Jota não fez amigos no dia em que Manu foi o menino bonito da “família” Silva | CF Estrela 0-1 Vitória SC

- Advertisement -

No regresso ao principal escalão da Liga Portugal, o CF Estrela recebeu o Vitória SC. Os minhotos venceram o jogo pela margem mínima: 0-1.

Os postes de eletricidade da Reboleira ainda seguram os cartazes de promoção ao playoff com o Marítimo que colocou o CF Estrela na Primeira Liga. Resistente o papel que sobreviveu à festa que se fez junto ao Estádio José Gomes quando a equipa garantiu o acesso ao escalão principal. Diga-se, em nome da verdade, que não passou assim tanto tempo, até ao regresso na competição.

Para os menos crentes, os do “só acredito quando vir”, este era o momento de terem a Primeira Liga diante de si e ficarem encurralados pela dimensão que o CF Estrela, 14 anos depois, conseguiu voltar a atingir. O cúmplice do regresso foi o Vitória SC.

A estrada em torno do Estádio José Gomes tinha uma faixa de carros que praticamente tinha que dar para os veículos que circulavam nos dois sentidos e a dos adeptos que faziam fila para entrar para o jogo da jornada inaugural do campeonato. A nostalgia vestia as camisolas de patrocinadores antigos do clube e que faziam a ponte entre os anos em que o CF Estrela esteve afastado dos grandes palcos e o dia que marcava o regresso.

Só que isto da experiência ao nível mais elevado também joga. Aí, o Vitória SC entrava a ganhar. Miguel Lopes, um dos três centrais tricolores, errou um passe em zona central. Jota Silva resgatou a bola e avançou a passos curtos, mas rápidos, para a baliza. O defesa tentou remediar o erro, só que pisou o Grealish do Minho. O árbitro expulsou o jogador estrelista e o lapso acabou por ser elevado ao cubo. No lance seguinte, o próprio Jota Silva desviou um canto ao primeiro poste para dar vantagem ao Vitória SC.

Na frente de ataque, o CF Estrela tinha um Ronald e um Ronaldo. Porventura, faltava um Cristiano para ajudar a marcar. Não aparecendo nenhum candidato a reforço com esse nome, o médio defensivo, Aloísio, tentou o primeiro remate.

Faltavam ao CF Estrela oportunidades e um homem no campo. Na lógica da toponímia, o Vitória SC também tinha argumentos. Quatro elementos no onze com o apelido Silva eram mais do que suficiente para jogarem como uma família ainda que, no sangue que lhes corre nas veias, só o ADN vitoriano os ligue. De todos eles, Manu Silva, que, fruto dos 22 anos, se aqui construíssemos uma árvore genealógica, seria o filho, foi a revelação do encontro. No meio da linha de três centrais, o jogador que fez apenas o segundo jogo na Primeira Liga fez esquecer a saída de André Amaro.

O que uma senhora gritava da bancada (“joguem à bola, Estrela”) era uma exigência audaz para as circunstâncias. O avançado do Vitória SC, Jota Silva, começava a espoletar fenómenos de antipatia da bancada talvez pelas várias ocasiões que criou.

O CF Estrela usou as substituições que Sérgio Vieira, treinador que acabou expulso, fez ao intervalo para fazer esquecer que jogava em inferioridade numérica. Léo Cordeiro acrescentou uma intensidade que Aloísio não estava a dar e, com isso, libertou Vitó para tarefas de
distribuição. Em simultâneo, a entrada de Kikas para o lugar de Régis que estava a atuar na direita do ataque levou a que funcionasse mais como um segundo ponta de lança do que como um extremo.

As melhores oportunidades continuaram a pertencer ao Vitória SC. André Silva e Jota Silva ficaram a dever mais golos ao resultado. Os conquistadores venceram (1-0) e conseguiram um nível exibicional suficiente para sarar a ferida que ficou com a eliminação nas pré-eliminatórias da Liga Conferência.

Estrela da Amadora adeptos
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede
Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Ciro Immobile anuncia fim da carreira como futebolista

Ciro Immobile anunciou o fim de carreira aos 36 anos, depois de 17 temporadas como profissional. O avançado destacou como um dos principais motivos a vontade de passar mais tempo junto da família.

José Morais antevê estreia na Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos: «Este ano queremos competir para ganhar em todas as competições»

José Morais vai iniciar a nova época neste sábado. O Al Sharjah vai defrontar o Al Dhafra na primeira jornada do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

Diego Gómez renova com o Brighton por mais cinco temporadas

Diego Gómez renovou contrato com o Brighton por mais cinco épocas. O acordo inclui ainda mais um ano de opção.

Luke Barrett é reforço da equipa de Basquetebol do Benfica

Luke Barrett foi anunciado no Benfica. O extremo chega do Arka Gdynia e assina um contrato válido até ao final da temporada 2026/27.

PUB

Mais Artigos Populares

Fred deixa o Fenerbahçe e volta ao Atlético Mineiro após 19 anos

O Atlético Mineiro oficializou a contratação de Fred por cerca de dois milhões e meio de euros. O valor foi utilizado para acertar a rescisão com o Fenerbahçe.

Rayane Messi deixa o Estrasburgo e reforça o Al Ettifaq

Rayane Messi foi anunciado no Al Ettifaq. O extremo-esquerdo chega por empréstimo do Estrasburgo até ao final da época. O negócio inclui ainda uma opção de compra.

Fátima Pinto confirmada como reforço do FC Porto

Fátima Pinto foi anunciada no FC Porto. A média-defensiva chega do Estrasburgo e assina um contrato válido por duas temporadas.