5 exibições individuais que marcaram jogos entre Sporting e FC Porto

    Nesta segunda-feira, o Sporting CP recebe o FC Porto, em jogo a contar para a 14.ª jornada do campeonato, no Estádio José Alvalade. Uma partida que definirá a liderança do campeonato, ao rubro depois da vitória do SL Benfica na Pedreira, contra o SC Braga.

    O histórico recente de confrontos, entre leões e dragões tem sido marcado por jogos equilibrados, por vezes decididos pelo talento individual dos intervenientes e nalguns casos partidas com muita polémica.

    Recorde-se os jogos recentes, nos quais foi o talento individual a resolver, para as várias competições, entre o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

    1.

    Sporting CP x FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Liga Portuguesa: Sporting CP – FC Porto, 11 setembro 2021 – Na temporada 2021/2022, os leões liderados por Ruben Amorim receberam em Alvalade, os dragões, numa partida a contar para a primeira volta da liga. O Sporting CP adiantou-se no marcador por Nuno Santos ao minuto 16, mas a qualidade individual do colombiano Luis Díaz permitiu aos portistas resgatar o empate, após os 90 minutos. O internacional colombiano era na altura uma das grandes figuras da equipa portista, rumando ao Liverpool FC.

    2.

    Verde e Branca
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Taça de Portugal: Sporting CP – FC Porto, 25 maio 2019 – No mítico Estádio do Jamor, emblemático palco das finais da Taça de Portugal, leões e dragões discutiram o troféu, na temporada 2018/2019. Numa grande tarde de futebol, o Sporting CP venceu nas grandes penalidades, após um empate a dois golos nos 120 minutos de jogo. O grande destaque da partida foi Bruno Fernandes, que com uma exibição de enorme nível liderou os leões, na conquista do troféu. O capitão Bruno Fernandes foi absolutamente determinante nas temporadas que vestiu de leão ao peito, sendo a maior transferência de sempre do Sporting CP, quando ingressou no Manchester United FC.

    3.

    Jovane com a camisola do Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Taça da Liga: Sporting CP – FC Porto, 19 janeiro 2021 – Na “final-four” da Taça da Liga, na época 2020/2021, o Sporting CP e FC Porto defrontaram-se na meia-final da competição, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Nesta semi-final, os portistas adiantaram-se no marcador por Moussa Marega, ao minuto 79. Mas ao minuto 78, entrou na partida aquele que viria a decidir o jogo, Ruben Amorim lançou Jovane Cabral, que apontou dois golos, aos minutos 86 e 94, conseguindo a reviravolta nos minutos finais. Os leões defrontariam na final o SL Benfica e conquistaram a Taça da Liga.

    4.

    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Liga Portuguesa: FC Porto – Sporting CP, 11 fevereiro 2022 – Num jogo a contar para a 22ª jornada do campeonato, envolto em muitas polémicas, leões e dragões empataram a dois golos, no Estádio do Dragão. A equipa liderada por Ruben Amorim, esteve a vencer por 2-0, com golos de Paulinho e Nuno Santos. No entanto, apareceu na partida o médio criativo, Fábio Vieira, que com um golo e uma assistência foi determinante para a equipa de Sérgio Conceição. Uma partida que ficou marcada por várias expulsões e muita polémica, manchando o clássico.

    5.

    Renan abraçado a Paulinho Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Taça da Liga: Sporting CP- FC Porto, 26 janeiro 2019 – Na temporada 2018/2019, Sporting CP e FC Porto disputaram a final da Taça da Liga, que só foi decidida com recurso às grandes penalidades, após um empate a um golo, com Fernando Andrade e Bas Dost a inscrever os nomes nos marcadores. Na marca dos onze metros, o Sporting CP foi mais forte, com Renan Ribeiro a ser determinante, com os portistas a conseguir converter apenas uma grande penalidade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Jorge Faria Sousa
    Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
    O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.