Eduardo Quaresma | Raio X à próxima promessa leonina

- Advertisement -

Eduardo Filipe Quaresma, 18 anos, defesa central e uma esperança fabricada em Alcochete. Este seria o início da biografia de um jovem natural do Barreiro com talento inegável para o futebol. Numa semana em que esteve em entrevista à Sporting TV, abordou vários temas, entre eles o passado, Rúben Amorim e o momento que atravessa atualmente com a equipa principal.

Foi no início da presente temporada que cumpriu o sonho de vestir a camisola verde e branca pela primeira vez em Alvalade, no jogo de apresentação os sócios frente ao Valência CF. Ainda com Marcel Keizer no comando técnico da equipa, foi chamado para fazer a pré-temporada com o plantel principal.

A sua presença nos treinos da equipa A tem sido uma constante. A excelente temporada ao serviço da equipa de sub-23 na Liga Revelação permitiram-lhe dar mais um salto na carreira.

Segundo as últimas noticias avançadas pela comunicação social, Rúben Amorim tem ficado bastante impressionado com a qualidade do jovem defesa e por esse motivo irá fazer já parte do plantel para o resto da caminhada que falta da presente temporada. Mas que qualidades são estas?

Chega ao Sporting CP com 10 anos e tem passado pelos vários escalões da Seleção Nacional. A sua qualidade é inegável e a maturidade que apresenta para um miúdo de 18 anos é efetivamente impressionante. Embora com 1,85m (altura considerável para um defesa central), apresenta uma segurança e qualidade de jogo anormal para a sua idade. Eu diria que para além da maturidade que tem, a velocidade e a antecipação são as características que saltam mais à vista dos adeptos leoninos.

Fico impressionado com a capacidade que Eduardo Quaresma tem de sair a jogar desde trás e assumir o jogo. Já é hábito vê-lo a iniciar a construção do jogo ofensivo, a queimar setores e a levar a equipa para a frente muito à imagem do que faz Mathieu e Coates. A sua raça é incontornável e nunca dá um duelo por perdido.

Não esconde a referência que Jérémy Mathieu representa para si. O “centralão” francês surge como um mentor para o jovem leonino. Eduardo Quaresma explicou como é incrível disfrutar e partilhar o balneário com ele, referindo que “nem queria acreditar que era real”. Para além do defesa francês, tem recebido várias ajudas e conselhos por parte de outros colegas do setor defensivo, nomeadamente Coates, Luís Neto e Ilori.

É uma verdadeira speed wall e o seu talento poderá fazê-lo chegar a patamares muito elevados. O que eu mais desejo é poder vê-lo brilhar de verde e branco. Tendo consciência da sua tenra idade, a pressão tem de ser posta de lado para poder continuar a crescer e a potenciar as suas qualidades. Olho para Eduardo Quaresma e vejo o futuro, temos o setor defensivo assegurado nos próximos anos. Se continuar a trabalhar como até agora, nas bancadas de Alvalade lá estaremos para cantar o seu nome.

Foto de Capa: Sporting CP

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crysencio Summerville deixa o West Ham e reforça o Al-Hilal

O Al-Hilal anunciou a contratação de Crysencio Summerville, proveniente do West Ham, por 64,4 milhões de euros.

Pedro Gonçalves prepara saída do Sporting e pode despedir-se frente ao AS Mónaco

Pedro Gonçalves poderá estar prestes a despedir-se do Sporting após seis temporadas no clube, rumo à Arábia Saudita.

Jaime Faria cai nos quartos de final do Estoril Open após reviravolta de Luciano Darderi

Jaime Faria saiu derrotado no duelo com Luciano Darderi durante esta sexta-feira, relativo aos quartos de final do Estoril Open.

Real Madrid de José Mourinho entra na corrida por extremo desejado pelo PSG e avaliado em 130 milhões de euros

O Real Madrid de José Mourinho está interessado na contratação de Yan Diomande. O extremo de 19 anos é igualmente desejado pelo PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-treinador adjunto da Seleção Nacional a caminho do Chelsea

Austin MacPhee, treinador de bolas paradas, vai deixar o Aston Villa para representar o Chelsea na próxima temporada.

Mercado: FC Porto pretende internacional neerlandês para resolver problema no plantel

O FC Porto pretende contratar Vincent Janssen, ponta de lança que representava os belgas do Royal Antwerp. Atualmente, está livre.

Hamburgo SV inicia contactos com o Arsenal para fazer regressar Fábio Vieira

O Hamburgo SV quer contratar Fábio Vieira e já iniciou contactos com o Arsenal tendo em vista uma transferência a título definitivo.