Um reforço que para já é apenas uma contratação

- Advertisement -

Não foi propriamente animadora a primeira aparição de Renzo Saravia já como primeiro reforço oficial do FC Porto para 2019/2020. No jogo de estreia na Copa América pela seleção argentina, o lateral direito mostrou tudo aquilo que pode fazer qualquer adepto desconfiar da assertividade da sua contratação, estando negativamente ligado aos dois golos com que a Colômbia ‘despachou’ a seleção de Messi e companhia.

“Ele é visto por muitos no seu país como a melhor opção para a posição na seleção albiceleste. (…) Resta saber se isso se deve à falta de opções de qualidade ou se Saravia tem nível para estes patamares”. A transcrição pertence ao GoalPoint e representa muito daquilo que é neste momento Saravia: uma incógnita.

3,9 foi o rating que o lateral de 26 anos registou na derrota contra a Colômbia, que o tornou no pior elemento em campo. A seu favor, Saravia tem o facto de chegar com regularidade a zonas de cruzamento, comparando-se, neste aspeto, a um jogador que deixou saudades no Dragão: Ricardo Pereira. Ainda assim, nas últimas quatro temporadas no Racing registou apenas duas assistências para golo.

Saravia custou 5,5 milhões de euros aos cofres da SAD azul e branca
Fonte: Racing Club

Quando pressionado, os números de Saravia são ainda piores que os de Manafá no que ao controlo de bola diz respeito (2,3 contra 2,0), mas é na capacidade técnica e na grande velocidade que pode estar a chave para o sucesso de Saravia com a camisola azul e branca. Este segundo item pode até ser uma boa solução ofensiva, se tivermos em conta a quantidade de vezes que o argentino costuma ser travado em falta em zonas adiantadas do terreno. É precisamente a partir de lances de bola parada que os azuis e brancos marcam grande parte dos seus golos.

É mesmo no momento defensivo que o argentino regista as maiores debilidades, principalmente no 1×1, já que é ultrapassado em drible com alguma frequência. Manafá e Maxi, por exemplo, são melhores neste aspeto. Soma mais alívios que os “antecessores”, apesar de fisicamente não ser tão robusto, mas deixa um pouco a desejar nos duelos aéreos, algo que Sérgio Conceição quererá trabalhar de modo a tornar Saravia uma solução válida para a próxima época.

Ainda são algumas as arestas por limar em Saravia, algo que revela alguma preocupação tendo em conta o custo e a idade do argentino. Se no aspeto ofensivo mostra bons números, é essencialmente na defesa que as melhorias se tornam mais urgentes. Contra adversários mais fortes, Saravia ainda não dá as garantias desejadas.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica reage à suspensão de Gianluca Prestianni: eis o comunicado oficial

O Benfica já reagiu à suspensão de Gianluca Prestianni por parte da UEFA. Segue em baixo o comunicado oficial das águias.

Real Madrid com baixas no meio campo para jogo frente ao Benfica: as alternativas de Álvaro Arbeloa (que terá que olhar para os jovens)

O Real Madrid não vai poder contar com Dani Ceballos e Jude Bellingham para a partida frente ao Benfica, marcada para quarta-feira.

Denúncia de racismo no Benfica x Real Madrid impulsiona ‘Lei Vini Jr’ no Brasil

A acusação de insultos racistas de Vinícius Júnior contra Gianluca Prestianni impulsionou um projeto de lei no Brasil contra o racismo nos estádios.

Apoios à Palavra Açores mantidos em 2026/27 e SAD do Santa Clara continua no arquipélago

O Governo Regional dos Açores decidiu manter os apoios à iniciativa Palavra Açores na temporada 2026/27, adiando qualquer redução. A decisão foi bem recebida por Bruno Vicintin, garantindo que a SAD permanecerá nos Açores.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia com regresso importante frente ao Sporting

Pedro Amaral deverá regressar aos relvados no encontro frente ao Sporting, depois de ter sido poupado na partida contra o Gil Vicente.

Atenção: Prestianni suspenso pela UEFA após Benfica x Real Madrid

Gianluca Prestianni vai falhar o Real Madrid x Benfica na Champions League. UEFA decidiu suspender o avançado argentino.

Tottenham e Aston Villa interessados em médio do Lyon de Paulo Fonseca: eis a situação

O Tottenham e o Aston Villa estão interessados em Pavel Sulc. Lyon define preço do médio à volta dos 45 milhões de euros.