As 3 peças do xadrez defensivo do Sporting

- Advertisement -

Assim como no xadrez, o futebol é um desporto em que cada uma das peças tem uma função. A defesa pode não fazer os adeptos levantarem-se das suas cadeiras, mas são igualmente importantes num jogo de futebol. Uma frase que demostra a importância do processo defensivo, é a celebre declaração do antigo basquetebolista, Michael Jordan: “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

Em muitos jogos do Sporting, na época passada, a defesa foi a principal responsável pela conquista dos três pontos. Principalmente, os 3 homens que se situam no centro da defesa: Gonçalo Inácio, Zouahir Feddal e Sebastián Coates.

Estes três jogadores impediram em muitos jogos, que o Sporting perdesse pontos. Para além disso, também ajudaram os outros jogadores que possuem tarefas defensivas a desempenhá-las melhor. O primeiro entres os postes (Antonio Adán) e os dois alas que se situavam nas laterais do terreno (Nuno Mendes e Pedro Porro) na segurança defensiva, quando estes subiam no terreno, para participarem na manobra ofensiva.

Como referi no artigo, cada jogador tem a sua função, assim como cada peça num tabuleiro de xadrez tem sua funcionalidade. O objetivo da defesa no xadrez é defender o “rei”, no caso do Sporting CP: Adán e dar a cobertura na sabida dos alas, ou “torres”, os já referido Nuno Mendes e Pedro Porro.

Os centrais no Sporting têm funções diferentes no terreno, podem estar os três na mesma posição, mas cada um deles tem tarefas pré-definidas no esquema tático dos verdes e brancos.

Hugo Filipe Costa
Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinedine Zidane mantém braçadeira de capitão com Kylian Mbappé: «Ele será o meu capitão. É o melhor jogador do mundo»

Na apresentação da primeira convocatória como selecionador de França, Zinedine Zidane garantiu que Kylian Mbappé continuará a ser o capitão.

Union Berlim culpa Lamine Yamal pela goleada sofrida contra o Bayern Munique: «Este rapazinho de 19 anos do Barcelona não podia ter ficado calado?»

Apesar da derrota por 7-0, o Union Berlim não perdeu o bom humor. Clube culpou Lamine Yamal pela pesada derrota contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany rendido a jogador do Bayern Munique: «O pacote completo impressionou-me»

Vincent Kompany deixou muitos elogios a Michael Olise. Avançado francês brilhou na goleada do Bayern Munique.

Ousmane Dembélé escolhe companheiro do PSG para a sucessão da Bola de Ouro: «É o melhor do mundo»

Ousmane Dembélé surpreendeu com a sua escolha para a Bola de Ouro 2026, apontando para o colega do PSG, Khvicha Kvaratskhelia.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens já é um dos 10 treinadores mais vencedores da história do Braga

Com o triunfo por 1-0 sobre o Estoril Praia, Carlos Vicens entrou no top-10 de treinadores com mais vitorias no comando do Braga.

Raphinha não tem dúvidas sobre a Bola de Ouro: «Devia ganhar com uma grande margem»

Raphinha acredita que Lamine Yamal é o justo vencedor da Bola de Ouro 2026. Lê a opinião do avançado brasileiro do Barcelona.

Mikel Arteta sobre Viktor Gyokeres: «Precisamos de lhe dar todo o apoio e confiança. Conhecemos o jogador que temos»

Mikel Arteta abordou a utilização de Viktor Gyokeres neste início de época. Avançado sueco foi titular uma vez em quatro jogos.