Clubes desportivos? Paz à sua alma

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Há já uns tempos atrás, abordei aqui o facto de a informação e a comunicação serem algo importantíssimo para qualquer organização e consequentemente para os clubes como autenticas empresas que se tornaram. Por isso são dirigidos como um negócio que necessita de fazer circular divisa, com todos os defeitos que isso acarreta.

Juntando a isso o facto de sermos um país latino, com sangue na guelra e muita imaginação para contornar as leis, estão encontradas todas as condições para se formar uma receita explosiva. Os clubes desportivos deixaram de ter uma utilidade pública para passarem a ser úteis para algumas individualidades que vão, pela notoriedade que proporciona ser dirigente de qualquer grande clube, ganhando créditos, influencias e permitindo cobrar favores anteriormente oferecidos.

Os clubes passaram a ser grupos de guerrilha comunicacional que alimentam a comunicação social e por isso se mantêm em conluio, esquecendo o brio, e todas as regras pelas quais se deve reger o bom jornalismo e informação. Essa estratégia serve, no entanto, para esconder outras estratégias mais ocultas que todos sabemos que existem, mas que não são investigadas pelas formas ilegais com que se conseguiram as provas. Mas se as entidades que existem para que se sigam as leis, sabem que existe crime, mesmo que através de provas que não podem ser usadas em tribunal, não deveriam abrir investigações para procurarem provas legais que provem um crime que todos sabem existir?

Muita coisa suja tem invadido o futebol nacional nos últimos tempos
Muita coisa suja tem invadido o futebol nacional nos últimos tempos

Por falar em provas e estratégias comunicacionais, um canal do norte, também afecto a um clube anteriormente investigado no Apito Dourado, nas últimas semanas tem conseguido uma grande audiência com o lançamento de pequenas bombas de informação, associados a excertos de “cenas do próximo episódio”, criando expectativa semanal para o que virá a seguir. Ora isto resultou tão bem que, ao que parece, um dos canais de informação, que originalmente até tinha bases religiosas, achou que poderia fazer algo do género e permitiu que um dos implicados no Apito Abençoado não deixasse terminar o programa sem prometer trazer revelações bombásticas sobre o presidente do Sporting, isto se ele não fosse entretanto afastado do programa. Mais parecia um daqueles capturados que, ao ser torturado ou condenado, como esforço derradeiro para se safar, promete entregar a própria mãe, se for preciso.

Apesar de tudo o que tem vindo a público, como já veio em outras circunstâncias, nem é preciso ser bruxo para sabermos que não vai dar em nada. Sabemos nós e sabem todos os intervenientes, até pela ligeireza com que este tema está a ser tratado, chegando a criar spots de rabulas cómicas. Também se sabia (nós e quem fez a denúncia) que não iam dar em nada todos os processos interpostos ao Sporting e ao seu presidente, uma vez que o único intuito era, como sempre, desviar atenções de assuntos bem mais importantes e decisivos.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Reviravolta com golo aos 90+5′: Santos Laguna de Renato Paiva vence na casa do Toluca de Paulinho

O Santos Laguna de Renato Paiva ganhou na casa do Toluca de Paulinho por 3-2 para a nona jornada da Liga do México.

Atlético Madrid x Real Madrid: Já é conhecida a lesão de Federico Valverde

Federico Valverde saiu lesionado do Atlético Madrid x Real Madrid. Internacional uruguaio sofreu um traumatismo grave no tornozelo esquerdo.

Eusebio Di Francesco reage à derrota com Ruben Amorim: «Estivemos em alta apenas por momentos e não podemos permitir isso»

O Lecce perdeu este domingo na casa do AC Milan de Ruben Amorim por 3-0 para a Serie A. Eis o que disse Eusebio Di Francesco.

Ruben Amorim após triunfo do AC Milan: «Ainda temos muito a fazer, mas hoje estivemos melhor do que nos jogos anteriores, em que estávamos...

O AC Milan venceu em casa o Lecce por 3-0 para a quinta jornada da Serie A. Eis o que disse Ruben Amorim.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli e a corrida ao título nacional: «É ridículo fazer qualquer tipo de sonho ou análises a longo prazo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico refletiu sobre a corrida ao título da Primeira Liga.

Francesco Farioli e o regresso de Samu: «Jogámos muitos meses sem ele e sabemos a falta que ele nos fez»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica em conferência de imprensa. Técnico abordou o regresso de Samu Aghehowa.

Marco Silva recusa-se a comentar a expulsão: «Não sei se se irei conseguir continuar assim até ao final da época»

Marco Silva refletiu sobre a derrota do Benfica frente ao FC Porto em conferência de imprensa. Técnico não quis comentar a expulsão de Clement Lenglet.