Treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Jesualdo Ferreira

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoFoi há mais de setenta anos que a região transmontana, mais precisamente a cidade de Mirandela, viu nascer um dos mais bem sucedidos e carismáticos técnicos do futebol nacional. Manuel Jesualdo Ferreira, atualmente com 71, leva já mais de três décadas no ativo, deixando marcas positivas em todos os locais por onde passou. A lista é infindável e merece-nos todo o respeito: Benfica (camadas jovens, adjunto e equipa sénior), Rio Maior, Torrense, Académica, Atlético, Silves, Angola, Estrela da Amadora, Seleções sub-20 e sub-21 de Portugal, Bordéus, FAR Rabat, Alverca, Braga, FC Porto, Sportig, Zamalek, Málaga, Panathinaikos e, finalmente, Al-Sadd, onde se encontra atualmente e, entre outros, lidera um plantel com conta com a experiência e magia do médio ex-Barcelona Xavi. O espenhol que, de resto, admitiu que, ainda hoje, com 37 anos, continua a aprender todos os dias com o Prof. Jesualdo.

Com passagens pelos três afamados grandes de Portugal, e não obstante a costela encarnada que sempre se lhe reconheceu, acabou por ser nos quatro anos que se sentou no banco do Dragão que Jesualdo recolheu os maiores louros na sua já longa carreira.

Jesualdo conduziu o FC Porto ao Tetra em 2009 Fonte: Blogue Paixão pelo Porto
Jesualdo conduziu o FC Porto ao Tetra em 2009
Fonte: Blogue Paixão pelo Porto

Contratado no início da época 06/07 para substituir o polémico Co Adriaanse, o professor soube dar o melhor seguimento ao bom trabalho do antecessor (que havia reconquistado o título na época anterior) e partiu para a conquista de um tricampeonato pessoal, que automaticamente configurou os dragões como tetracampeões pela segunda vez. O caso dera-se em 2009, com a vitória por 1-0, diante do Nacional, golo de Bruno Alves. Haveria de sair um ano depois, após falhar a conquista do penta e perder o campeonato para o Benfica, numa temporada marcada pelo famoso caso do túnel da Luz.

Com quase 700 jogos oficiais ao longo da carreira, Jesual coleciona cerca de 300 vitórias, carregando no currículo o peso de nove títulos, seis deles ao serviço do FC Porto: três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça; os restantes foram conseguidos ao comando do Zamalek (dois campeonatos) e do Al-Saad (uma Taça do Catar).

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.