📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 3 peças do xadrez defensivo do Sporting

- Advertisement -

Assim como no xadrez, o futebol é um desporto em que cada uma das peças tem uma função. A defesa pode não fazer os adeptos levantarem-se das suas cadeiras, mas são igualmente importantes num jogo de futebol. Uma frase que demostra a importância do processo defensivo, é a celebre declaração do antigo basquetebolista, Michael Jordan: “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

Em muitos jogos do Sporting, na época passada, a defesa foi a principal responsável pela conquista dos três pontos. Principalmente, os 3 homens que se situam no centro da defesa: Gonçalo Inácio, Zouahir Feddal e Sebastián Coates.

Estes três jogadores impediram em muitos jogos, que o Sporting perdesse pontos. Para além disso, também ajudaram os outros jogadores que possuem tarefas defensivas a desempenhá-las melhor. O primeiro entres os postes (Antonio Adán) e os dois alas que se situavam nas laterais do terreno (Nuno Mendes e Pedro Porro) na segurança defensiva, quando estes subiam no terreno, para participarem na manobra ofensiva.

Como referi no artigo, cada jogador tem a sua função, assim como cada peça num tabuleiro de xadrez tem sua funcionalidade. O objetivo da defesa no xadrez é defender o “rei”, no caso do Sporting CP: Adán e dar a cobertura na sabida dos alas, ou “torres”, os já referido Nuno Mendes e Pedro Porro.

Os centrais no Sporting têm funções diferentes no terreno, podem estar os três na mesma posição, mas cada um deles tem tarefas pré-definidas no esquema tático dos verdes e brancos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecido o número da camisola de Sidny Lopes Cabral no Benfica

Sidny Lopes Cabral já tem número na camisola no Benfica. O lateral internacional por Cabo Verde vai usar a camisola número 15 dos encarnados.

FC Porto entre os clubes interessados no jovem Raykkonen

O FC Porto está entre as equipas que estão interessadas na contratação de Raykkonen. O jovem avançado brasileiro de 17 anos está ao serviço do Internacional de Porto Alegre.

FC Porto e a chegada de Thiago Silva

É pouco provável que um jogador deste nível tenha vindo para Portugal para disputar apenas jogos de menor relevância. Thiago Silva veio para jogar.

Al Nassr travado pela primeira vez no campeonato apesar dos golos de João Félix e Cristiano Ronaldo

O Al Nassr empatou a dois golos frente ao Al Ettifaq, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Foi o primeiro jogo que a equipa de Jorge Jesus não venceu no campeonato nesta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Do renascimento no boxing day à conquista do treble: O United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

Primeira Liga: eis os árbitros da 17.ª jornada

Já foram reveladas as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 17.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica oficializa contratação de Sidny Lopes Cabral até junho de 2030

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano assinou contrato até junho de 2030 com as águias.