📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise à temporada do Sporting CP

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1A época futebolística 2016-2017 terminou. O Sporting voltou a registar mais uma época desastrosa e aquém daquilo que eram (e são) os objetivos do clube de Alvalade. Mas os adeptos e sócios nunca desistiram e a Onda Verde cresceu em todas as jornadas e em todos os estádios por esse Portugal fora, ou não fossem os sportinguistas “da raça que nunca se vergará”.

Com mais uma época perdida resta-nos uma reflexão sobre o que aconteceu para projetarmos um futuro mais sólido e próspero para o futebol leonino. Não descurando que possam ser possíveis (e necessárias até) reflexões acerca da estrutura do clube ou até mesmo as reflexões que trabalhem o “fora das quatro linhas”, vou focar-me neste texto apenas no desempenho desportivo do plantel da equipa principal.

A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos Fonte: Sporting CP
A época do Sporting foi feita de vários altos e baixos
Fonte: Sporting CP

Comecemos pelo setor mais defensivo de qualquer plantel, os guarda-redes. Estamos bem servidos neste setor. A incerteza parece ser sobre se Rui Patrício fica ou se ruma a outras paragens do futebol europeu. Penso que, se isso acontecer, Beto pode muito bem ser o guardião principal, mas isso implicará a contratação de alguém para segundo guarda-redes da equipa.

Segue-se a defesa. Este foi, a meu ver, o setor mais frágil da época e convém, por isso, que seja reforçado com alguma urgência. Desde logo os laterais (quer esquerdo quer direito) não garantiram o equilíbrio tático da equipa entre os momentos ofensivos e defensivos. Foi, muito provavelmente, a partir desta constatação que o Sporting contratou o italiano Cristiano Piccini, ex-lateral direito do Bétis de Sevilha. No eixo defensivo, Rúben Semedo esteve muito aquém do seu verdadeiro potencial. Revelou sempre muita insegurança em jogo, que era várias vezes “coberta” ou “escondida” pela supremacia e pela experiência do uruguaio Sebastián Coates. A contratação de mais um central torna-se, por isso, imperativa para a próxima época. É de lembrar ainda que Paulo Oliveira pode muito bem preencher o lote de defesas para o eixo defensivo, pois correspondeu muito bem sempre que foi para dentro das quatro linhas. Mas Coates e Oliveira, sozinhos, sem alternativas capazes e credíveis, não chegam para uma equipa que se quer sagrar campeã nacional.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wilfried Nancy assume comando do Celtic com contrato até 2027

Wilfried Nancy chega ao Celtic após conquistar MLS Cup, Leagues Cup e o prémio de Treinador do Ano nos Estados Unidos, sucedendo ao trabalho interino de Martin O’Neill e Shaun Maloney.

Um empate que se ajusta e que só faz o Norte sorrir | Benfica 1-1 Sporting

O Benfica e o Sporting empataram a uma bola na noite de sexta-feira, num encontro relativo à 13.ª jornada da Primeira Liga.

Lille segura Ayyoub Bouaddi até 2029

O Lille oficializou a continuidade de um dos maiores talentos da sua formação. Ayyoub Bouaddi prolongou o vínculo com o clube até 2029.

Manchester United de Ruben Amorim reforça baliza com jovem guarda-redes

O Manchester United confirmou a contratação de Charlie Hardy, guarda-redes de 16 anos e internacional jovem por Inglaterra, proveniente da formação do Derby County.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca vai regressar aos bancos após 9 meses e recorda momento: «Foi o momento mais bonito da minha vida profissional»

Paulo Fonseca vai, finalmente, voltar aos bancos após longa suspensão. Regresso vai ser celebrado este domingo na deslocação ao terreno do Lorient.

FC Porto toma decisão sobre o mercado após lesão de Luuk de Jong e define 2 posições a reforçar em janeiro

O FC Porto continua com as mesmas prioridades no mercado de janeiro. Dragões não vão mudar estratégia após a lesão de Luuk de Jong.

Pep Guardiola aborda lesão de médio do Manchester City: «Depois dos acontecimentos anteriores com contratempos, temos de ter mais cuidado»

Pep Guardiola abordou a lesão de Rodri Hernández. O médio espanhol falhou os últimos cinco jogos dos cityzens.