📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A posição chave: número 8

- Advertisement -

rugir do leao duarte

Hoje tenciono escrever sobre aquela que penso ser a posição chave, pelo menos tendo em conta a perspetiva ofensiva, no sistema tático de Marco Silva – a posição 8. Quase sempre desempenhada por Adrien Silva, de forma mais ou menos competente, esta posição assume uma importância ímpar na equipa verde e branca.

O sistema tático do treinador português exige bastante do jogador que desempenha tais funções, quer a nível defensivo, mas também e sobretudo a nível ofensivo. Se olharmos para a classificação da época de 2013/2014, podemos constatar que a equipa do Estoril, orientada por Marco Silva, apresentava bastantes melhores resultados a jogar fora de casa do que em terreno caseiro. Em 15 jogos disputados fora de portas venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas dois. Nos jogos que disputou no António Coimbra da Mota venceu seis, empatou cinco e perdeu quatro. Desde que assumiu o cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal a situação é bastante semelhante – 63% de vitórias fora de casa contra apenas 56% em jogos disputados em Alvalade. Se tivermos em conta que a equipa do Sporting já jogou fora contra equipas como o Benfica, Guimarães e Nacional, esta estatística ganha ainda mais força. Na minha opinião, uma das razões para tal insucesso a jogar em casa prende-se com a posição número 8.

Marco Silva entende que o jogador que atuar na posição 8 deve ser o patrão do meio campo leonino; pretende que este seja capaz de executar constantemente passes de rotura, aquilo a que na gíria futebolística se costuma apelidar de Maestro. Não querendo, de todo, diminuir Adrien Silva, penso que não possui tais características. Vejo o internacional português muito mais como um médio de transição, o chamado box-to-box.

Como consequência, a equipa de Alvalade, principalmente em casa, torna-se, por vezes, bastante previsível no seu processo ofensivo. O treinador do Sporting, numa tentativa de resolver o problema, apresentou algumas soluções que, na minha opinião, nem sempre foram as melhores. A solução não passa por retirar jogador A para colocar jogador B, mas sim pela envolvência, sobretudo na fase de construção inicial, dos três jogadores do meio campo leonino. Quando tal acontece, a produtividade do setor intermédio do Sporting sobe significativamente.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.