📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alvalade, uma arena de Leões

- Advertisement -

Ao longo da história do Sporting Clube de Portugal, os grupos organizados de adeptos dos leões sempre foram uma mais-valia para a sua equipa, mostrando o seu amor ao clube, tanto nos jogos em casa como nas deslocações, tanto a nível de competições nacionais como internacionais.

O mais recente Estádio José de Alvalade foi inaugurado dia seis de agosto de 2003, num jogo que opôs o Sporting Clube de Portugal ao clube inglês Manchester United, numa vitória leonina por 3-1. Este estádio tem capacidade para 50095 lugares, tendo sido num jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões contra o colosso espanhol Real Madrid (derrota dos leões por 2-1), dia 22 de novembro de 2016, que se estabeleceu o recorde de assistência (50046 adeptos).

Os leões contam com quatro grupos organizados de adeptos, devidamente legalizados junto do Conselho Nacional do Desporto (CND).

  • Juventude Leonina (Juve Leo), criada em 1976 e tem como lema “Dos fracos não reza a história. Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer”. A “claque” mais antiga dos leões.
  • Torcida Verde, desde 1984 tem como lema “Na vanguarda de um ideal, Sporting 1906”.
  • Directivo Ultras XXI, através do lema “Coerência! Honra! Fidelidade! Eis a nossa mentalidade!”, apoiam os leões desde 2002.
  • Brigada Ultras Sporting, a última “claque” de apoio aos leões a ser formada, em 2004.

Todos estes grupos assinaram um protocolo com o clube, onde estão enquadrados como grupos organizados de adeptos e onde estão bem discriminados os direitos e deveres de todas as partes.

Depois de várias tentativas no passado, todas elas sem sucesso, e já com Bruno de Carvalho como responsável máximo do Sporting Clube de Portugal, foi possível chegar a entendimento com todos os grupos organizados de adeptos afetos ao clube de Alvalade para que se unissem em prol do clube, regressando assim a “Curva Sul”, onde todos estes grupos se posicionam no topo sul do estádio no apoio à nossa equipa…e que apoio.

Estes são alguns dos protagonistas de um apoio incondicional
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Uma medida que, a meu ver, foi bastante importante para o clube, incentivando também a presença de mais adeptos no estádio como mostra a média de assistência em Alvalade na época 2016/2017 (85% de ocupação do estádio). Eu próprio criei um ritual, ou melhor, segui o ritual de muitos sportinguistas em “dias de Sporting”: chegar pelo menos uma hora antes do início do jogo para comer a tradicional bifana acompanhada da magnífica imperial, permanecer dentro do “José de Alvalade” desde o aquecimento até à ovação final dos adeptos e jogadores. O resultado final garantido é ficar “afónico”.

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.