Futebol Feminino: mas afinal, o que se passa com as leoas?

- Advertisement -

Já é longa a epopeia do futebol feminino em Portugal. Porém, só a partir de 2016 é que a modalidade começou a ganhar voz, muito por conta de grandes equipas aderirem a este projeto. O Sporting CP foi uma das equipas que ingressou no futebol feminino em 2016, tendo criado uma superequipa que se destacava e que conquistava todas as competições a nível nacional e chegaram ainda a participar na Liga dos Campeões feminina por duas vezes (na época 17/18 e 18/19).

Com a entrada do SL Benfica no futebol feminino, o Sporting deixou de vencer tanto, colocando-se um pouco sobre a sombra das águias. Na presente época o Sporting encontra-se instável tendo somado nos últimos quatro jogos para o campeonato duas derrotas e dois empates frente às equipas mais bem posicionadas na presente época (SC Braga, SL Benfica, Famalicão e a equipa sensação SF Damaiense). Dado esta quebra de rendimento, o Sporting encontra-se no 5.º lugar da Liga a 10 pontos do líder Benfica. Mas afinal, o que se passa com o futebol feminino do Sporting?

São muitas as questões que pairam no ar no que toca ao desaparecimento da glória e raça que a equipa do Sporting auferia. Muitos falam do tema ‘’contratações’’, em que consideram que houve uma perda de qualidade do plantel, não se investindo para que esta se mantivesse idêntica.

No final da época passada, perdeu-se ‘’prata da casa’’, com jovens da formação a saírem para clubes no estrangeiro. Andreia Jacinto, peça fundamental, abandonou Alvalade e rumou à Real Sociedad de Fútbol, clube da Primeira Liga espanhola.

Outras jogadoras com muitos anos a jogar de leão ao peito abandonaram o clube para outros projetos, foram essas Joana Marchão, Fátima Pinto e Neuza Bezugo.

Com estes fatores todos associados e com alguns regressos (tais como o de Ana Capeta), o Sporting entrou para esta época com uma equipa com bastantes caras novas e isto pode ser um dos porquês da instabilidade do coletivo de Alvalade. O grupo pode ainda estar numa fase de aprendizagem e conhecimento do estilo de jogo da treinadora e de cada um dos elementos, algo que é normal quando se tem uma equipa ‘’nova’’. Ainda assim, uma parte dos pilares da ‘’velha guarda’’ lá prevalece, como Ana Borges, Rita Fontemanha e mesmo Diana Silva, com a sua segunda passagem pelas leoas.

O Sporting pode estar assim a passar por uma frase de transição, talvez com rumo a um projeto duradouro e com a ambição da reconquista do campeonato nacional que foge desde 2018. Conseguirá o Sporting dar a volta a este mau momento e voltar à luta pelo título?

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Óscar García assume Ajax e é o terceiro treinador da temporada

Oscar García é o novo treinador do Ajax. O espanhol estava na equipa B do clube neerlandês e vai ser o terceiro treinador da temporada.

Imprensa espanhola garante: Xabi Alonso tem acordo para rumar ao Liverpool

Segundo a imprensa espanhola, Xabi Alonso chegou a um acordo para treinar o Liverpool na próxima temporada, com um vinculo de três anos.

Arctic Arena: O novo estádio sustentável do Bodo/Glimt (adversário do Sporting) que custará 90 milhões

O Bodo/Glimt tem projeto para novo estádio previsto para 2027. O grande destaque da Arctic Arena é a sua construção sustentável, baseada em madeira e alumínio reciclado.

Eis o adversário do West Ham de Nuno Espírito Santo nos quartos de final da Taça de Inglaterra

Leeds United é o próximo adversário do West Ham na Taça de Inglaterra. Equipa de Nuno Espírito Santo eliminou o Brentford.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave vence na casa do Tondela e quebra série de 7 jogos sem ganhar na Primeira Liga

O Rio Ave venceu fora de casa o Tondela por 1-0 na jornada 25 da Primeira Liga. Jalen Blesa marcou o único golo.

Lazio vence Sassuolo com golo nos descontos na Serie A

A Lazio venceu o Sassuolo por 2-1 em casa. A equipa do português Nuno Tavares voltou às vitórias passado cinco jogos.

Espanyol começa a perder e empata em casa contra o último lugar da La Liga

O Espanyol empata 1-1 com o Real Oviedo na jornada 27 da La Liga. Clube da Catalunha afasta-se dos lugares europeus.