Eduardo Quaresma | Raio X à próxima promessa leonina

- Advertisement -

Eduardo Filipe Quaresma, 18 anos, defesa central e uma esperança fabricada em Alcochete. Este seria o início da biografia de um jovem natural do Barreiro com talento inegável para o futebol. Numa semana em que esteve em entrevista à Sporting TV, abordou vários temas, entre eles o passado, Rúben Amorim e o momento que atravessa atualmente com a equipa principal.

Foi no início da presente temporada que cumpriu o sonho de vestir a camisola verde e branca pela primeira vez em Alvalade, no jogo de apresentação os sócios frente ao Valência CF. Ainda com Marcel Keizer no comando técnico da equipa, foi chamado para fazer a pré-temporada com o plantel principal.

A sua presença nos treinos da equipa A tem sido uma constante. A excelente temporada ao serviço da equipa de sub-23 na Liga Revelação permitiram-lhe dar mais um salto na carreira.

Segundo as últimas noticias avançadas pela comunicação social, Rúben Amorim tem ficado bastante impressionado com a qualidade do jovem defesa e por esse motivo irá fazer já parte do plantel para o resto da caminhada que falta da presente temporada. Mas que qualidades são estas?

Chega ao Sporting CP com 10 anos e tem passado pelos vários escalões da Seleção Nacional. A sua qualidade é inegável e a maturidade que apresenta para um miúdo de 18 anos é efetivamente impressionante. Embora com 1,85m (altura considerável para um defesa central), apresenta uma segurança e qualidade de jogo anormal para a sua idade. Eu diria que para além da maturidade que tem, a velocidade e a antecipação são as características que saltam mais à vista dos adeptos leoninos.

Fico impressionado com a capacidade que Eduardo Quaresma tem de sair a jogar desde trás e assumir o jogo. Já é hábito vê-lo a iniciar a construção do jogo ofensivo, a queimar setores e a levar a equipa para a frente muito à imagem do que faz Mathieu e Coates. A sua raça é incontornável e nunca dá um duelo por perdido.

Não esconde a referência que Jérémy Mathieu representa para si. O “centralão” francês surge como um mentor para o jovem leonino. Eduardo Quaresma explicou como é incrível disfrutar e partilhar o balneário com ele, referindo que “nem queria acreditar que era real”. Para além do defesa francês, tem recebido várias ajudas e conselhos por parte de outros colegas do setor defensivo, nomeadamente Coates, Luís Neto e Ilori.

É uma verdadeira speed wall e o seu talento poderá fazê-lo chegar a patamares muito elevados. O que eu mais desejo é poder vê-lo brilhar de verde e branco. Tendo consciência da sua tenra idade, a pressão tem de ser posta de lado para poder continuar a crescer e a potenciar as suas qualidades. Olho para Eduardo Quaresma e vejo o futuro, temos o setor defensivo assegurado nos próximos anos. Se continuar a trabalhar como até agora, nas bancadas de Alvalade lá estaremos para cantar o seu nome.

Foto de Capa: Sporting CP

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado inverno: Estrela Amadora pode emprestar defesa ao Leixões

Semeu Commey pode deixar o Estrela Amadora e reforçar o Leixões por empréstimo neste mercado de transferências de inverno.

Onde ver a final da CAN 2025 entre Senegal e Marrocos?

Senegal e Marrocos jogam a final da CAN 2025 este domingo. Duas seleções decidem o título de campeão continental africano.

Em dia de eleições, onde ver o Vitória SC x FC Porto da Primeira Liga?

O Vitória SC recebe o FC Porto na 18.ª jornada da Primeira Liga. Duelo chega depois de jogos marcantes para os dois clubes.

Álvaro Pacheco jogou 2 vezes em Alvalade e perdeu sempre pelo mesmo resultado

Álvaro Pacheco vai estrear-se no comando técnico do Casa Pia esta noite. Jogo contra o Sporting em Alvalade mostra dificuldade nos registos.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a razão que ainda trava a saída de Rafael Obrador do Benfica com o Real Madrid como culpado

O Real Madrid ainda não aprovou a saída de Rafael Obrador para o Torino. Merengues têm direito de igualar proposta e não se pronunciaram.

Leão precisa de voltar a rugir frente a Ganso aflito | Sporting x Casa Pia

O Sporting variou entre momentos (a maioria) de domínio absoluto do adversário, competência na execução dos objetivos dentro do campo

Eis os onzes prováveis do Sporting x Casa Pia para a jornada 18 da Primeira Liga

O Sporting joga esta sexta-feira contra o Casa Pia na Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.