Zaidu Sanusi, com 23 anos, vive a melhor fase da sua carreira, uma ascensão rápida sonhada por muitos jogadores profissionais.

Passo a explicar. O lateral nigeriano, há dois anos, militava no Mirandela, clube que disputa o Campeonato de Portugal e onde o jogador se destacou, levando a que o Santa Clara, clube da primeira liga, apostasse no seu talento. Rapidamente conquistou o seu lugar no onze açoriano. A sua velocidade, força física e raça na disputa de bola não deixava ninguém indiferente.

Zaidu esteve somente uma época no clube do arquipélago, isto porque estes atributos levaram a que o FC Porto, o atual campeão nacional, pagasse quatro milhões pelo seu passe, confiando-lhe a posição de Alex Telles, que nos últimos três anos vinha sendo o lateral mais goleador e com mais assistências em toda a Europa.

Fazer esquecer o lateral brasileiro parece missão impossível, mas a verdade é que Zaidu não começou muito mal. O jogador tem vindo a ser aposta regular de Sérgio Conceição, tanto no campeonato como na Champions e foi nesta última competição que Zaidu Sanusi viveu aquilo que muitos jogadores sonham e que alguns nunca conseguem alcançar: estreou-se a marcar frente ao Marselha e viu o seu nome constar no onze da semana da Champions League.

Anúncio Publicitário

O nigeriano não ficou por aqui e também se estreou a marcar na primeira liga, no último fim de semana, no jogo frente ao Tondela.

Contudo, apesar do defesa esquerdo viver a melhor fase da sua carreira, não nos podemos esquecer que ainda é um jogador em adaptação, tanto à realidade do FC Porto como ao estilo de jogo de Sérgio Conceição. Quem acompanha assiduamente os jogos dos Dragões sabe que Zaidu ainda tem algumas arestas a limar relativamente à maneira como defende e ao seu posicionamento nesse mesmo setor.

No entanto, a verdade é que o jogador ainda está na idade de evoluir e entrou com o pé direito no onze e no plantel portista e, se continuar assim, tem tudo para ter sucesso no clube.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome