Tudo o que Sérgio não quer | FC Porto

Este fim de semana, o FC Porto regressou às competições oficiais, sendo que os dragões realizaram uma boa exibição e a isso juntaram um bom resultado, por 2-0. A tudo isto, Sérgio Conceição deve ter ficado ainda mais satisfeito com o facto de Diogo Costa ter mantido a sua baliza a zeros, algo que na pré-época foi difícil de fazer.

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

De recordar que durante a pré-temporada poucas foram as partidas em que os azuis e brancos não encaixaram dois ou mais golos, como foi o caso contra o Moreirense FC, o Académico de Viseu FC, a AS Roma e o Olympique de Lyonnais.

A justificação deste facto parece ser a transição defensiva do FC Porto, pois parece muito vulnerável a saídas rápidas do adversário, deixando a sua defesa em sobressalto. Ainda na última partida, com o Belenenses-SAD, aos seis minutos de jogo, assistimos a um lance deste género, mas que não teve a conclusão desejada, para felicidade minha e de todos os adeptos da casa.

Situações recorrentes aconteceram na pré-época e ajudam muito a perceber alguns golos sofridos. Outro aspeto que deve ser analisado são as bolas paradas, pois também tem sido um dos fatores para este balanço negativo.

Tanto contra a AS Roma, como no encontro de apresentação, contra os franceses de Peter Bosz, a formação da invicta consentiu dois golos provenientes de um pontapé de canto, algo que ninguém estava habituado a ver no FC Porto.

Estes momentos de jogo, sempre foram uma das imagens de marca do FC Porto de Sérgio Conceição, no entanto, até ao momento, essa sina parece ter virado uma preocupação, mas algo que facilmente poderá a vir ser ultrapassado com trabalho diário no Olival. De realçar, ainda sobre este ponto, que jogadores preponderantes neste tipo de ação, Felipe, Soares, Militão já não residem no Olival, o que também faz a sua moça…

É verdade que as laterais também tem sido, frequentemente, apontadas como o calcanhar de Aquiles da formação nortenha, mas tirando a situação do lado esquerdo, que já foi debatida num outro artigo, não parece por aqui que passará a vulnerabilidade do grupo de trabalho de Sérgio Conceição.

Por fim, não esquecer a importância que a dupla de meio-campo tem nesta componente, pois poderá ter a utilidade de servir de tampão a eventuais contra-golpes durante os 90 minutos. Aqui temos de registar a ausência de Uribe, que é um jogador fundamental neste tipo de estratégia.

Além disso, Grujic está de contas com uma lesão, enquanto Sérgio Oliveira não parece ainda estar no topo da sua forma, o que poderá fragilizar mais o equilíbrio defensivo que Sérgio Conceição tanto aprecia e quer ver implementado no FC Porto.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.