A posição chave: número 8

- Advertisement -

rugir do leao duarte

Hoje tenciono escrever sobre aquela que penso ser a posição chave, pelo menos tendo em conta a perspetiva ofensiva, no sistema tático de Marco Silva – a posição 8. Quase sempre desempenhada por Adrien Silva, de forma mais ou menos competente, esta posição assume uma importância ímpar na equipa verde e branca.

O sistema tático do treinador português exige bastante do jogador que desempenha tais funções, quer a nível defensivo, mas também e sobretudo a nível ofensivo. Se olharmos para a classificação da época de 2013/2014, podemos constatar que a equipa do Estoril, orientada por Marco Silva, apresentava bastantes melhores resultados a jogar fora de casa do que em terreno caseiro. Em 15 jogos disputados fora de portas venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas dois. Nos jogos que disputou no António Coimbra da Mota venceu seis, empatou cinco e perdeu quatro. Desde que assumiu o cargo de treinador do Sporting Clube de Portugal a situação é bastante semelhante – 63% de vitórias fora de casa contra apenas 56% em jogos disputados em Alvalade. Se tivermos em conta que a equipa do Sporting já jogou fora contra equipas como o Benfica, Guimarães e Nacional, esta estatística ganha ainda mais força. Na minha opinião, uma das razões para tal insucesso a jogar em casa prende-se com a posição número 8.

Marco Silva entende que o jogador que atuar na posição 8 deve ser o patrão do meio campo leonino; pretende que este seja capaz de executar constantemente passes de rotura, aquilo a que na gíria futebolística se costuma apelidar de Maestro. Não querendo, de todo, diminuir Adrien Silva, penso que não possui tais características. Vejo o internacional português muito mais como um médio de transição, o chamado box-to-box.

Como consequência, a equipa de Alvalade, principalmente em casa, torna-se, por vezes, bastante previsível no seu processo ofensivo. O treinador do Sporting, numa tentativa de resolver o problema, apresentou algumas soluções que, na minha opinião, nem sempre foram as melhores. A solução não passa por retirar jogador A para colocar jogador B, mas sim pela envolvência, sobretudo na fase de construção inicial, dos três jogadores do meio campo leonino. Quando tal acontece, a produtividade do setor intermédio do Sporting sobe significativamente.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Osasuna tenta resolver situação provocada por lesão de ex-Sporting: substituto está eleito

O Osasuna apresentou uma proposta de um milhão e meio de euros por Álex Lizancos, lateral que pertence ao Burgos.

Fábio Vieira é para sair: Arsenal define preço de venda do português

O Arsenal está disponível para vender Fábio Vieira neste mercado de transferências, caso cheguem ofertas de 18 milhões de euros.

Para voltar a Portugal? Já foi destaque na Segunda Liga e vai deixar o Deportivo de A Coruña

Mohamed Bouldini vai rescindir o seu contrato com o Deportivo de A Coruña. O avançado não entra nos planos de Antonio Hidalgo.

Barcelona: Joan Laporta confirma que sofreu arritmia

Joan Laporta recorreu às suas redes sociais para confirmar que sofreu uma arritmia, mas que os médicos conseguiram reverter a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca não facilita: ribatejanos querem 15 milhões de euros por uma das estrelas da equipa

Bastien Meupiyou é um dos destaques do plantel do Alverca. Os ribatejanos querem 15 milhões de euros pelo defesa central.

Eis a equipa de arbitragem para a Supertaça de Portugal

Está definida a equipa de arbitragem que vai marcar presença na final da Supertaça de Portugal, jogo entre o FC Porto e o Torreense.

Benfica desvia-se da contratação de um defesa: eis o motivo

Stepán Chaloupek foi apontado ao Benfica nos últimos dias, o defesa não vai reforçar o emblema da Luz neste mercado de transferências.