As 3 peças do xadrez defensivo do Sporting

- Advertisement -

Assim como no xadrez, o futebol é um desporto em que cada uma das peças tem uma função. A defesa pode não fazer os adeptos levantarem-se das suas cadeiras, mas são igualmente importantes num jogo de futebol. Uma frase que demostra a importância do processo defensivo, é a celebre declaração do antigo basquetebolista, Michael Jordan: “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

Em muitos jogos do Sporting, na época passada, a defesa foi a principal responsável pela conquista dos três pontos. Principalmente, os 3 homens que se situam no centro da defesa: Gonçalo Inácio, Zouahir Feddal e Sebastián Coates.

Estes três jogadores impediram em muitos jogos, que o Sporting perdesse pontos. Para além disso, também ajudaram os outros jogadores que possuem tarefas defensivas a desempenhá-las melhor. O primeiro entres os postes (Antonio Adán) e os dois alas que se situavam nas laterais do terreno (Nuno Mendes e Pedro Porro) na segurança defensiva, quando estes subiam no terreno, para participarem na manobra ofensiva.

Como referi no artigo, cada jogador tem a sua função, assim como cada peça num tabuleiro de xadrez tem sua funcionalidade. O objetivo da defesa no xadrez é defender o “rei”, no caso do Sporting CP: Adán e dar a cobertura na sabida dos alas, ou “torres”, os já referido Nuno Mendes e Pedro Porro.

Os centrais no Sporting têm funções diferentes no terreno, podem estar os três na mesma posição, mas cada um deles tem tarefas pré-definidas no esquema tático dos verdes e brancos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.

Vitória SC: Há novidades quanto às situações de Alioune Ndoye e de João Mendes

Alioune Ndoye pode estar entre as opções do Vitória SC frente ao Estrela da Amadora. João Mendes não terá lesão de maior dimensão.

Imprensa georgiana avança que Benfica vai reunir com os representantes de Zuriko Davitashvili

A La Gazzetta Georgia revela que os representantes de Zuriko Davitashvili vão reunir com o Benfica em abril.

Dois Toques, Dois Golos | Como Anísio Cabral curou a miopia ofensiva da Luz

O Benfica somou mais três pontos na caminhada da Liga Portugal, mas o triunfo sobre o Alverca deixou no ar mais interrogações do que certezas.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.

Euro 2026 Futsal: Já é conhecida a equipa ideal do torneio e há 2 portugueses

Bernardo Paçó e Pany Varela são os portugueses presentes na equipa ideal do Euro 2026 de Futsal. Eis os restantes jogadores.