O defesa da Primeira Liga mais goleador que Coates

- Advertisement -

Não é segredo para ninguém que o futebol (aqui, a Primeira Liga Portuguesa) gira à volta de golos. Quando marcamos somos bons e, quando não marcamos, somos maus. Já aconteceu, vai acontecer e será sempre assim. À primeira vista, falar em golos é falar em avançados, mas e quando não são eles que marcam e decidem jogos?

Nas últimas semanas, os jogadores em destaque no campeonato português têm sido, por norma, elementos do setor defensivo. Sebastián Coates, defesa-central do Sporting CP, já vestiu pele de herói por diversas vezes e leva quatro tentos no campeonato. Pedro Porro resolveu a final da Taça da Liga frente ao SC Braga e segue como um dos fatores-chave do sucesso leonino.

Contudo, no lote de defesas em destaque na Primeira Liga Portuguesa, surge um outro nome, menos conhecido e mediático: Ricardo Mangas, lateral-esquerdo do Boavista FC. Leva quatro golos, tantos como Coates, tendo ainda menos minutos jogados que este.

Sendo o Boavista FC uma equipa menos concretizadora do que desejariam, o lateral tem sido importante na manobra ofensiva, até ao momento, marcando 21% dos golos da equipa na Primeira Liga. Destaque evidente para os dois últimos golos de Ricardo Mangas, ambos na sequência de canto e ambos nas últimas duas jornadas.

Ricardo Mangas fez formação no SL Benfica, tendo atuado pela equipa B. Em 2017 transferiu-se para o CD Aves e teve passagem por empréstimo pelo SC Mirandela, do Campeonato de Portugal. Regressou à base e foi peça fundamental do grupo que foi campeão de sub-23 da equipa nortenha. Na época seguinte subiu à primeira equipa e foi um dos destaques da trágica temporada da turma avense na Primeira Liga. Está agora, aos 22 anos de idade, a exibir-se a um bom nível no Boavista FC, confirmando as boas sensações que tinha deixado na temporada anterior.

Na minha ótica, não podemos olhar para Ricardo Mangas como um “lateral moderno”, daqueles que só ataca. As exibições, e também as estatísticas, provam que consegue ter duas caras, mantendo o equilíbrio e assegurando a segurança defensiva. É o jogador do Boavista FC com mais interceções por 90 minutos (2,1) e revela-se também bastante forte nos duelos aéreos, sendo o terceiro melhor jogador do Boavista no que concerne à percentagem de duelos aéreos defensivos ganhos (62%), entre jogadores com mais de dois duelos por jogo.

Ainda assim, este está longe de ser um lateral maioritariamente vocacionado para a defesa. Tenta manter um certo equilíbrio e, além da finalização, conta com uma percentagem de dribles eficazes a rondar os 45%. Regista ainda uma média de 2,66 cruzamentos com bola corrida por jogo, revelando facilidade em subir pelo corredor e participar em ataques ou contra-ataques, quando solicitado por colegas. Prova disso, o segundo golo do Boavista FC no Estádio do Dragão: boa combinação no ataque com Angel Gomes e assistência para golo de Alberth Elis, que se desmarcava ao segundo poste.

Desde o jogo com o FC Porto, tem feito exibições bastante convincentes. Marcou nas últimas duas jornadas de forma consecutiva e procura manter a boa forma no futuro. Com Jesualdo Ferreira, pode encontrar o espaço, tempo e ambiente de que necessita para elevar ainda mais o seu jogo.

É um jogador jovem, tal como outros que figuram no plantel boavisteiro. Tem todas as condições para se superar e acabar por eventualmente “dar o salto”. Com o Campeonato da Europa de sub-21 aí “à porta”, e respetiva convocatória a ser anunciada na próxima terça-feira, pelo selecionador Rui Jorge, Mangas pode ser uma das opções. Apesar da concorrência de Nuno Mendes, Rúben Vinagre ou Nuno Tavares para a lateral esquerda, a boa temporada de Ricardo Mangas faz com que se torne certamente num nome a ter em conta.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.