As 3 lições táticas que se retiram do passado Clássico

- Advertisement -

3.

Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

As dificuldades na primeira fase de construção – É conhecido do modelo de Rúben Amorim que dá muita construção aos três centrais na primeira fase. Isso não aconteceu neste jogo. Neste Clássico, o FC Porto conseguia condicionar quase sempre a primeira fase de construção leonina, mas a meu ver isto deveu-se também sobretudo ao nervosismo e à dificuldade de permanecer com bola e defender-se dessa forma.

Chamou-me sobretudo à atenção a quantidade de passes falhados por Feddal – em 46 passes acertou 31 com uma taxa de acerto de 67%, mas foi sobretudo na tentativa exagerada de constante jogo directo que esteve particularmente mal. Em 17 bolas longas que tentou apenas conseguiu acertar 6.

Numa fase em que o Sporting CP precisava de bola, acredito que a abordagem precipitada de Feddal retirou ainda mais o controlo da partida aos Leões e acabou por permitir ao FC Porto dar um maior forcing e colocar a equipa em sofrimento desnecessário.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.