Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

FC Famalicão x Sporting CP: Jogo sempre difícil contra o carrasco de Amorim

Alexandre Sequeira Ribeiro · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Primeira Liga, Jornada 4: FC Famalicão x Sporting CP – Sábado, 20h30, 28 agosto de 2021

ANTEVISÃO: QUANDO OS OPOSTOS SE ENCONTRAM

O campeão nacional volta a entrar em campo frente a uma formação que ainda não conhece o sabor da vitória nesta edição do campeonato. Após uma convincente vitória por duas bolas a zero frente à Belenenses SAD, os leões têm uma deslocação sempre complicada a Famalicão, onde encontraram uma equipa de Ivo Vieira que precisa de pontos.

OS LEÕES DE AMORIM PROCURAM A VITÓRIA FRENTE A UMA EQUIPA QUE O ANO PASSADO CONSEGUIU DOIS EMPATES FRENTE AO CAMPEÃO. QUEM LEVARÁ A MELHOR? APOSTA JÁ COM A BET.PT!

Ainda sem partidas jogadas entre si nesta temporada, o Famalicão tem se mostrado um osso bastante duro para leões, visto que a última vitória do Sporting CP contra a equipa do Norte foi em 2017. Para além disso, o FC Famalicão é a única equipa da Primeira Liga que Rúben Amorim ainda não venceu, enguiço que o jovem técnico português certamente quererá ver quebrado.

A equipa da casa conta com duas baixas na frente de ataque, sendo que Pedro Marques e Heriberto Tavares estão indisponíveis. Do outro lado, os leões preparam-se na máxima força.

No jogo de sábado, quase de certeza que iremos assistir a “mais do mesmo” por parte da equipa de Rúben Amorim. Bem montados e oleados no habitual 3-4-3, as maiores dúvidas prendem-se com que jogadores ocuparão as posições de central e de extremo esquerdo, visto que Neto ou Feddal e Nuno Santos ou Jovane Cabral serão titulares nas suas respetivas posições.

🔍 𝗜𝗡𝗦𝗜𝗗𝗘 𝗦𝗣𝗢𝗥𝗧𝗜𝗡𝗚 𝗖𝗣

Mira no FC Famalicão 🎯 Os Campeões não param! 🔛
👉 https://t.co/LD3h2Elths pic.twitter.com/BwZKz3suks

— Sporting Clube de Portugal 🏆 (@Sporting_CP) August 25, 2021

Por parte dos Famalicenses, a tarefa de descobrir o que vai na cabeça de Ivo Vieira é muito mais complicada. Como a equipa ainda está à procura da primeira vitória no campeonato, é sempre provável que surjam alterações no onze inicial dos da casa. Ainda assim, prevejo que o Famalicão queira “encaixar” no sistema leonina e alinhar de uma forma semelhante à que fizeram frente ao FC Porto, numa espécie de 5-2-3/5-4-1, com Alexandre Penetra a fazer novamente parte do 11.

 

🔙 Época 2019/2020
📘 FC Famalicão 3-1 Sporting CP
⚽️ Uros Racic (5′) e Diogo Gonçalves (8′ e 66′)

⚪️🔵 #vilanovameuamor #amordeperdicao pic.twitter.com/QYAlQ9YiWd

— Futebol Clube de Famalicão (@FCF1931_Oficial) August 27, 2021

10 DADOS RÁPIDOS

1. Nos últimos cinco jogos entre leões e famalicenses, a equipa de Alvalade apenas venceu por uma ocasião.
2. Rúben Amorim nunca venceu o FC Famalicão.
3. Até ao momento, o Sporting CP é o melhor ataque do campeonato.
4. O FC Famalicão apenas venceu o Sporting CP por duas ocasiões, ambas depois de 2019.
5. O Sporting CP vence 76% das vezes que joga contra o FC Famalicão.
6. Em Famalicão, os leões venceram 50% das partidas realizadas para Liga.
7. Rúben Lima, Batubinsika, Luiz Junior, Riccieli e Diogo Figueiras são totalistas no FC Famalicão.
8. Coates, Adán e Gonçalo Inácio são os totalistas do lado verde e branco.
9. Este jogo será o 26º jogo entre leões e famalicenses.
10. O FC Famalicão tem uma média de dois golos sofridos por jogo, nesta edição do campeonato.

JOGADORES A TER EM CONTA
Famalicão x Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves (FC Famlicão) – Um jogador que só precisa de um remate para fazer um golo é sempre um jogador a ter em conta. Mantém a grande forma com que tinha terminado o campeonato passado e, com três golos em três jogos, assume o estatuto de melhor marcador do campeonato. Para além disso, dizem que a “lei do ex” nunca falha e a prova disso é o golo marcado na época passada, com as cores do Sporting CP, em Famalicão.

Antevisão Famalicão x Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Riccieli (FC Famalicão) – Capitão e patrão. A braçadeira não serve só para enfeitar e Riccieli é um bom exemplo disso mesmo. Comanda toda a equipa do Famalicão dentro de campo, sobretudo a linha defensiva. Para além disso, tem golo, como se viu na partida frente ao FC Porto. Por toda a segurança defensiva e ameaça ofensiva, é sem dúvida um jogador a ter em conta.

 

XI’S PROVÁVEIS

FC Famalicão (5-2-3) – Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Riccieli, Alexandre Penetra, Dylan Batubinsika, Rúben Lima, Gustavo Assunção, Pepê, Ivo Rodrigues, Iván Jaime e Bruno Rodrigues.

Treinador: Ivo Vieira

“Temos de confiar no que podemos fazer, lutar pelo objetivo, fazer um bom jogo com bola e ser organizado sem a mesma. Queremos ser uma equipa atrevida, mas com respeito por aquilo que vamos encontrar do outro lado.”

Sporting CP (3-4-3) – Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Esgaio, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Pote, Paulinho e Nuno Santos.

“Preparámos bem a partida e o que queremos é vencer. Desde que o Famalicão subiu, o Sporting ainda não os venceu, nem esta equipa técnica. Também é importante, é preciso aproveitar todos os pequenos fatores para motivar a equipa”

PREVISÃO DO RESULTADO: FC FAMALICÃO 1-2 SPORTING CP
Alexandre Sequeira Ribeiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.