CD Cova da Piedade 1-0 SC Farense: Exibição de gala de Hugo Firmino tira o Piedade da zona de descida

- Advertisement -

Respirou-se de alívio na Cova da Piedade, com o conjunto da Margem Sul a voltar a sair dos lugares de despromoção quatro jornadas depois, enquanto no Algarve pode-se ficar com a corda na garganta no final desta jornada 24 da Segunda Liga, com a derrota pela margem mínima a poder deixar os comandados de Álvaro Magalhães abaixo da linha de água.

Num duelo de grande importância na luta pela manutenção, Álvaro Magalhães protagonizou cinco alterações em relação à derrota caseira frente ao Paços de Ferreira, com Daniel Fernandes, Fábio Santos, Kadri, Carlos Moura e Alan Júnior a serem lançados de início. Já Miguel Leal seguiu a velha máxima “em equipa que ganha não se mexe” e apostou no mesmo onze que bateu o Benfica B na última jornada.

O jogo começou muito físico e com uma série de faltas a ser assinala durante os primeiros minutos, mas cedo o Cova da Piedade apareceu em terrenos ofensivos, com Cele a ser o primeiro a rematar à baliza logo aos seis minutos, mas Daniel Fernandes recolheu com facilidade. Já o Farense contou com grandes dificuldades em aproximar-se da baliza de Moreira, com os passes em zona ofensiva a saírem disparatados e com grande pressão da defesa sobre os atacantes algarvios.

Os piedenses mantiveram o ímpeto ofensivo durante grande parte do primeiro tempo, com Sami a deixar o aviso num remate de longe mas ao lado aos 25 minutos, seguido de uma excelente jogada começada por Hugo Firmino, o motor de jogo dos locais, que picou a bola sobre a defesa, Stanley apareceu nas costas e atirou em arco, com um ligeiro desvio a ser suficiente para a bola passar ao lado da baliza de Daniel Fernandes. Entretanto, o melhor que o Farense fez foi um remate de longe de André Vieira aos 28 minutos, que saiu desengonçado e fora do alvo.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, o Farense foi equilibrando o jogo, cobrindo as tentativas do ataque piedense e começou a criar perigo, primeiro num livre de Pedro Kadri que passou a barreira, mas Moreira estava no sítio certo para agarrar. Já perto do intervalo, Hugo Firmino perdeu a bola para Carlos Moura no meio-campo do Cova da Piedade, com o brasileiro a dar para Alan Júnior atirar de longe, obrigando Moreira a aplicar-se. Ao intervalo, perante as dificuldades em finalizar dos dois lados, o nulo não surpreendeu.

Os jogadores do Cova da Piedade agradeceram o apoio dos adeptos, que acudiram ao estádio numa altura difícil da equipa
Fonte: Bola na Rede

Na segunda parte voltou a ser o Piedade a ser mais atrevido na procura do golo, com Hugo Firmino a atirar com força aos 50 minutos para a baliza, mas um defesa meteu-se no caminho e acabou por ceder canto. Dois minutos mais tarde, uma bola sobrou para Evaldo que dentro da área e em esforço atirou para defesa difícil de Daniel Fernandes.

Continuava o Cova da Piedade a ameaçar de bola parada e Mané esteve perto de inaugurar  o marcador quando, ao primeiro poste, a tentar desviou um pontapé de canto na esquerda, mas a bola saiu ligeiramente ao lado do poste. O Farense continuava com dificuldades em criar real perigo junto da baliza de José Moreira, com o único lance de relevo a aparecer num livre de Jorge Ribeiro, com a bola a bater na barreira  e, na recarga, voltou a ser a defesa da casa a desviar a bola, após uma recarga de André Vieira.

Miguel Leal tentou dar novas dinâmicas ao ataque do Piedade, com Diarra e Dieguinho a entrarem para o lugar de Pereirinha e Sami, respetivamente. Já Álvaro Magalhães meteu Tavinho por Alan Júnior, mas continuaram a ser os locais a criar mais perigo.

Aos 74 minutos, mais perigo a rondar a baliza do Farense, com Hugo Firmino, sempre ele, a cruzar na direita, Daniel Fernandes ficou aos papéis e permitiu Stanley cabecear à baliza, mas o guarda-redes algarvio ainda conseguiu desviar a bola para canto. Seguiu-se Evaldo, de pé direito, a atirar de fora da área, mas Daniel Fernandes conseguiu a defesa fácil. Aos 78 minutos, polémica na área do Farense, com os homens do Piedade a pedir penálti, mas Manuel Oliveira não assentiu, marcando posteriormente um livre perigoso à entrada da área.

Acabou por ser na sequência do livre que o marcador iria finalmente mexer, com Mané a bater o livre, a bola sobrou para Hugo Firmino que atirou com força, fuzilando Daniel Fernandes e dando uma justa vantagem ao conjunto da Margem Sul.

Até ao final, o Cova da Piedade geriu com cabeça a vantagem e evitou todas as últimas investidas do conjunto algarvio, confirmando a segunda vitória consecutiva na Segunda Liga e fugindo aos lugares de despromoção. Já o Farense volta para o Algarve em situação perigosa e pode entrar nos lugares de descida a dez jornadas do final da temporada.

 

ONZE INICIAL E SUBSTITUIÇÕES

CD Cova da Piedade: Moreira, P. Coronas, Wilyan, Allef, Evaldo, H. Firmino, B. Pereirinha (B.Diarra, 61’), S. Mané, T. Cele, Sami (Dieguinho, 64’), A. Stanley (R. Tavares, 87’).

SC Farense: D. Fernandes, F. Santos, P. Kadri, Cássio, J. Ribeiro, Fabrício, C.Moura (Alvarinho, 86’), A. Vieira (D. Bragança, 76’), F. Nunes, M. Mayambela, A. Júnior (Tavinho, 64’).

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vizela anuncia a contratação de Ivan Cvijanovic a custo zero

No passado sábado, o Vizela confirmou a contratação de Ivan Cvijanovic, que deixou o NK Osijek e assinou um contrato de dois anos.

Pep Guardiola explica novo desaire do Manchester City: «Jogámos excecionalmente bem e não conseguimos marcar»

Pep Guardiola analisou o empate do Manchester City diante do Brighton. O técnico justificou resultado com a eficácia.

Nuno Manta Santos assina pelo Spartakos Kitiou da Segunda Liga do Chipre

Nuno Manta Santos vai assumir o comando técnico do Spartakos Kitiou, da Segunda Liga do Chipre. Aos 47 anos, o português encontrava-se livre desde abril de 2025, altura em que deixou o Anadia.

Onde ver a final da Taça da Liga entre Vitória SC e Braga?

Vitória SC e Braga disputam uma final da Taça da Liga inédita. Dérbi do Minho em Leiria decide primeiro título do ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Luís Guilherme

Luís Guilherme tem perfil para ser um agitador de jogo a curto prazo, alguém capaz de mudar o ritmo a partir do banco, desbloquear jogos

Luís Esteves é destaque do Gil Vicente e tem 3 interessados no mercado de janeiro

Luís Esteves está a ser uma das figuras maiores do Gil Vicente esta temporada. Exibições do médio atraíram interesse no estrangeiro.

AS Roma perto de fechar empréstimo de avançado do Atlético Madrid

Giacomo Raspadori está em negociações com a AS Roma para abandonar o Atlético Madrid a título de empréstimo com opção de compra.