Eduardo Quaresma | Raio X à próxima promessa leonina

- Advertisement -

Eduardo Filipe Quaresma, 18 anos, defesa central e uma esperança fabricada em Alcochete. Este seria o início da biografia de um jovem natural do Barreiro com talento inegável para o futebol. Numa semana em que esteve em entrevista à Sporting TV, abordou vários temas, entre eles o passado, Rúben Amorim e o momento que atravessa atualmente com a equipa principal.

Foi no início da presente temporada que cumpriu o sonho de vestir a camisola verde e branca pela primeira vez em Alvalade, no jogo de apresentação os sócios frente ao Valência CF. Ainda com Marcel Keizer no comando técnico da equipa, foi chamado para fazer a pré-temporada com o plantel principal.

A sua presença nos treinos da equipa A tem sido uma constante. A excelente temporada ao serviço da equipa de sub-23 na Liga Revelação permitiram-lhe dar mais um salto na carreira.

Segundo as últimas noticias avançadas pela comunicação social, Rúben Amorim tem ficado bastante impressionado com a qualidade do jovem defesa e por esse motivo irá fazer já parte do plantel para o resto da caminhada que falta da presente temporada. Mas que qualidades são estas?

Chega ao Sporting CP com 10 anos e tem passado pelos vários escalões da Seleção Nacional. A sua qualidade é inegável e a maturidade que apresenta para um miúdo de 18 anos é efetivamente impressionante. Embora com 1,85m (altura considerável para um defesa central), apresenta uma segurança e qualidade de jogo anormal para a sua idade. Eu diria que para além da maturidade que tem, a velocidade e a antecipação são as características que saltam mais à vista dos adeptos leoninos.

Fico impressionado com a capacidade que Eduardo Quaresma tem de sair a jogar desde trás e assumir o jogo. Já é hábito vê-lo a iniciar a construção do jogo ofensivo, a queimar setores e a levar a equipa para a frente muito à imagem do que faz Mathieu e Coates. A sua raça é incontornável e nunca dá um duelo por perdido.

Não esconde a referência que Jérémy Mathieu representa para si. O “centralão” francês surge como um mentor para o jovem leonino. Eduardo Quaresma explicou como é incrível disfrutar e partilhar o balneário com ele, referindo que “nem queria acreditar que era real”. Para além do defesa francês, tem recebido várias ajudas e conselhos por parte de outros colegas do setor defensivo, nomeadamente Coates, Luís Neto e Ilori.

É uma verdadeira speed wall e o seu talento poderá fazê-lo chegar a patamares muito elevados. O que eu mais desejo é poder vê-lo brilhar de verde e branco. Tendo consciência da sua tenra idade, a pressão tem de ser posta de lado para poder continuar a crescer e a potenciar as suas qualidades. Olho para Eduardo Quaresma e vejo o futuro, temos o setor defensivo assegurado nos próximos anos. Se continuar a trabalhar como até agora, nas bancadas de Alvalade lá estaremos para cantar o seu nome.

Foto de Capa: Sporting CP

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

União de Leiria empata contra FC Porto B no Estoril

A União de Leiria empatou a duas bolas com o FC Porto B durante este domingo, num jogo da 22.ª jornada da Segunda Liga.

AVS SAD derrota Estoril Praia e vence pela primeira vez na Primeira Liga e João Henriques também põe um ponto final em fase negativa

O AVS SAD recebeu e venceu o Estoril Praia por três bolas a zero durante este domingo, em jogo da 22.ª jornada da Primeira Liga.

Eis o ataque móvel que Rui Borges escolheu para colmatar a ausência de Luis Suárez no Sporting

Luis Suárez está castigado e como solução Rui Borges aposta no ataque móvel. Sporting enfrenta Famalicão em casa.

Sporting condenado a pagar multa por insultos a adeptos do FC Porto durante o encontro com o AVS SAD

O Sporting foi condenado a pagar cerca de 4 mil euros de multa, após serem soados insultos direcionados a adeptos do FC Porto durante o jogo com o AVS SAD.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola sobre as chegadas de Luis Suárez e Richard Ríos: «Portugal continua a ser a porta de entrada ideal para o talento colombiano...

O jornal Marca fez uma peça a abordar alguns jogadores da Colômbia e os nomes de Luis Suárez e Richard Ríos marcaram presença.

Besiktas vence ao cair do pano com o contributo de Orkun Kokcu

Orkun Kokcu marcou um dos golos da vitória suada do Besiktas no encontro da 22.ª jornada da Liga Turca, diante do Basaksehir.

Valência derrota Levante de Luís Castro e Carlos Corberán respira melhor

O Valência foi ao terreno do Levante vencer por duas bolas a zero, num encontro a contar para a 24.ª jornada da La Liga.