As 3 lições táticas que se retiram do passado Clássico

- Advertisement -

3.

Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

As dificuldades na primeira fase de construção – É conhecido do modelo de Rúben Amorim que dá muita construção aos três centrais na primeira fase. Isso não aconteceu neste jogo. Neste Clássico, o FC Porto conseguia condicionar quase sempre a primeira fase de construção leonina, mas a meu ver isto deveu-se também sobretudo ao nervosismo e à dificuldade de permanecer com bola e defender-se dessa forma.

Chamou-me sobretudo à atenção a quantidade de passes falhados por Feddal – em 46 passes acertou 31 com uma taxa de acerto de 67%, mas foi sobretudo na tentativa exagerada de constante jogo directo que esteve particularmente mal. Em 17 bolas longas que tentou apenas conseguiu acertar 6.

Numa fase em que o Sporting CP precisava de bola, acredito que a abordagem precipitada de Feddal retirou ainda mais o controlo da partida aos Leões e acabou por permitir ao FC Porto dar um maior forcing e colocar a equipa em sofrimento desnecessário.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

PUB

Mais Artigos Populares

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.