Zaidu | Do Campeonato de Portugal à Champions League

- Advertisement -

Zaidu Sanusi, com 23 anos, vive a melhor fase da sua carreira, uma ascensão rápida sonhada por muitos jogadores profissionais.

Passo a explicar. O lateral nigeriano, há dois anos, militava no Mirandela, clube que disputa o Campeonato de Portugal e onde o jogador se destacou, levando a que o Santa Clara, clube da primeira liga, apostasse no seu talento. Rapidamente conquistou o seu lugar no onze açoriano. A sua velocidade, força física e raça na disputa de bola não deixava ninguém indiferente.

Zaidu esteve somente uma época no clube do arquipélago, isto porque estes atributos levaram a que o FC Porto, o atual campeão nacional, pagasse quatro milhões pelo seu passe, confiando-lhe a posição de Alex Telles, que nos últimos três anos vinha sendo o lateral mais goleador e com mais assistências em toda a Europa.

Fazer esquecer o lateral brasileiro parece missão impossível, mas a verdade é que Zaidu não começou muito mal. O jogador tem vindo a ser aposta regular de Sérgio Conceição, tanto no campeonato como na Champions e foi nesta última competição que Zaidu Sanusi viveu aquilo que muitos jogadores sonham e que alguns nunca conseguem alcançar: estreou-se a marcar frente ao Marselha e viu o seu nome constar no onze da semana da Champions League.

O nigeriano não ficou por aqui e também se estreou a marcar na primeira liga, no último fim de semana, no jogo frente ao Tondela.

Contudo, apesar do defesa esquerdo viver a melhor fase da sua carreira, não nos podemos esquecer que ainda é um jogador em adaptação, tanto à realidade do FC Porto como ao estilo de jogo de Sérgio Conceição. Quem acompanha assiduamente os jogos dos Dragões sabe que Zaidu ainda tem algumas arestas a limar relativamente à maneira como defende e ao seu posicionamento nesse mesmo setor.

No entanto, a verdade é que o jogador ainda está na idade de evoluir e entrou com o pé direito no onze e no plantel portista e, se continuar assim, tem tudo para ter sucesso no clube.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

Tomás Araújo com um olho no Mundial antes do encontro com o Real Madrid: «Qualquer jogador que esteja a jogar no Benfica pensa no Mundial»

Na antevisão ao Benfica x Real Madrid, Tomás Araújo mostrou confiança para o jogo da Champions League e falou no objetivo de estar no Mundial 2026.

Bournemouth anuncia contratações de Rayan e de Christos Mandas

O Bournemouth oficializou as contratação de Rayan e de Christos Mandas. O avançado brasileiro chegou proveniente do Vasco da Gama e o guarda-redes grego foi contratado à Lazio.

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Júlio regressa ao Brighton e finaliza empréstimo ao West Ham de Nuno Espírito Santo

Igor Júlio está de regresso ao Brighton. O defesa central brasileiro não vinha ser utilizado pelo português Nuno Espirito Santo nos hammers que optaram por terminar o empréstimo.

Pedro Gomes oficializado como reforço do Valência

Pedro Gomes foi confirmado como o mais recente reforço do Valência. O defesa volta à Europa e chega proveniente do Kapaz, do Azerbaijão.

Portugal derrota Espanha mas falha qualificação para as meias-finais do Europeu de Andebol

No último jogo da fase de grupos do Europeu de Andebol, Portugal venceu Espanha por 35-27 mas falhou a qualificação para as meias-finais.