Uma mão cheia de (quase) nada

- Advertisement -

A pré-época corre a passos largos para o seu epílogo. No próximo fim de semana a equipa do FC Porto será apresentada aos sócios (recebe o Newcastle) e na semana seguinte já tem o primeiro jogo oficial da temporada (5 de Agosto) frente ao Desportivo das Aves, numa partida a contar para a decisão da Supertaça Cândido de Oliveira. Quer isto dizer que, a duas semanas do arranque da época, a equipa do Porto tem a pairar sobre ela um número desmesurado de dúvidas e a chegada de reforços (ou falta dela) começa a fazer soar os alarmes dos adeptos portistas.

Todos os dias os adeptos são presenteados com notícias esperançosas sobre este ou aquele reforço de primeira linha que está para chegar mas a verdade é que tal teima em não suceder. Chegaram, até agora, João Pedro, Saidy e Ewerton e nenhum parece mostrar, no momento, qualidade inegável e capacidade de ser primeira opção. Os dois últimos já foram, inclusive, dispensados por Sérgio Conceição.

Começa a tornar-se preocupante a falta de capacidade da SAD no ataque ao mercado. Róger Guedes (Extremo ex Atlético Mineiro) e Bissouma (médio ex Lille) foram dados como muito próximos de fechar contrato com o FC Porto e acabaram por rumar a outras paragens. Acredito que teriam sido dois reforços de peso. Mbemba (central do Newcastle) já foi dado como certo no clube há mais de um mês e chegou apenas esta segunda-feira. Éder Militão (central do São Paulo), de quem também se diz ter viagem marcada para Portugal ainda esta semana, está a ser apontado ao clube desde Janeiro. São alguns casos sintomáticos que atestam bem as dificuldades de manobra do FC Porto no mercado e que justificam algum já notório desconforto e impaciência de Sergio Conceição. Aliado a tudo isto, paira, também, no ar a possibilidade de novas saídas (Alex Telles, Aboubakar e Diogo Leite à cabeça).

Mbemba já chegou mas Sérgio Conceição aguarda mais reforços
Fonte: FC Porto

Jogadores importantes saíram e as suas vagas não foram, ainda, colmatadas. Torna-se impossível dissociar toda esta questão e todos estes dossiers da debilitada situação financeira do clube, que a imprensa insiste atenuar e relativizar, e que me parece ser, porventura, o fator que maior preocupação deve gerar na nação portista. Há um claro desnorte na preparação da época que não pode nem deve ser escamoteado por um jogo mais positivo da equipa frente ao Everton no passado Domingo.

Resta aguardar pelos próximos dias e desenvolvimentos para que exista uma visão mais clara de qual vai ser o desenho final do plantel do FC Porto e perceber se a direção liderada por Pinto da Costa vai ter a capacidade de munir a equipa dos reforços importantes e prometidos só treinador aquando da recente renovação de contrato.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto deixa farpa a José Mourinho após vitória frente ao Benfica na Taça de Portugal

O FC Porto derrotou o Benfica nos quartos de final da Taça de Portugal. No final, os dragões usaram as redes sociais para deixar uma farpa contra José Mourinho.

José Mourinho lamenta derrota: «O Benfica dominou o jogo do início ao fim»

José Mourinho analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli fala em partes distintas e garante: «Feliz pelo resultado, mas pôr as emoções no gelo e acalmar»

Francesco Farioli analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.

Diogo Costa analisa chegada de Thiago Silva ao FC Porto e garante: «O trabalho é sempre mais importante que a qualidade»

Diogo Costa analisou o desfecho dos quartos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebeu o Benfica no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Marrocos vence Nigéria nos penáltis e está definida a final da CAN 2025

Marrocos venceu a Nigéria nos penáltis e agarrou o último bilhete para o jogo derradeiro. Final da CAN 2025 está definida.

Eis os destaques do FC Porto x Benfica dos quartos de final da Taça de Portugal

O FC Porto derrotou o Benfica por 1-0, no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. Eis os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

FC Porto vence Benfica pela primeira vez na temporada e segue para as meias-finais da Taça de Portugal

O FC Porto consumou a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, depois de derrotar o Benfica por 1-0, no Estádio do Dragão.