Alvalade, uma arena de Leões

- Advertisement -

Ao longo da história do Sporting Clube de Portugal, os grupos organizados de adeptos dos leões sempre foram uma mais-valia para a sua equipa, mostrando o seu amor ao clube, tanto nos jogos em casa como nas deslocações, tanto a nível de competições nacionais como internacionais.

O mais recente Estádio José de Alvalade foi inaugurado dia seis de agosto de 2003, num jogo que opôs o Sporting Clube de Portugal ao clube inglês Manchester United, numa vitória leonina por 3-1. Este estádio tem capacidade para 50095 lugares, tendo sido num jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões contra o colosso espanhol Real Madrid (derrota dos leões por 2-1), dia 22 de novembro de 2016, que se estabeleceu o recorde de assistência (50046 adeptos).

Os leões contam com quatro grupos organizados de adeptos, devidamente legalizados junto do Conselho Nacional do Desporto (CND).

  • Juventude Leonina (Juve Leo), criada em 1976 e tem como lema “Dos fracos não reza a história. Um dia Juve Leo, Juve Leo até morrer”. A “claque” mais antiga dos leões.
  • Torcida Verde, desde 1984 tem como lema “Na vanguarda de um ideal, Sporting 1906”.
  • Directivo Ultras XXI, através do lema “Coerência! Honra! Fidelidade! Eis a nossa mentalidade!”, apoiam os leões desde 2002.
  • Brigada Ultras Sporting, a última “claque” de apoio aos leões a ser formada, em 2004.

Todos estes grupos assinaram um protocolo com o clube, onde estão enquadrados como grupos organizados de adeptos e onde estão bem discriminados os direitos e deveres de todas as partes.

Depois de várias tentativas no passado, todas elas sem sucesso, e já com Bruno de Carvalho como responsável máximo do Sporting Clube de Portugal, foi possível chegar a entendimento com todos os grupos organizados de adeptos afetos ao clube de Alvalade para que se unissem em prol do clube, regressando assim a “Curva Sul”, onde todos estes grupos se posicionam no topo sul do estádio no apoio à nossa equipa…e que apoio.

Estes são alguns dos protagonistas de um apoio incondicional
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Uma medida que, a meu ver, foi bastante importante para o clube, incentivando também a presença de mais adeptos no estádio como mostra a média de assistência em Alvalade na época 2016/2017 (85% de ocupação do estádio). Eu próprio criei um ritual, ou melhor, segui o ritual de muitos sportinguistas em “dias de Sporting”: chegar pelo menos uma hora antes do início do jogo para comer a tradicional bifana acompanhada da magnífica imperial, permanecer dentro do “José de Alvalade” desde o aquecimento até à ovação final dos adeptos e jogadores. O resultado final garantido é ficar “afónico”.

Ricardo Vaz
Ricardo Vazhttp://www.bolanarede.pt
Desde sempre que o desporto, e acima de tudo o futebol, representaram uma forma de vida a este jovem. Licenciado em desporto e fascinado pelo Sporting Clube de Portugal, considera uma mais valia poder aliar estas tuas paixões: a escrita e o Sporting.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.