As consequências financeiras de uma boa temporada | Sporting CP

Segundo O Jornal Económico, o Sporting CP sofreu uma valorização no seu plantel de futebol no valor de 36,7 milhões. Em plena crise provocada pela COVID-19, e com a maioria dos clubes das várias ligas a sofrerem quebras nos valores de mercado, a verdade é que a situação em Alvalade tomou uma direção diferente.

Com base na consultora KPMG, a equipa leonina passou de estar no valor de 126,3 milhões de euros, em fevereiro de 2020, para 163 milhões, na atualidade. Pedro Gonçalves e Nuno Mendes foram dois dos jogadores que mais contribuíram para este crescimento, pelo que são os atletas mais valiosos do plantel e estão no TOP 10 da Liga Portuguesa.

A realidade é que este fator é bastante influenciado pelo bom desempenho que o Sporting CP está a ter no campeonato, mantendo-se na liderança, há já várias jornadas. Ora, isto tem clara influência na maneira como os futuros compradores dos ativos leoninos olham para eles.

Nuno Mendes é um jogador em constante crescimento e alvo da procura dos tubarões europeus
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Um dos grandes problemas na transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United foi o baixo valor, tendo em conta a qualidade do atleta. É verdade que o clube de Alvalade possuía um dos melhores médios do mundo no plantel. Porém, o Sporting CP encontrava-se, à altura da venda, no quarto lugar do campeonato nacional. Uma má temporada desvaloriza os ativos do clube, pelo que este fator fez com que nenhum clube pagasse a cláusula de rescisão, fixada nos 100 milhões, e Bruno saísse apenas por 55 (mais objetivos).

Para que um grande jogador não volte a sair ao desbarato, é essencial que o Sporting CP acabe esta temporada com o título de campeão nacional na mão. Esta conquista não só garante um festejo inédito, quase 20 anos depois, como permite a presença direta na fase de grupos da UEFA Champions League, na próxima temporada. Isto é bom para investir no plantel, pois permite um encaixe significativo ao Sporting CP pela entrada na prova milionária, e para vender os seus ativos mais valiosos, visto que esta é uma autêntica “montra” para os grandes clubes europeus.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.