Análise à temporada do Sporting CP

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1A época futebolística 2016-2017 terminou. O Sporting voltou a registar mais uma época desastrosa e aquém daquilo que eram (e são) os objetivos do clube de Alvalade. Mas os adeptos e sócios nunca desistiram e a Onda Verde cresceu em todas as jornadas e em todos os estádios por esse Portugal fora, ou não fossem os sportinguistas “da raça que nunca se vergará”.

Com mais uma época perdida resta-nos uma reflexão sobre o que aconteceu para projetarmos um futuro mais sólido e próspero para o futebol leonino. Não descurando que possam ser possíveis (e necessárias até) reflexões acerca da estrutura do clube ou até mesmo as reflexões que trabalhem o “fora das quatro linhas”, vou focar-me neste texto apenas no desempenho desportivo do plantel da equipa principal.

A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos Fonte: Sporting CP
A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos
Fonte: Sporting CP

Comecemos pelo setor mais defensivo de qualquer plantel, os guarda-redes. Estamos bem servidos neste setor. A incerteza parece ser sobre se Rui Patrício fica ou se ruma a outras paragens do futebol europeu. Penso que, se isso acontecer, Beto pode muito bem ser o guardião principal, mas isso implicará a contratação de alguém para segundo guarda-redes da equipa.

Segue-se a defesa. Este foi, a meu ver, o setor mais frágil da época e convém, por isso, que seja reforçado com alguma urgência. Desde logo os laterais (quer esquerdo quer direito) não garantiram o equilíbrio tático da equipa entre os momentos ofensivos e defensivos. Foi, muito provavelmente, a partir desta constatação que o Sporting contratou o italiano Cristiano Piccini, ex-lateral direito do Bétis de Sevilha. No eixo defensivo, Rúben Semedo esteve muito aquém do seu verdadeiro potencial. Revelou sempre muita insegurança em jogo, que era várias vezes “coberta” ou “escondida” pela supremacia e pela experiência do uruguaio Sebastián Coates. A contratação de mais um central torna-se, por isso, imperativa para a próxima época. É de lembrar ainda que Paulo Oliveira pode muito bem preencher o lote de defesas para o eixo defensivo, pois correspondeu muito bem sempre que foi para dentro das quatro linhas. Mas Coates e Oliveira, sozinhos, sem alternativas capazes e credíveis, não chegam para uma equipa que se quer sagrar campeã nacional.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futsal: Rui Costa deixa mensagem após Benfica vencer Sporting e tornar-se bicampeão

Rui Costa, presidente do Benfica, reagiu à conquista no futsal. Águias venceram Sporting no jogo 5 e sagraram-se bicampeões nacionais.

Mais 2 medalhas para Portugal: Joana Crisóstomo e Rochele Nunes ganham ouro e bronze

Joana Crisóstomo ganhou a medalha de ouro nos -63kg no Open Europeu de Praga. Rochele Nunes venceu medalha de bronze.

Stephen Eustáquio após marcar golo decisivo por Canadá: «Senti que toda a gente rematava comigo»

Stephen Eustáquio fez golo aos 90+2' e atirou Canadá para os oitavos de final do Mundial 2026. Médio já reagiu.

Agora é a valer – Diário do Mundial 2026 #18

O Canadá é a primeira seleção nos 16 avos de final do Mundial 2026. Stephen Eustáquio foi a figura da vitória diante da África do Sul.

PUB

Mais Artigos Populares

Sergi Altimira aterra em Lisboa para reforçar o Sporting: «Quero ganhar todos os títulos possíveis»

Sergi Altimira aterrou no Aeroporto de Lisboa durante a noite deste domingo, preparando-se para assinar oficialmente pelo Sporting.

Cassiano Klein reage à conquista do Bicampenato Nacional: «Marca uma geração que está a fechar um ciclo»

Cassiano Klein abordou o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.

Nuno Dias: «O sentimento que eu tenho pelo que a minha equipa fez nesta final é de um orgulho enorme»

Nuno Dias abordou o encontro entre o Sporting e o Benfica, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.