aos seus rivais de Lisboa, conta no seu palmarés com duas Ligas Portuguesas (55/56 com Yustrich como técnico e 58/59 sob o comando de Bella Gutmann) e duas Taças de Portugal (55/56 e 57/58). A nível regional conquistou por 7 vezes a Taça da AF Porto. Retirou-se em 1964.

De ressalvar e relevar o seu percurso na Seleção Nacional numa época na qual rareavam as chamadas de jogadores do FC Porto à principal seleção do país. Foram 28 jogos e 5 golos apontados.

Tinha uma enorme admiração e estima por José Maria Pedroto de quem chegou a ser colega de equipa. Amizade recíproca, não tivesse o Mestre exigido a sua incorporação como Diretor para o futebol quando, em 1966/1967 assumiu os destinos da equipa de futebol como treinador principal. Esteve ligado a vários cargos diretivos no clube.

Morreu a 5 de Abril de 2001 como um dos principais símbolos do clube.

Foto de Capa: Memoriaporto.blogspot.com

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem é Sidny Cabral? Lateral está a ser apontado ao Benfica e pode mudar-se para a Luz já em janeiro

Sidny Cabral está a ser associado a uma transferência para o Benfica. O jogador pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

Expulsão de Xavi Simons encaminha o Liverpool à vitória no terreno do Tottenham

O Tottenham viu-se reduzido a 10 elementos aos 33 minutos com a expulsão de Xavi Simons e saiu derrotado pelo Liverpool por 2-0.

Em busca da manutenção: a dura missão de Luís Castro no Levante

Luís Castro foi confirmado durante este sábado como novo treinador do Levante, com um contrato válido até ao verão de 2027.

Luís Castro confirmado como novo treinador do Levante

O Levante oficializou durante este sábado a contratação de Luís Castro para o posto de treinador, assinando até ao verão de 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Final dramático no Feirense x Paços de Ferreira, Portimonense regressa às vitórias e há empate em Vizela: eis os resultados da Segunda Liga

O Paços de Ferreira venceu fora de casa o Feirense por 1-0 com direito a final dramático. Eis os resultados do dia da Segunda Liga.

João Henriques acredita ser possível inverter a situação no AVS SAD: «O AVS tem um conjunto de jogadores que não está a espelhar o seu...

João Henriques prestou as primeiras declarações como treinador do AVS SAD. O técnico de 53 anos sucede a João Pedro Sousa no cargo.

Novidades: Rafa Silva volta aos convocados e começa jogo do Besiktas no banco

Rafa Silva está presente entre os convocados do Besiktas. Avançado português começa jogo do emblema turco no banco.