Académica OAF 1-0 Sporting CP B: Académica mole em Sporting duro, tanto bate até que fura

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Esteve longe de ser brilhante? Esteve. Mas foi indiscutível a vitória da Académica, frente a um Sporting B que se mostrou impotente… Até ao último lance da partida. Aí, brilhou Ricardo Ribeiro – em jogo de despedida? A Académica fecha o ano com uma vitória em casa, sem sofrer golos. A solidez defensiva já é marca bem vincada dos comandados de Costinha, e o estádio, outrora campo de pressão adicional para a Académica, está transformado numa autêntica fortaleza.

Apesar das muitas queixas dos adeptos, a Académica só se pode queixar de si no primeiro tempo. Das muitas oportunidades, apenas um golo. Foi de Rui Miguel. De penálti. Um prémio justo para um jogador que foi sempre lutador na frente de ataque, mesmo decidindo mal alguns lances. Nessa primeira parte, o rendimento do Sporting B foi pouco mais do que sofrível. A equipa era previsível e dava espaços à Académica. Ernest, Marinho e Traquina conseguiam quase sempre aproveitar esses mesmos espaços da melhor maneira. A Académica criou assim várias ocasiões, muitas delas paradas por um inspirado Pedro Silva.

Rui Miguel marcou o golo que deu a vitória à Briosa (Fonte: Facebook Associação Académica de Coimbra/OAF)
Rui Miguel marcou o golo que deu a vitória à Briosa (Fonte: Facebook Associação Académica de Coimbra/OAF)

No segundo tempo o jogo mudou. A qualidade em si não foi muito maior, mas a abordagem táctica dos dois colectivos foi diferente. O Sporting arriscou (um pouco) mais, sem nunca criar grandes ocasiões. A Académica, sentindo que o jogo estava fácil, recuou no campo. Porventura demasiado. Ainda assim, Costinha foi a tempo de chamar Kaká a jogo e o brasileiro deu outra consistência ao meio-campo da Briosa – Tom nunca foi um box-to-box. João de Deus ia mexendo-se no banco e mexendo na equipa, porém, apenas a entrada de Leonardo deu alguma acutilância ofensiva à equipa – Ronaldo foi uma nulidade em campo.

Até ao fim, o jogo foi-se arrastando entre tudo…menos futebol. Protestos e mais protestos, lesões, substituições e pouca emoção marcaram a recta final de um encontro que não deixará saudades, mas que, coloca a Académica em permanência nos lugares cimeiros. Os problemas são muitos. Mas, no futebol, há sempre soluções possíveis. O trabalho é saber encontrá-las. 

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Hugo Oliveira deixa o Famalicão e assume o comando do Estrasburgo

Este sábado, o Estrasburgo anunciou a contratação de Hugo Oliveira. Treinador português deixou o Famalicão ao fim de duas temporadas.

Revolução no ataque de Ruben Amorim no AC Milan? 100 milhões de euros investidos e 3 novos alvos

Ruben Amorim está em busca de um extremo esquerdo para reforçar o AC Milan. A turma de Milão já gastou 100 milhões de euros neste mercado.

Wallace Yan e o golo da vitória frente ao Benfica: «Graças a Deus, ele deu-me uma segunda chance»

Wallace Yan mostrou-se muito emocionado após apontar o golo da vitória no Benfica x Flamengo. Jovem de 21 anos agradeceu a Deus.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com problema por resolver: Torino não aciona opção de compra por lateral

Rafael Obrador está de saída do Benfica após o Torino não acionar a opção de compra pelo lateral fixada em 9 milhões de euros.

Dan Ndoye ataca João Pinheiro: «Houve dois tipos de arbitragem: uma para eles e outra para nós»

A decisão de João Pinheiro de expulsar Breel Embolo foi alvo de fortes críticas de Dan Ndoye. Argentina bateu a Suíça no prolongamento dos quartos-de-final.

Rodrigo Zalazar assume: «A responsabilidade é outra e tenho de representar o Sporting da melhor forma possível»

Rodrigo Zalazar prestou declarações após a inauguração de um espaço em Málaga. O médio diz estar a viver um ano muito bom a nível pessoal.