As 3 peças do xadrez defensivo do Sporting

- Advertisement -

Assim como no xadrez, o futebol é um desporto em que cada uma das peças tem uma função. A defesa pode não fazer os adeptos levantarem-se das suas cadeiras, mas são igualmente importantes num jogo de futebol. Uma frase que demostra a importância do processo defensivo, é a celebre declaração do antigo basquetebolista, Michael Jordan: “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

Em muitos jogos do Sporting, na época passada, a defesa foi a principal responsável pela conquista dos três pontos. Principalmente, os 3 homens que se situam no centro da defesa: Gonçalo Inácio, Zouahir Feddal e Sebastián Coates.

Estes três jogadores impediram em muitos jogos, que o Sporting perdesse pontos. Para além disso, também ajudaram os outros jogadores que possuem tarefas defensivas a desempenhá-las melhor. O primeiro entres os postes (Antonio Adán) e os dois alas que se situavam nas laterais do terreno (Nuno Mendes e Pedro Porro) na segurança defensiva, quando estes subiam no terreno, para participarem na manobra ofensiva.

Como referi no artigo, cada jogador tem a sua função, assim como cada peça num tabuleiro de xadrez tem sua funcionalidade. O objetivo da defesa no xadrez é defender o “rei”, no caso do Sporting CP: Adán e dar a cobertura na sabida dos alas, ou “torres”, os já referido Nuno Mendes e Pedro Porro.

Os centrais no Sporting têm funções diferentes no terreno, podem estar os três na mesma posição, mas cada um deles tem tarefas pré-definidas no esquema tático dos verdes e brancos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Iván Fresneda titular na goleada dos Sub-21 de Espanha por 7-0 frente ao Chipre

Iván Fresneda foi titular na goleada da Espanha por 7-0 frente ao Chipre, numa partida de qualificação para o Europeu de sub-21 de 2027.

Imprensa internacional aponta Anísio Cabral ao Mundial 2026

A redação do The Athletic sugeriu Anísio Cabral como uma possível surpresa na convocatória de Portugal para o Mundial 2026.

Georgios Vagiannidis e Vangelis Pavlidis saltam do banco na derrota da Grécia frente ao Paraguai

A Grécia perdeu por 1-0 frente ao Paraguai num jogo particular. Giorgios Vagiannidis e Vangelis Pavlidis foram suplentes utilizados.

Ainda o Sporting x FC Porto: Já é conhecido o castigo de Luis Suárez pelo seu gesto

Luis Suárez foi castigado por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, com um jogo de suspensão pelo respetivo gesto.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham: De Zerbi recua e Sean Dyche aparece como principal solução para assumir a equipa

O Tottenham Hotspur está a ponderar a contratação de Sean Dyche para orientar a equipa nas últimas sete jornadas da Premier League. A ação surge face à indisponibilidade imediata de Roberto De Zerbi.

Gennaro Gattuso já projeta final do play-off entre Itália e Bósnia e Herzegovina: «Agora temos de escalar uma montanha»

Após bater a Irlanda do Norte por 2-0, a seleção de Itália garantiu a presença na derradeira final do play-off de acesso ao Mundial 2026. O selecionador Gennaro Gattuso já projetou o encontro decisivo.

Martín Anselmi soma fortuna em indemnizações após saídas de FC Porto e Botafogo: Eis os valores

O treinador Martín Anselmi acumulou mais de 8,5 milhões de euros em indemnizações, após as rescisões com o FC Porto e o Botafogo.