Um reforço que para já é apenas uma contratação

- Advertisement -

Não foi propriamente animadora a primeira aparição de Renzo Saravia já como primeiro reforço oficial do FC Porto para 2019/2020. No jogo de estreia na Copa América pela seleção argentina, o lateral direito mostrou tudo aquilo que pode fazer qualquer adepto desconfiar da assertividade da sua contratação, estando negativamente ligado aos dois golos com que a Colômbia ‘despachou’ a seleção de Messi e companhia.

“Ele é visto por muitos no seu país como a melhor opção para a posição na seleção albiceleste. (…) Resta saber se isso se deve à falta de opções de qualidade ou se Saravia tem nível para estes patamares”. A transcrição pertence ao GoalPoint e representa muito daquilo que é neste momento Saravia: uma incógnita.

3,9 foi o rating que o lateral de 26 anos registou na derrota contra a Colômbia, que o tornou no pior elemento em campo. A seu favor, Saravia tem o facto de chegar com regularidade a zonas de cruzamento, comparando-se, neste aspeto, a um jogador que deixou saudades no Dragão: Ricardo Pereira. Ainda assim, nas últimas quatro temporadas no Racing registou apenas duas assistências para golo.

Saravia custou 5,5 milhões de euros aos cofres da SAD azul e branca
Fonte: Racing Club

Quando pressionado, os números de Saravia são ainda piores que os de Manafá no que ao controlo de bola diz respeito (2,3 contra 2,0), mas é na capacidade técnica e na grande velocidade que pode estar a chave para o sucesso de Saravia com a camisola azul e branca. Este segundo item pode até ser uma boa solução ofensiva, se tivermos em conta a quantidade de vezes que o argentino costuma ser travado em falta em zonas adiantadas do terreno. É precisamente a partir de lances de bola parada que os azuis e brancos marcam grande parte dos seus golos.

É mesmo no momento defensivo que o argentino regista as maiores debilidades, principalmente no 1×1, já que é ultrapassado em drible com alguma frequência. Manafá e Maxi, por exemplo, são melhores neste aspeto. Soma mais alívios que os “antecessores”, apesar de fisicamente não ser tão robusto, mas deixa um pouco a desejar nos duelos aéreos, algo que Sérgio Conceição quererá trabalhar de modo a tornar Saravia uma solução válida para a próxima época.

Ainda são algumas as arestas por limar em Saravia, algo que revela alguma preocupação tendo em conta o custo e a idade do argentino. Se no aspeto ofensivo mostra bons números, é essencialmente na defesa que as melhorias se tornam mais urgentes. Contra adversários mais fortes, Saravia ainda não dá as garantias desejadas.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Desporto Rei: Liverpool x Manchester City teve mais do dobro das audiências do SuperBowl

O encontro da Premier League acumulou entre 700 a 750 milhões de espectadores, comparado com os 220 milhões que assistiram ao SuperBowl.

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a adaptação ao Arsenal: «Tentei não mudar muito o processo»

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal e ex-Sporting, falou sobre a adaptação a Londres e sobre como ultrapassou o período menos positivo do início da época.

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.