📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Jesualdo Ferreira

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoFoi há mais de setenta anos que a região transmontana, mais precisamente a cidade de Mirandela, viu nascer um dos mais bem sucedidos e carismáticos técnicos do futebol nacional. Manuel Jesualdo Ferreira, atualmente com 71, leva já mais de três décadas no ativo, deixando marcas positivas em todos os locais por onde passou. A lista é infindável e merece-nos todo o respeito: Benfica (camadas jovens, adjunto e equipa sénior), Rio Maior, Torrense, Académica, Atlético, Silves, Angola, Estrela da Amadora, Seleções sub-20 e sub-21 de Portugal, Bordéus, FAR Rabat, Alverca, Braga, FC Porto, Sportig, Zamalek, Málaga, Panathinaikos e, finalmente, Al-Sadd, onde se encontra atualmente e, entre outros, lidera um plantel com conta com a experiência e magia do médio ex-Barcelona Xavi. O espenhol que, de resto, admitiu que, ainda hoje, com 37 anos, continua a aprender todos os dias com o Prof. Jesualdo.

Com passagens pelos três afamados grandes de Portugal, e não obstante a costela encarnada que sempre se lhe reconheceu, acabou por ser nos quatro anos que se sentou no banco do Dragão que Jesualdo recolheu os maiores louros na sua já longa carreira.

Jesualdo conduziu o FC Porto ao Tetra em 2009 Fonte: Blogue Paixão pelo Porto
Jesualdo conduziu o FC Porto ao Tetra em 2009
Fonte: Blogue Paixão pelo Porto

Contratado no início da época 06/07 para substituir o polémico Co Adriaanse, o professor soube dar o melhor seguimento ao bom trabalho do antecessor (que havia reconquistado o título na época anterior) e partiu para a conquista de um tricampeonato pessoal, que automaticamente configurou os dragões como tetracampeões pela segunda vez. O caso dera-se em 2009, com a vitória por 1-0, diante do Nacional, golo de Bruno Alves. Haveria de sair um ano depois, após falhar a conquista do penta e perder o campeonato para o Benfica, numa temporada marcada pelo famoso caso do túnel da Luz.

Com quase 700 jogos oficiais ao longo da carreira, Jesual coleciona cerca de 300 vitórias, carregando no currículo o peso de nove títulos, seis deles ao serviço do FC Porto: três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça; os restantes foram conseguidos ao comando do Zamalek (dois campeonatos) e do Al-Saad (uma Taça do Catar).

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Exclusivo: Gil Vicente e Vitória SC de olho na contratação de Weverson

O Gil Vicente e o Vitória SC estão de olho na contratação de Weverson. O lateral-esquerdo brasileiro está ao serviço do Fortaleza.

Alvo de vários clubes na Premier League fica com cláusula de 73 milhões de euros para janeiro

Antoine Semenyo, avançado do Bournemouth, pode ser solução imediata para vários gigantes ingleses, já que não vai jogar a CAN.

Dani Benítez revela drama vivido após doping por cocaína: «Durante sete meses pensava em suicidar-me»

Dani Benítez, antiga promessa do Granada, admite ter pensado em suicídio durante meses, por conta das drogas.

Thomas Tuchel promete falar com todos os jogadores da pré-lista de Inglaterra para o Mundial 2026

Thomas Tuchel, selecionador inglês, garantiu que vai contactar todos os jogadores que estão na pré-lista, para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez e a presença de Cristiano Ronaldo na Casa Branca ao lado de Donald Trump: «Acredito muito no que o Cristiano pode fazer como embaixador...

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez: «As críticas e as dúvidas fazem parte. O que não gosto são críticas que não são merecidas ou mentiras»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez presente no International Club of Portugal: «É uma oportunidade para aprender mais sobre o nosso povo português»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.