Análise à temporada do Sporting CP

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1A época futebolística 2016-2017 terminou. O Sporting voltou a registar mais uma época desastrosa e aquém daquilo que eram (e são) os objetivos do clube de Alvalade. Mas os adeptos e sócios nunca desistiram e a Onda Verde cresceu em todas as jornadas e em todos os estádios por esse Portugal fora, ou não fossem os sportinguistas “da raça que nunca se vergará”.

Com mais uma época perdida resta-nos uma reflexão sobre o que aconteceu para projetarmos um futuro mais sólido e próspero para o futebol leonino. Não descurando que possam ser possíveis (e necessárias até) reflexões acerca da estrutura do clube ou até mesmo as reflexões que trabalhem o “fora das quatro linhas”, vou focar-me neste texto apenas no desempenho desportivo do plantel da equipa principal.

A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos Fonte: Sporting CP
A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos
Fonte: Sporting CP

Comecemos pelo setor mais defensivo de qualquer plantel, os guarda-redes. Estamos bem servidos neste setor. A incerteza parece ser sobre se Rui Patrício fica ou se ruma a outras paragens do futebol europeu. Penso que, se isso acontecer, Beto pode muito bem ser o guardião principal, mas isso implicará a contratação de alguém para segundo guarda-redes da equipa.

Segue-se a defesa. Este foi, a meu ver, o setor mais frágil da época e convém, por isso, que seja reforçado com alguma urgência. Desde logo os laterais (quer esquerdo quer direito) não garantiram o equilíbrio tático da equipa entre os momentos ofensivos e defensivos. Foi, muito provavelmente, a partir desta constatação que o Sporting contratou o italiano Cristiano Piccini, ex-lateral direito do Bétis de Sevilha. No eixo defensivo, Rúben Semedo esteve muito aquém do seu verdadeiro potencial. Revelou sempre muita insegurança em jogo, que era várias vezes “coberta” ou “escondida” pela supremacia e pela experiência do uruguaio Sebastián Coates. A contratação de mais um central torna-se, por isso, imperativa para a próxima época. É de lembrar ainda que Paulo Oliveira pode muito bem preencher o lote de defesas para o eixo defensivo, pois correspondeu muito bem sempre que foi para dentro das quatro linhas. Mas Coates e Oliveira, sozinhos, sem alternativas capazes e credíveis, não chegam para uma equipa que se quer sagrar campeã nacional.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Fernández segue Enzo Maresca e já está confirmado como reforço do Manchester City

Enzo Fernández já foi apresentado como reforço do Manchester City. Médio troca o Chelsea pelos cityzens no último dia de mercado.

Próximo reforço do Benfica neste mercado já aterrou em Lisboa

Claudio Echeverri está em Lisboa. Jovem argentino aterrou esta noite e prepara-se para reforçar o ataque do Benfica de Marco Silva.

Reforços de peso no Deportivo A Coruña: José María Giménez e Marc Casadó chegam do Atlético Madrid e Barcelona

Dupla de peso no Deportivo A Coruña. José María Giménez e Marc Casadó juntam-se ao plantel do emblema recém-promovido à La Liga.

Tosin Adarabioyo esteve na lista do Benfica e acaba no Tottenham por 8 milhões de euros

Tosin Adarabioyo foi oficializado como reforço do Tottenham. O defesa deixa o Chelsea e assina em definitivo pelos spurs.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting contrata defesa-central ao Leganés: «É um grande clube e estou aqui para trabalhar e continuar a crescer»

Djibril Gueye é o mais recente reforço do Sporting no mercado de verão. Defesa-central de 19 anos vai representar a equipa B.

Já custou 72 milhões de euros e vai ser treinado por Martín Anselmi no Elche

Thomas Lemar já foi oficializado como novo jogador do Elche. Internacional francês vai ser treinado por Martín Anselmi.

Jonathan David e Issiaka Kamate juntam-se ao plantel de Diego Simeone no Atlético Madrid

O Atlético Madrid oficializou as contratações de Jonathan David e Issiaka Kamate. Avançado canadiano chega por empréstimo com opção de compra.