Académica OAF 1-0 Sporting CP B: Académica mole em Sporting duro, tanto bate até que fura

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Esteve longe de ser brilhante? Esteve. Mas foi indiscutível a vitória da Académica, frente a um Sporting B que se mostrou impotente… Até ao último lance da partida. Aí, brilhou Ricardo Ribeiro – em jogo de despedida? A Académica fecha o ano com uma vitória em casa, sem sofrer golos. A solidez defensiva já é marca bem vincada dos comandados de Costinha, e o estádio, outrora campo de pressão adicional para a Académica, está transformado numa autêntica fortaleza.

Apesar das muitas queixas dos adeptos, a Académica só se pode queixar de si no primeiro tempo. Das muitas oportunidades, apenas um golo. Foi de Rui Miguel. De penálti. Um prémio justo para um jogador que foi sempre lutador na frente de ataque, mesmo decidindo mal alguns lances. Nessa primeira parte, o rendimento do Sporting B foi pouco mais do que sofrível. A equipa era previsível e dava espaços à Académica. Ernest, Marinho e Traquina conseguiam quase sempre aproveitar esses mesmos espaços da melhor maneira. A Académica criou assim várias ocasiões, muitas delas paradas por um inspirado Pedro Silva.

Rui Miguel marcou o golo que deu a vitória à Briosa (Fonte: Facebook Associação Académica de Coimbra/OAF)
Rui Miguel marcou o golo que deu a vitória à Briosa (Fonte: Facebook Associação Académica de Coimbra/OAF)

No segundo tempo o jogo mudou. A qualidade em si não foi muito maior, mas a abordagem táctica dos dois colectivos foi diferente. O Sporting arriscou (um pouco) mais, sem nunca criar grandes ocasiões. A Académica, sentindo que o jogo estava fácil, recuou no campo. Porventura demasiado. Ainda assim, Costinha foi a tempo de chamar Kaká a jogo e o brasileiro deu outra consistência ao meio-campo da Briosa – Tom nunca foi um box-to-box. João de Deus ia mexendo-se no banco e mexendo na equipa, porém, apenas a entrada de Leonardo deu alguma acutilância ofensiva à equipa – Ronaldo foi uma nulidade em campo.

Até ao fim, o jogo foi-se arrastando entre tudo…menos futebol. Protestos e mais protestos, lesões, substituições e pouca emoção marcaram a recta final de um encontro que não deixará saudades, mas que, coloca a Académica em permanência nos lugares cimeiros. Os problemas são muitos. Mas, no futebol, há sempre soluções possíveis. O trabalho é saber encontrá-las. 

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis 5 negócios que colapsaram no último dia do mercado de transferências

O mercado de transferências já fechou nas principais ligas europeias. No último dia, houve alguns negócios que colapsaram.

Oficial: Olympiacos anuncia contratação de internacional colombiano que foi alvo do Benfica

Gustavo Puerta foi oficializado no Olympiacos por empréstimo do Nottingham Forest, após Evangelos Marinakis desviar o jovem médio do Benfica.

Liverpool oficializa guarda-redes belga por pacote de 35 milhões de euros

O Liverpool oficializou a contratação de Lucca Brughmans, guarda-redes belga de 18 anos. Pacote a rondar os 35 milhões de euros.

Fulham investe 38 milhões de euros em três reforços para Álvaro Arbeloa

No último dia de mercado, o Fulham anunciou as contratações dos médios Hugo Larsson e Manuel Ángel e do defesa-central David Affengruber.

PUB

Mais Artigos Populares

Jack Grealish e Ainsley Maitland-Niles reforçam o Everton: eis os detalhes

Jack Grealish e Ainsley Maitland-Niles são oficialmente jogadores do Everton. Fica com os detalhes de ambos os negócios.

Clássico mineiro na Taça do Brasil: Reviravolta épica nos minutos finais elimina Cruzeiro de Artur Jorge

O Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro de Artur Jorge por 2-1, carimbando a passagem às meias-finais da Taça do Brasil.

Manchester United toma decisão quanto ao futuro de Bruno Fernandes

O Manchester United quer manter Bruno Fernandes no plantel. Red devils querem renovar com o médio português até 2029.