O espelho da Supertaça e a raridade João Neves | SL Benfica 1-0 FC Porto

- Advertisement -

Não há maior jogo em Portugal e não há muitos maiores no Mundo. Um SL Benfica x FC Porto é sinónimo de muita coisa. Muito trânsito, muitas pessoas, muito calor. A lista é extensa. Aparece expressões como “cabeça quente”, o coração é dono da verdade e a racionalidade vai perdendo espaço. Cada lance é debatível por mais que não seja e cada bola é disputada com garra. O futebol já tem um peso significativo nas nossas vidas, então o que esperar quando se enfrentam dois dos maiores clubes de Portugal, rivais e que se odeiam em vários aspetos? É arder, arder e arder.

Deu-me sensações de Supertaça. Primeiro, Roger Schmidt surpreendeu no onze inicial. Em Aveiro, entrou com um ataque móvel sem avançado. Agora abdicou de João Mário (quase sempre utilizado) e fez a vontade a muitos benfiquistas – David Neres e Ángel Dí Maria juntos. Podia ter sido arriscado num jogo destes, pois João Mário tem a experiência como vantagem e funciona como base do meio-campo a ditar ritmos de jogo.

Tal como em Aveiro, o FC Porto foi melhor na primeira parte. Houve superioridade com e sem bola. Controlou defensivamente com um bloco fechado não permitindo a criação encarnada, explorou as costas dos laterais do Benfica e teve as melhores chances de perigo. Na segunda parte, novamente igual à Supertaça, o SL Benfica impôs-se, conseguiu construir oportunidades flagrantes e Ángel Di María apareceu para resolver. Houve o lance de expulsão (altamente controverso) que claramente condicionou a partida, mas deixo essa discussão para quem sabe de arbitragem.

Angel Di Maria Benfica FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Há que abordar João Neves. Imaginem terem 19 anos e serem titulares do SL Benfica num clássico escaldante com o FC Porto com mais de 60 mil pessoas no estádio, fora aquelas que viram pela televisão. Muitos tremiam e escondiam-se. Outros tentavam e não jogavam tão bem devido à senhora pressão. E pouquíssimos arrasavam e seriam eleitos o melhor em campo. João Neves entra nesse lote reduzido.

Perante o FC Porto, venceu cinco duelos aéreos e quatro terrestres, fora outras tarefas defensivas. Esteve muito sólido no meio-campo e foi raro o passe falhado, tendo criado dois passes-chave e uma grande oportunidade. Foi a alma do SL Benfica. Roger Schmidt disse melhor: «O João Neves joga com muita felicidade. Está a progredir muito rápido. Todos os dias melhora, é um jogador importante. É muito bom com a bola, inteligente, técnico e disciplinado para trabalhar muito. É um jogador completo e estou muito feliz que faça parte do nosso plantel».

No Estádio da Luz, o SL Benfica x FC Porto pode ter registado temperaturas muito altas. Há quem tenha ficado muito feliz e há quem tinha ficado muito frustrado. Foi intenso. No entanto, agora há novo desafio. Depois do confronto direto e de quase se terem matado em campo, o SL Benfica e o FC Porto vão ter tarefas difíceis contra o FC Inter Milão e o FC Barcelona (respetivamente) para a Liga dos Campeões. Agora é hora de jogarem na “mesma equipa”. A de representar Portugal.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.